Cientistas israelitas dizem que num ano terão a cura para todos os cancros

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Células cancerígenas

Uma equipa de cientistas israelitas do laboratório farmacêutico Accelerated Evolution Biotechnologies afirmou ter encontrado a primeira cura completa para o cancro, adiantando ser possível ter o tratamento disponível já no próximo ano. A comunidade especialista mostra-se reticente, criticando a falta de informação.

“MuTaTo” [toxina multi-alvo] foi o nome dado ao tratamento que poderá revolucionar o tratamento do cancro, segundo apontam os cientistas. Trata-se de um produto antibiótico que resulta da combinação de certas toxinas que atacam especificamente as células cancerígenas, eliminando assim a possibilidade de a doença voltar a aparecer, explicou Ilan Morad, líder da investigação, citado pelo The Jerusalem Post. 

De acordo com Morad, os especialistas seriam responsáveis por analisar o tipo de cancro de cada paciente de forma a conseguirem fornecer um antibiótico especificamente projetado para curar a sua doença. “A nossa solução é tanto genérica como pessoal”, adiantou ainda Dan Aridor, especialista do mesmo laboratório.

Os cientistas asseguram que o tratamento será eficaz desde o primeiro dia, durará algumas semanas e terá efeitos colaterais mínimos. Além disto, notam os especialistas envolvidos, o tratamento terá um custo mais baixo do que os atualmente disponíveis.

Especialistas respondem com ceticismo

Apesar da importância que esta descoberta poderá ter, há muitas críticas dos especialistas médicos, que consideram que a alegada eficácia do medicamento é exagerada. Além disso, advertem os céticos, as informações sobre o estudo são ainda muito limitadas e sem qualquer publicação científica que o suporte.

O diretor do Escritório Nacional da Sociedade Americana do Cancro, Len Lichtenfeld, defende que é ainda muito cedo para concluir que o tratamento funcionará com sucesso quando aplicado humanos, uma vez que até agora só foi experimentada em cobaias (ratos de laboratório). O procedimento experimental carece de “caução”, adverte.

“Infelizmente, devemos estar cientes de que [esta investigação] está longe de ser um tratamento eficaz para pessoas com cancro e muito menos uma cura”, alerta ainda Lichtenfeld através do seu blogue pessoal.

Em igual sentido, Darren Saunders, médico e biólogo australiano, enfatiza que não informações suficientes sobre a investigação levada a cabo pela equipa israelita. E reitera: “Estão a vender unicórnios“.

Apesar das críticas recebida pelos pares e da pouca informação disponibilizada, Aridor diz que os resultados alcançados são “consistentes e repetíveis”.

Uma outra equipa de investigadores de Israel, do Sheba Medical Center, diz ter encontrado um potencial medicamento para a cura do glioblastoma, um cancro cerebral agressivo e com altas taxas de mortalidade associadas. O estudo em causa foi publicado na revista Fronties in Neurology a 17 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. E qual tal só anunciarem quando tiverem realmente a cura?!
    Ou haverá outro objectivo escondido com estes anúncios de “milagres”?…
    Pois…

  2. Uma cura rápida e barata, a ser verdade, será algo que a industria do ramo ira abafar rapidamente, alias, podemos ver que já começou.

  3. Atenção que o que é proposto não é a cura do cancro, apenas o tratamento dos tumores, ficando ainda por combater quaisquer mazelas que tenham deixado.

  4. Deveriam informar começar a reportagem , na minha opinião, informando primeiramente o que é o CRANCO e como é formado ou adquirido. A notícia ficaria mais completa , visto que , nem todos sabem do que se trata .

    • Olha que não! Olha que não!
      Não quero que o PCP ou o Berloque desapareçam. Como também não os quero no Governo!
      Agora que alguns cancros que assolam o Ps, o Psd e o Cds fariam um grande favor se desaparecessem do espectro político português, lá isso faziam! Deixava de haver tanta negociata e tanta corrupção em Portugal. E o povo agradecia certamente…

  5. Minha gente e pessoas de boa fé, acreditem que tudo no mundo é possível, mesmo milagres produzidos pelo DEUS NATUREZA. Eu acredito nesse deus e todas as pessoas de boa fé devem dar o seu contributo, ainda que pelo estímulo. E peço aos charlatães que não se entrometam e não sejam impecilhos indesejáveis. O mesmo será indesejável apontar promessas e curas sem outras razões que não sejam as de extorquir dinheiro.

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …