/

Cientistas japoneses desenvolveram a “pele eletrónica” mais fina do mundo

Um grupo de cientistas japoneses está a desenvolver  a “pele eletrónica” mais fina do mundo. Trata-se de um conjunto de circuitos feitos com materiais orgânicos, como o plástico, que são flexíveis e podem ser “vestidos”.

A versão criada por cientistas da Universidade de Tóquio tem uma espessura dez vezes menor do que a de uma célula cutânea. Para além de ser mais leve do que uma pena, também é muito resistente – pode ser dobrada e esticada sem ficar danificada.

Inicialmente, Someya queria criar uma pele artificial que permitisse que um robô pudesse detetar emoções humanas quando contactasse com pele real, mas, em 2014, percebeu que a tecnologia podia ser usada em humanos, sobre a pele real.

Os especialistas pretendem que esta tecnologia seja usada para monitorizar a saúde de uma pessoa e detetar doenças, funcionando como uma tatuagem eletrónica ou até mesmo como um ecrã “touch” na pele.

Atualmente, a tecnologia permite exibir um único número digital. “O próximo passo será incluir mais dígitos e depois criar um ecrã de alta definição. Isso será possível dentro de quatro ou cinco anos”, afirmou o cientista Takao Someya, citado pela BBC.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.