/

Cientistas nucleares russos detidos por tentarem minerar bitcoins

Funcionários de uma central nuclear russa tentaram usar computadores do trabalho para minerar criptomoedas, acabando detidos pelas autoridades.

Segundo o The Guardian, cientistas da central nuclear de Sarov foram detidos depois de terem tentado minerar bitcoins nos seus computadores de trabalho.

“As atividades foram paradas a tempo”, afirmou uma porta-voz da central, Tatiana Zalesskaya, à agência Interfax. “Tanto quanto sei, foi aberto um processo criminal contra as pessoas em causa”, acrescentou a representante, sem especificar quantos funcionários foram detidos.

De acordo com o jornal britânico, o centro é supervisionado pela Rosatom, a agência nuclear russa, e trabalha no desenvolvimento de armas nucleares. Durante a Guerra Fria, Sarov foi uma cidade ultra secreta na região de Nizhny Novgorod, a cerca de 500 quilómetros a leste de Moscovo. O nome na era soviética era Arzamas-16.

Este centro foi o local de nascimento das primeiras armas nucleares da União Soviética e a cidade continua a ser muito fechada, onde os habitantes são sujeitos a várias restrições de viagem.

Em 2011, o centro teve um novo supercomputador com uma capacidade de 1 petaflop que, na altura, o tornou o décimo segundo mais poderoso do mundo.

Segundo o Diário de Notícias, não é suposto o supercomputador estar ligado à Internet, como medida de segurança, e assim que os cientistas tentaram ficar online, o centro de segurança foi alertado. O caso foi entregue ao FSB, serviços de segurança federais russos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.