Cientista Maria Mota ganha Prémio Pessoa 2013

Yes Meeting

A cientista Maria Manuel Mota

A cientista Maria Manuel Mota

A investigadora Maria Manuel Mota foi distinguida com o Prémio Pessoa 2013, anunciou hoje o júri, em Sintra. A cientista faz parte do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, onde é investigadora principal na Unidade de Malária.

Maria Manuel Dias da Mota, nascida em 1971, licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1992 e fez o mestrado em Imunologia, na mesma instituição, em 1994.

Doutorada em Parasitologia Molecular em 1998 pela University College London, no Reino Unido, Maria Mota fez investigação nos EUA e foi investigadora principal no Instituto Gulbenkian de Ciência até 2005, altura em que se “mudou” para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FML).

Maria Mota dirige a Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, é docente na FML e é também professora convidada na Harvard School of Public Health, em Boston.

Entre 2005 e 2010, foi apadrinhada com uma bolsa do Howard Hughes Medical Institute, dos EUA, como investigadora internacional. No ano passado, recebeu uma bolsa de 1,5 milhões de euros do European Research Council para liderar a equipa de investigação que está a tentar determinar como essa as adaptações nos parasitas afetam o curso e virulência da infecção da malária.

Maria Mota recebeu o Young Investigator Award da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) em 2003 e o Prémio Jovem Investigador Europeu da European Science Foundation em 2004. Em Portugal, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Infante D. Henrique (2005) e o prémio Seeds of Science pela revista “Ciência Hoje” (2007), além de vários prémios concedidos por entidades na área da Medicina.

O Prémio Pessoa é concedido anualmente “à pessoa de nacionalidade portuguesa que durante esse período tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”. O Prémio Pessoa 2012 foi atribuído ao escritor e tradutor Richard Zenith.

O Instituto de Medicina Molecular, onde trabalha, recebeu recentemente o Prémio Pfizer 2013 pelo trabalho dos investigadores Luís Ferreira Moita e Nuno Figueiredo.

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …