Cientistas garantem: o tempo só existe na sua mente

Tudo na nossa vida depende do tempo: os compromissos, as memórias e até os planos futuros. Mas uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard e do Instituto Astellas de Medicina Regenerativa sugere que, afinal, o tempo é algo completamente subjetivo e só existe na nossa cabeça.

Todas as pressões que enfrentamos no dia-a-dia, inclusive a de não perder tempo, apontavam para o seu efeito profundo.

Agora, este novo estudo afirma que a gravidade não é suficientemente forte para forçar todos os objetos do universo para a frente – o que contradiz a teoria da seta do tempo.

Segundo a teoria da seta do tempo, o que é novo torna-se velho, o passado torna-se no presente – por exemplo, não há a possibilidade de “descozinhar” um ovo.

Mas, se esquecermos a nossa própria perspetiva por um segundo, e olharmos para o universo como um todo, a única coisa que governa o comportamento do universo são as leis da física.

E o problema, explica a Science Alert, é que todas, menos uma dessas leis, são reversíveis – o que significa que os mesmos efeitos ocorrem independentemente de o tempo andar para a frente ou para trás.

A gravitação de Newton, a eletrodinâmica de Maxwell, a relatividade especial e geral de Einstein, a mecânica quântica – nenhuma dessas equações depende do tempo.

Segunda lei da Termodinâmica

Um exemplo da qualidade “reversível” do universo é a órbita de um planeta ao redor uma estrela, de acordo com a força da gravidade.

Não importa se o tempo anda para a frente ou para trás, as órbitas planetárias seguem exatamente os mesmos caminhos – a única diferença é a direção da órbita.

Sendo assim, alguns especialistas admitem que o tempo poderia ser subjetivo, se não fosse uma coisa chamada segunda lei da termodinâmica.

De acordo com essa lei, conforme o tempo passa, a quantidade de desordem no universo aumenta – ou seja, se os ovos cozidos foram desordenados para serem cozinhados, não é possível voltar atrás e diminuir a quantidade de distúrbio aplicada a esse sistema particular.

Por esta razão, a segunda lei da termodinâmica tem sido considerada a fonte da teoria da seta do tempo.

Segundo a Science Alert, vários físicos acreditam que um transtorno tem sempre tendência a aumentar depois de algo acontecer, e afirmam que o tempo só se pode mover numa direção.

Universos paralelos

Alguns especialistas suspeitam que, quando a gravidade força um número de partículas minúsculas a interagir umas com as outras, a seta virada para a frente do tempo emerge, e a desordem pode aumentar.

As regras, em seguida, mudam para favorecer um universo “sem direção” – assim que estas partículas minúsculas começam a interagir com outras muito maiores.

Para que isso funcione, a entropia deverá ter aumentado, portanto o universo deverá ter começado mais ordenado do que é agora – o que sugere que existem universos paralelos onde o tempo anda para qualquer direção.

Decoerência

Para desvendar este mistério, um dos maiores da ciência moderna, dois físicos decidiram testar a hipótese que defende que a gravidade é a força por trás desta questão.

O ponto em que as partículas fazem a transição de ser governadas pela seta do tempo a ser regida pelas leis sem direção do universo é conhecido como decoerência – a equação Wheeler-DeWitt diz que essa transição é feita graças à gravidade.

Mas quando os físicos Dmitry Podolsky, da Universidade de Harvard, e Robert Lanza, do Instituto Astellas de Medicina Regenerativa, mediram a gravidade através da equação de Wheeler-DeWitt, descobriram que, na verdade, os efeitos da gravidade são demasiado lentos para possibilitar uma seta do tempo.

Se a gravidade é muito fraca para segurar uma interação entre moléculas conforme fazem a transição – a decoerência – também não é forte o suficiente para forçá-las na mesma direção.

“A nossa pesquisa revela que o tempo não existe, sendo uma propriedade emergente que depende apenas da capacidade do observador de preservar informações sobre acontecimentos vividos”, explicou Lanza à Discover Magazine.

Os investigadores sugerem que a seta do tempo é, afinal, subjetiva e determinada pelo observador – algo que tem gerado opiniões controversas de outros cientistas.

O físico Yasunori Nomura, da Universidade da Califórnia em Berkeley, aponta que Podolsky e Lanza não tiveram em conta o tecido do espaço-tempo, e introduziram uma qualidade na equação – “tempo do observador” – que ninguém sabe se é real.

“Tudo isso depende se o conceito de tempo pode ser definido matematicamente sem incluir observadores no sistema”, argumenta Nomura.

O estudo será publicado na revista Annalen der physik.

BZR, ZAP / Hypescience

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • É como a mim.
      Soi dizer-se que “tempo é dinheiro”.
      Como tenho falta de dinheiro logo falta-me também o tempo para mandar um palpite.

  1. O tempo é relativo so existe em relaçao as transformações.. caso tenhamos algo ou alguma entidade indiferentes a alteração física.. logo para Taís o tempo é indiferente.

  2. Tempo é APENAS uma referência, uma régua para compararmos deslocamentos ou qualquer variação de estado. Decaimento nuclear, reações químicas, fluência de um metal sob carga, etc. Em um espaço com zero movimento não como medir tempo. Perto de um objeto fortemente massivo todas mudanças de estado ocorrem a taxas menores se comparadas na sua ausência.

  3. Mas Immanuel Kant, na Crítica da Razão Pura, na Parte da Estética Transcendental, é claro: O espaço e o tempo não são realidades absolutas empíricas, mas uma realidade da intuição a priore subjetiva do sujeito transcendental… Veja o paradoxo: Se existe tempo-espaço, e se eles são ou não absolutos, eles precisam ter algo que os dê condições de existência, pois se não tem eles são eternos, mas se o tempo e o espaço é o que são eles não podem ser eternos. E se por hipótese eles são eternos, então existe algo alem dos fenomenos físicos… 1) Numa linguagem mais simples, o espaço-tempo sempre existiu e a Grande Explosão só surgiu matéria; 2) Não se pode dizer que a Grande Explosão criou o Universo. Veja, paradoxalmente não se pode dizer que exista Espaço e Tempo sem colocar a Eternidade no meio. Por tanto, Kant diz que espaço-tempo é uma criação a priore da nossa mente e é independente de nossa vontade… Do contrário so temos paradoxos… A pesquisa não é nova Kant é claro.

RESPONDER

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …