Israel cria novo medicamento para curar cancro do cérebro

Um novo medicamento tem o potencial de curar pacientes com cancro cerebral agressivo: o glioblastoma. É o que indica um estudo feito no Sheba Medical Center, em Israel.

A necessidade de pesquisa sobre a doença prende-se pelo facto de não existir uma cura e os resultados dos tratamentos atuais são limitados. O glioblastoma é o cancro primário mais mortal para o cérebro.

O que a ciência sabe sobre a doença é que a trombina, um factor de coagulação sanguínea que é expelido por células do tumor, e PAR1, um recetor ativado por protease (uma enzima que decompõe proteínas e peptídeos), são partes dos tumores em si e responsáveis pela progressão da doença.

Chamada SIXAC, o medicamento, composta por seis novos aminoácidos, inibe a ativação do PAR1 – segundo o estudo publicado na revista Fronties in Neurology a 17 de novembro.

Por enquanto, o medicamento só foi testada em modelos do tumor em animais, mas mostrou-se efetiva: desacelerou a progressão da doença, a sua multiplicação e habilidade de penetrar no tecido cerebral, de acordo com a revista Exame.

Em 10% dos animais que tinham tumores malignos de alto grau, o medicamento prolongou as suas vidas e chegou a curá-los da doença. O glioblastoma também pode afetar a coluna vertebral, mas o estudo foi feita com foco no tumor cerebral.

A expetativa dos investigadores é analisar os seus resultados em humanos o mais breve possível. A SIXAC seria implementada como um tratamento complementar à quimioterapia, com o objetivo de prolongar e dar mais qualidade de vida aos pacientes que sofressem da doença.

Ainda assim, apesar da promessa dos esforços dos investigadores, eles alertam que o sucesso do novo medicamento dependerá não só dos avanços científicos, mas também do financiamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …

Cientistas descobrem compostos promissores para tratar cancro do fígado mortal

Investigadores descobriram algumas classes de terapêuticos que destroem as células tumorais fibrolamelares que crescem em ratos e testaram-nas em células humanas extraídas de tumores. As opções de tratamento para o cancro do fígado mortal, chamado carcinoma …

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …