/

Cientistas encontram gato selvagem que acreditavam estar extinto

zweiff / Flickr

Cientistas de Creta, na Grécia, recuperaram um exemplar da única raça de gato selvagem autóctone que existe nesta ilha grega e que se acreditava estar extinta há mais de 20 anos.

Segundo informou o Museu de História Natural de Creta, o felino encontrado na serra Levka Ori, no oeste da ilha, pertence à raça Felis silvestris cretensis, cujo último exemplar vivo foi avistado em 1996.

O “furogato”, como o animal é chamado em Creta, caiu no fim de semana numa armadilha para furões de um criador de gado, que informou imediatamente o serviço florestal.

Até 1953, em que uma fotografia demonstrou a existência deste felino, o gato-selvagem-cretense era apenas conhecido através de relatos de criadores de gado.

Em 1996, dois estudantes italianos da Universidade de Perugia conseguiram capturar o primeiro exemplar, que foi estudado no Museu de História Natural de Creta, onde lhe foi implantado um localizador.

Graças a este dispositivo pôde-se seguir a sua pista, mas três meses depois o rasto foi perdido. Em 1997, o último exemplar foi encontrado, embora desta vez tenha sido um animal morto.

O gato-selvagem-cretense é de cor cinza e pouco maior que os gatos domésticos: mede cerca de 50 centímetros e tem uma cauda de 30 centímetros.

Os estudos realizados nas últimas décadas mostram que o animal habita em florestas de carvalhos, situadas em altitudes entre 900 e 1.200 metros, e alimenta-se de lebres e outros pequenos mamíferos.

Além de em Levka Ori, a sua presença foi mencionada na serra oriental cretense, em Dikti. Após análise, o felino será devolvido ao seu habitat, informou o museu.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.