Cientistas desfazem o maior mito sobre o café

Consumir café prejudica realmente o sono? Uma equipa de cientistas norte-americanos sugere que beber café ou chá antes de dormir não afeta a qualidade do sono, ao contrário do que acontece com o consumo de álcool e nicotina.

Estes são os resultados de um estudo levado a cabo por cientistas da Florida Atlantic University e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, tendo os seus resultados sido esta semana publicados na revista científica especializada Sleep.

Para a investigação, os cientistas acompanharam 785 pessoas durante 5.164 dias e noites. Neste período de tempo, a equipa monitorizou e registou diariamente a quantidade de cafeína, álcool e nicotina consumida por cada participante. As substâncias eram consumidas quatro horas antes de deitar.

Os dados foram obtidos através de um senso colocado no pulso que media três parâmetros: a duração do sono, a sua eficiência e a rapidez com que os participantes acordaram depois da noite de sono.

Os resultados demonstraram que tanto o álcool como a nicotina funcionaram como agentes negativo no descanso dos participantes. Em ambos os casos, foram encontrados problemas de menor eficiência no sono. Contudo, apenas a nicotina foi associada a um  despertar ocasional ou períodos de vigília após o sono.

Em sentido oposto, a cafeína não foi associada a nenhum dos parâmetros avaliados. No entanto, alertam os cientistas, a dosagem da substâncias e as variações individuais de sensibilidade e tolerância no corpo de cada um não podem ser medidas, podendo desempenhar um papel importante numa eventual relação entre consumo e sono.

“Este estudo representa um dos maiores exames longitudinais de associações noturnas de consumo de álcool, cafeína e nicotina, com os resultados do sono medidos objetivamente”, explicou Christine Spadola, uma das cientistas envolvidas no estudo.

Os especialistas notaram ainda que os resultaram foram “uma surpresa” para a equipa, apesar de os resultados estarem em linha com investigações anteriores.

Os cientistas reiteram ainda que a que a nicotina é substância mais relacionada à insónia, causando uma redução de aproximadamente 42 minutos durante o sono.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …