Cientistas suecos querem criar cópias digitais de mortos

Especialistas suecos decidiram criar cópias digitais de pessoas mortas. O próximo passo é criar robôs com um aspecto parecido com o dos falecidos.

Uma empresa funerária sueca, a Fenix, está a procurar voluntários para um projeto que promete revolucionar a forma como encaramos a morte. O projeto tem como principal objetivo fazer com que as famílias sejam capazes de comunicar com os familiares que já faleceram, através do uso da inteligência artifical.

A ideia é criar cópias digitais dos ente queridos através de bots conversacionais, programas informáticos que oferecem respostas automáticas e simulam e mantêm uma conversa com uma pessoa, informa a Dagen. O passo seguinte é conseguir copiar a personalidade do defunto, para que os familiares enfrentem o luto de maneira diferente.

Na primeira fase do projeto, os cientistas planeiam recriar, com a ajuda de inteligência artificial, a voz do falecido.

As cópias digitais serão capazes, num primeiro momento, de responder a perguntas fáceis, como por exemplo, respostas relacionadas com os preparativos funerários. Em seguida, o programa informático será capaz de responder com a voz do falecido às perguntas mais difíceis, como perguntas sobre o clima ou a vida quotidiana.

Os inventores dizem que, há 30 anos, os familiares não tinham outra opção para lembrar os seus familiares próximos, senão por fotos. Hoje em dia, graças à inteligência artificial, eles terão a oportunidade de “falar” com o programa computacional, imaginando que falam com o ente querido.

Entretanto, alguns dos cientistas mais conhecidos do mundo, incluindo Stephen Hawking e Elon Musk, advertiram várias vezes para a ameaça que representa a inteligência artificial.

Apesar de admitir o grande potencial da IA na hora de lidar com a pobreza e algumas doenças, o físico britânico Stephen Hawking afirmou que a inteligência artificial está associada a vários riscos.

Em novembro, o fundador da empresa espacial SpaceX, Elon Musk, disse que a inteligência artificial pode ser mais perigosa do que armas nucleares. Segundo Musk, é muito provável que a IA saia do controlo dos humanos e decida se livrar deles.

PARTILHAR

RESPONDER

Redução de 3% na eletricidade para o mercado regulado entra em vigor esta terça-feira

A descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh), ou seja, uma redução de aproximadamente 3% no total da fatura de eletricidade dos consumidores, entra esta terça-feira em …

Em termos económicos estamos pior que "numa situação de guerra", diz Daniel Bessa

“Na recuperação da economia não podemos esperar uma fase ascendente tão rápida. Vamos ter uma recuperação mais lenta", alerta o economista Daniel Bessa. O economista Daniel Bessa considera que a atual situação económica, decorrente da pandemia, …

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …