/

Cientistas desfazem o maior mito sobre o café

Consumir café prejudica realmente o sono? Uma equipa de cientistas norte-americanos sugere que beber café ou chá antes de dormir não afeta a qualidade do sono, ao contrário do que acontece com o consumo de álcool e nicotina.

Estes são os resultados de um estudo levado a cabo por cientistas da Florida Atlantic University e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, tendo os seus resultados sido esta semana publicados na revista científica especializada Sleep.

Para a investigação, os cientistas acompanharam 785 pessoas durante 5.164 dias e noites. Neste período de tempo, a equipa monitorizou e registou diariamente a quantidade de cafeína, álcool e nicotina consumida por cada participante. As substâncias eram consumidas quatro horas antes de deitar.

Os dados foram obtidos através de um senso colocado no pulso que media três parâmetros: a duração do sono, a sua eficiência e a rapidez com que os participantes acordaram depois da noite de sono.

Os resultados demonstraram que tanto o álcool como a nicotina funcionaram como agentes negativo no descanso dos participantes. Em ambos os casos, foram encontrados problemas de menor eficiência no sono. Contudo, apenas a nicotina foi associada a um  despertar ocasional ou períodos de vigília após o sono.

Em sentido oposto, a cafeína não foi associada a nenhum dos parâmetros avaliados. No entanto, alertam os cientistas, a dosagem da substâncias e as variações individuais de sensibilidade e tolerância no corpo de cada um não podem ser medidas, podendo desempenhar um papel importante numa eventual relação entre consumo e sono.

“Este estudo representa um dos maiores exames longitudinais de associações noturnas de consumo de álcool, cafeína e nicotina, com os resultados do sono medidos objetivamente”, explicou Christine Spadola, uma das cientistas envolvidas no estudo.

Os especialistas notaram ainda que os resultaram foram “uma surpresa” para a equipa, apesar de os resultados estarem em linha com investigações anteriores.

Os cientistas reiteram ainda que a que a nicotina é substância mais relacionada à insónia, causando uma redução de aproximadamente 42 minutos durante o sono.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.