Cientistas descobrem por que o “cheiro da chuva” é tão agradável

Não é só o alívio, após um longo período de seca, que faz com que o “cheiro da chuva” seja tão agradável. Segundo os cientistas há uma série de fatores envolvidos – que incluem a Química. 

Bactérias, plantas e até as trovoadas têm influência no aroma de ar limpo e terra molhada que sentimos após uma tempesteadas. Conhecido como petrichor, este odor tem sido estudado por cientistas e até por fabricantes de perfumes.

O nome petrichor foi cunhado por dois investigadores australianos em meados 1960. A palavra vem do grego petros, que significa “pedra”, e do termo ichor, que quer dizer “o fluído que passa pelas veias dos deuses” – esta é a fragrância que sentimos quando a chuva cai no solo e é produzida por uma bactéria.

“Os micróbios são abundantes no solo”, explica o professor Mark Buttner, diretor do departamento de microbiologia do John Innes Centre, na Inglaterra.

“Quando dizemos que sentimos o cheiro de terra molhada, na verdade o que estamos a sentir é o cheiro de uma molécula a ser criada por um determinado tipo de bactéria”, disse o investigador em declarações à BBC.

A substância química em causa é o geosmin, produzido pela bactéria Streptomyces.Esta molécula está presente na maioria dos solos saudáveis e também é usada para produzir alguns tipos de antibióticos.

Quando as gotas de água caem na terra, fazem com que o geosmin seja lançado para o ar, tornando-o mais abundante do que era antes da chuva. “Há vários animais que são sensíveis a este cheiro, mas os seres humanos são extremamente sensíveis a este odor”, disse Buttner.

Isabem Bear e RG Thomas, os investigadores que apelidaram o cheiro da chuva de petrichor, descobriram que já na década de 1960 a fragrância era “capturada” para ser vendida como uma essência chamada matti ka attar, em Uttar Pradesh, na Índia.

Atualmente, o geosmin está a torna-se num ingrediente mais comum na composição de perfumes.”É uma substância forte. Há algo de primitivo neste cheiro”, explicou a perfumista Marina Barcenilla, acrescentando que mesmo quando é diluído “ainda é possível identificá-lo”.

No entanto, as opiniões sobre o “cheiro da chuva” dividem-se: enquanto que alguns de nós são atraídos pelo seu aroma, há quem tenha aversão ao mesmo.

Embora não seja tóxico para seres humanos, pequenas quantidades deste composto químicos podem fazer com que rejeitemos um copo de água ou de vinho que tenha sido “contaminado” pela substância.

“Não sabemos por que não gostamos de geosmin. Por algum motivo, associamos a algo mau”, diz o professor Jeppe Lund Nielson, da Universidade de Aalborg, na Dinamarca.

Plantas e trovoadas

De acordo com Nielson, há pesquisas que sugerem que o geosmin pode estar relacionado ao “terpeno”- fonte do perfume de várias plantas. E a chuva pode acentuar essas fragrâncias, diz o professor Philip Stevenson, pesquisador-chefe do Royal Botanic Gardens, em Londres.

“Normalmente, as químicas das plantas que têm um cheiro bom e são produzidas pelos ‘cabelos’ das folhas. As chuvas podem danificar as folhas e, com isso, soltar os seus componentes”.

“A chuva também pode romper materiais secos das plantas, liberando substâncias químicas de forma semelhante a quando esmagamos ervas. Com isso, o cheiro fica mais forte”, concluiu o investigadora.

Períodos de seca também podem reduzir o metabolismo das plantas. E depois, o regresso das chuvas pode desencadear uma aceleração, fazendo com que as plantas exalem um cheiro agradável.

Também as trovoadas desempenham um papel relevante, ao criar um aroma de ozono acentuado e limpo, em consequência das descargas elétricas na atmosfera.

“Além dos raios, as trovoadas e chuvas ajudam a melhorar a qualidade do ar. A poeira, o aerossol e outras partículas são varridas pela chuva e pelos raios, limpando o ar”, explica a professora Maribeth Stolzenburg da Universidade do Mississippi, nos EUA.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …