Cientistas israelitas dizem que num ano terão a cura para todos os cancros

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Células cancerígenas

Uma equipa de cientistas israelitas do laboratório farmacêutico Accelerated Evolution Biotechnologies afirmou ter encontrado a primeira cura completa para o cancro, adiantando ser possível ter o tratamento disponível já no próximo ano. A comunidade especialista mostra-se reticente, criticando a falta de informação.

“MuTaTo” [toxina multi-alvo] foi o nome dado ao tratamento que poderá revolucionar o tratamento do cancro, segundo apontam os cientistas. Trata-se de um produto antibiótico que resulta da combinação de certas toxinas que atacam especificamente as células cancerígenas, eliminando assim a possibilidade de a doença voltar a aparecer, explicou Ilan Morad, líder da investigação, citado pelo The Jerusalem Post. 

De acordo com Morad, os especialistas seriam responsáveis por analisar o tipo de cancro de cada paciente de forma a conseguirem fornecer um antibiótico especificamente projetado para curar a sua doença. “A nossa solução é tanto genérica como pessoal”, adiantou ainda Dan Aridor, especialista do mesmo laboratório.

Os cientistas asseguram que o tratamento será eficaz desde o primeiro dia, durará algumas semanas e terá efeitos colaterais mínimos. Além disto, notam os especialistas envolvidos, o tratamento terá um custo mais baixo do que os atualmente disponíveis.

Especialistas respondem com ceticismo

Apesar da importância que esta descoberta poderá ter, há muitas críticas dos especialistas médicos, que consideram que a alegada eficácia do medicamento é exagerada. Além disso, advertem os céticos, as informações sobre o estudo são ainda muito limitadas e sem qualquer publicação científica que o suporte.

O diretor do Escritório Nacional da Sociedade Americana do Cancro, Len Lichtenfeld, defende que é ainda muito cedo para concluir que o tratamento funcionará com sucesso quando aplicado humanos, uma vez que até agora só foi experimentada em cobaias (ratos de laboratório). O procedimento experimental carece de “caução”, adverte.

“Infelizmente, devemos estar cientes de que [esta investigação] está longe de ser um tratamento eficaz para pessoas com cancro e muito menos uma cura”, alerta ainda Lichtenfeld através do seu blogue pessoal.

Em igual sentido, Darren Saunders, médico e biólogo australiano, enfatiza que não informações suficientes sobre a investigação levada a cabo pela equipa israelita. E reitera: “Estão a vender unicórnios“.

Apesar das críticas recebida pelos pares e da pouca informação disponibilizada, Aridor diz que os resultados alcançados são “consistentes e repetíveis”.

Uma outra equipa de investigadores de Israel, do Sheba Medical Center, diz ter encontrado um potencial medicamento para a cura do glioblastoma, um cancro cerebral agressivo e com altas taxas de mortalidade associadas. O estudo em causa foi publicado na revista Fronties in Neurology a 17 de novembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. E qual tal só anunciarem quando tiverem realmente a cura?!
    Ou haverá outro objectivo escondido com estes anúncios de “milagres”?…
    Pois…

  2. Uma cura rápida e barata, a ser verdade, será algo que a industria do ramo ira abafar rapidamente, alias, podemos ver que já começou.

  3. Atenção que o que é proposto não é a cura do cancro, apenas o tratamento dos tumores, ficando ainda por combater quaisquer mazelas que tenham deixado.

  4. Deveriam informar começar a reportagem , na minha opinião, informando primeiramente o que é o CRANCO e como é formado ou adquirido. A notícia ficaria mais completa , visto que , nem todos sabem do que se trata .

    • Olha que não! Olha que não!
      Não quero que o PCP ou o Berloque desapareçam. Como também não os quero no Governo!
      Agora que alguns cancros que assolam o Ps, o Psd e o Cds fariam um grande favor se desaparecessem do espectro político português, lá isso faziam! Deixava de haver tanta negociata e tanta corrupção em Portugal. E o povo agradecia certamente…

  5. Minha gente e pessoas de boa fé, acreditem que tudo no mundo é possível, mesmo milagres produzidos pelo DEUS NATUREZA. Eu acredito nesse deus e todas as pessoas de boa fé devem dar o seu contributo, ainda que pelo estímulo. E peço aos charlatães que não se entrometam e não sejam impecilhos indesejáveis. O mesmo será indesejável apontar promessas e curas sem outras razões que não sejam as de extorquir dinheiro.

RESPONDER

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …

Governo aprova 11 milhões de euros para SIRESP de indemnização compensatória

A indemnização compensatória foi aprovada no dia em que o Presidente da República promulgou o decreto-lei que define o modelo transitório de gestão, operação, manutenção, modernização e ampliação da rede de comunicações do Estado SIRESP. O …

Tal como os humanos, há animais que podem sofrer ataques cardíacos (mas é raro)

Todos os dias milhões de pessoas no mundo são vítimas de ataques cardíacos. Mas será possível que também os animais possam passar por isto? Um ataque cardíaco ocorre quando um vaso sanguíneo que distribui sangue oxigenado …

Antigos corais revelam terramoto em "câmara lenta". Durou 32 anos

Uma equipa de investigadores descobriu um terramoto em "câmara lenta" que durou 32 anos - o mais lento já registado. O sismo levou eventualmente ao catastrófico terramoto de Sumatra em 1861. Terramotos de "câmara lenta" ou …

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …