Cientistas israelitas dizem que num ano terão a cura para todos os cancros

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Células cancerígenas

Uma equipa de cientistas israelitas do laboratório farmacêutico Accelerated Evolution Biotechnologies afirmou ter encontrado a primeira cura completa para o cancro, adiantando ser possível ter o tratamento disponível já no próximo ano. A comunidade especialista mostra-se reticente, criticando a falta de informação.

“MuTaTo” [toxina multi-alvo] foi o nome dado ao tratamento que poderá revolucionar o tratamento do cancro, segundo apontam os cientistas. Trata-se de um produto antibiótico que resulta da combinação de certas toxinas que atacam especificamente as células cancerígenas, eliminando assim a possibilidade de a doença voltar a aparecer, explicou Ilan Morad, líder da investigação, citado pelo The Jerusalem Post. 

De acordo com Morad, os especialistas seriam responsáveis por analisar o tipo de cancro de cada paciente de forma a conseguirem fornecer um antibiótico especificamente projetado para curar a sua doença. “A nossa solução é tanto genérica como pessoal”, adiantou ainda Dan Aridor, especialista do mesmo laboratório.

Os cientistas asseguram que o tratamento será eficaz desde o primeiro dia, durará algumas semanas e terá efeitos colaterais mínimos. Além disto, notam os especialistas envolvidos, o tratamento terá um custo mais baixo do que os atualmente disponíveis.

Especialistas respondem com ceticismo

Apesar da importância que esta descoberta poderá ter, há muitas críticas dos especialistas médicos, que consideram que a alegada eficácia do medicamento é exagerada. Além disso, advertem os céticos, as informações sobre o estudo são ainda muito limitadas e sem qualquer publicação científica que o suporte.

O diretor do Escritório Nacional da Sociedade Americana do Cancro, Len Lichtenfeld, defende que é ainda muito cedo para concluir que o tratamento funcionará com sucesso quando aplicado humanos, uma vez que até agora só foi experimentada em cobaias (ratos de laboratório). O procedimento experimental carece de “caução”, adverte.

“Infelizmente, devemos estar cientes de que [esta investigação] está longe de ser um tratamento eficaz para pessoas com cancro e muito menos uma cura”, alerta ainda Lichtenfeld através do seu blogue pessoal.

Em igual sentido, Darren Saunders, médico e biólogo australiano, enfatiza que não informações suficientes sobre a investigação levada a cabo pela equipa israelita. E reitera: “Estão a vender unicórnios“.

Apesar das críticas recebida pelos pares e da pouca informação disponibilizada, Aridor diz que os resultados alcançados são “consistentes e repetíveis”.

Uma outra equipa de investigadores de Israel, do Sheba Medical Center, diz ter encontrado um potencial medicamento para a cura do glioblastoma, um cancro cerebral agressivo e com altas taxas de mortalidade associadas. O estudo em causa foi publicado na revista Fronties in Neurology a 17 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. E qual tal só anunciarem quando tiverem realmente a cura?!
    Ou haverá outro objectivo escondido com estes anúncios de “milagres”?…
    Pois…

  2. Uma cura rápida e barata, a ser verdade, será algo que a industria do ramo ira abafar rapidamente, alias, podemos ver que já começou.

  3. Atenção que o que é proposto não é a cura do cancro, apenas o tratamento dos tumores, ficando ainda por combater quaisquer mazelas que tenham deixado.

  4. Deveriam informar começar a reportagem , na minha opinião, informando primeiramente o que é o CRANCO e como é formado ou adquirido. A notícia ficaria mais completa , visto que , nem todos sabem do que se trata .

    • Olha que não! Olha que não!
      Não quero que o PCP ou o Berloque desapareçam. Como também não os quero no Governo!
      Agora que alguns cancros que assolam o Ps, o Psd e o Cds fariam um grande favor se desaparecessem do espectro político português, lá isso faziam! Deixava de haver tanta negociata e tanta corrupção em Portugal. E o povo agradecia certamente…

  5. Minha gente e pessoas de boa fé, acreditem que tudo no mundo é possível, mesmo milagres produzidos pelo DEUS NATUREZA. Eu acredito nesse deus e todas as pessoas de boa fé devem dar o seu contributo, ainda que pelo estímulo. E peço aos charlatães que não se entrometam e não sejam impecilhos indesejáveis. O mesmo será indesejável apontar promessas e curas sem outras razões que não sejam as de extorquir dinheiro.

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …