Cientistas britânicos estão a desenvolver um dispositivo que consegue transformar o gosto dos alimentos, transformando-o em algo que seja mais apelativo ao nosso paladar.
Seguir dietas é uma dor de cabeça, assim como mudar os hábitos alimentares. Mas, se a invenção dos cientistas de uma Universidade de Londres correr bem, tudo poderá ficar muito mais fácil.
A equipa de cientistas britânicos está a desenvolver um dispositivo capaz de enganar o nosso paladar, isto é, capaz de transformar o gosto dos alimentos que comemos.
Batizado de Tasty Buddy, o aparelho é, para já, uma barra de dois centímetros que, colocada sobre a língua, usa sinais elétricos para estimular as papilas gustativas de modo a “transformar” o sabor de qualquer alimento para um que nos seja mais agradável.
Os cientistas utilizaram os brócolos como cobaia por ser o alimento que melhor representa a recusa das crianças em comer vegetais.
O protótipo é capaz de mudar os sabores do alimento para doce ou salgado mas a ideia dos responsáveis pelo projeto é personalizar ainda mais essas opções.
Device that tricks taste buds ‘could encourage healthier food choices’ – https://t.co/DmuSEtLhKF pic.twitter.com/5JItjLeQKE
— Adrian David Cheok (@adriancheok) October 19, 2016
Adrian Cheok, professor responsável pela ideia, diz que “muitas crianças odeiam o sabor de vegetais”, por isso, “o Tasty Buddy pode ajudar a salvar vidas, permitindo que as pessoas escolham alimentos mais saudáveis”.
Para imitar o sabor dos doces, o dispositivo aquece rapidamente, estimulando recetores que reagem ao calor. Para o sabor salgado, uma leve corrente elétrica ativa as papilas responsáveis pelo sabor.
O Tasty Buddy será exibido, em março do próximo ano, numa feira de tecnologia em Inglaterra. Deste lado, ficamos a rezar para que o aparelho chegue rapidamente às nossas casas.
ZAP // Hypenes