Cientistas chilenos criam “batatas fritas saudáveis” feitas com arroz

Universidade de Santiago do Chile

Uma equipa de cientistas chilenos criou batatas fritas saudáveis que absorvem até três vezes menos óleo durante a fritura, numa tentativa de combater as altas taxas de obesidade.

Os responsáveis ​​por este novo produto são cientistas do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Santiago do Chile. O substituto popular para batata foi concebido através de um processo destrutivo, usando uma mistura de produtos de batata e farelo de arroz.

Segundo os autores desta invenção, as novas batatas fritas têm uma forma “um pouco diferente” para serem distinguidas das tradicionais, mas o seu sabor “é muito parecido”, além de ser “saudável”.

“Conseguimos uma fórmula que pode ser distinta em forma, cor, absorção de óleo, e acrilamida de redução, que é o produto formado nas batatas fritas. De acordo com estudos, um consumo elevado deste componente pode ser fatal “, afirmou a cientista Laura Almendares Calderón.

O objetivo final deste projeto é reduzir a taxa de obesidade que afeta a população chilena (63%), e que é a mais alta da América do Sul, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O novo projeto também pretende fortalecer a indústria nacional visto que, na última década, o Chile tem vindo a fazer importações crescentes em batatas preparadas, atingindo as 85 mil toneladas no valor de 100 milhões de dólares, entre as quais, no ano de 2011, 71% corresponderam a batatas congeladas em palitos.

Segundo os dados divulgados pela equipa, o país gera cerca de 26 mil toneladas de cereais e leguminosas de arroz por ano, a um preço muito baixo e com pouco uso – e também dispõe de terras aptas para a produção de batata.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …