Cientistas desfazem o maior mito sobre o café

Consumir café prejudica realmente o sono? Uma equipa de cientistas norte-americanos sugere que beber café ou chá antes de dormir não afeta a qualidade do sono, ao contrário do que acontece com o consumo de álcool e nicotina.

Estes são os resultados de um estudo levado a cabo por cientistas da Florida Atlantic University e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, tendo os seus resultados sido esta semana publicados na revista científica especializada Sleep.

Para a investigação, os cientistas acompanharam 785 pessoas durante 5.164 dias e noites. Neste período de tempo, a equipa monitorizou e registou diariamente a quantidade de cafeína, álcool e nicotina consumida por cada participante. As substâncias eram consumidas quatro horas antes de deitar.

Os dados foram obtidos através de um senso colocado no pulso que media três parâmetros: a duração do sono, a sua eficiência e a rapidez com que os participantes acordaram depois da noite de sono.

Os resultados demonstraram que tanto o álcool como a nicotina funcionaram como agentes negativo no descanso dos participantes. Em ambos os casos, foram encontrados problemas de menor eficiência no sono. Contudo, apenas a nicotina foi associada a um  despertar ocasional ou períodos de vigília após o sono.

Em sentido oposto, a cafeína não foi associada a nenhum dos parâmetros avaliados. No entanto, alertam os cientistas, a dosagem da substâncias e as variações individuais de sensibilidade e tolerância no corpo de cada um não podem ser medidas, podendo desempenhar um papel importante numa eventual relação entre consumo e sono.

“Este estudo representa um dos maiores exames longitudinais de associações noturnas de consumo de álcool, cafeína e nicotina, com os resultados do sono medidos objetivamente”, explicou Christine Spadola, uma das cientistas envolvidas no estudo.

Os especialistas notaram ainda que os resultaram foram “uma surpresa” para a equipa, apesar de os resultados estarem em linha com investigações anteriores.

Os cientistas reiteram ainda que a que a nicotina é substância mais relacionada à insónia, causando uma redução de aproximadamente 42 minutos durante o sono.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …