Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se Peter 2.0, o mais avançado ciborgue de sempre.

O cientista já usa uma extensa lista de dispositivos médicos, que o ajudam a respirar, comer e comunicar – e essas tecnologias deverão continuar a crescer no futuro próximo.  No entanto, de acordo com o SienceAlert, para Scott-Morgan, não se trata de evitar a morte, mas sim evoluir.

“Sim, eu sei que soa a ficção científica“, escreveu o cientista no seu blogue. “Mas alguns dos principais cérebros do mundo, numa aliança com algumas das mais poderosas megacorporações de alta tecnologia, querem fazer acontecer – até ao final deste ano”.

A linha do tempo coincide quantidade de tempo que ainda resta a Scott-Morgan. Porém, cientista pretende ver tudo o que 2020 tem reservado.

O seu corpo biológico está em declínio devido a uma condição terminal que destrói lentamente os nervos, chamada doença do neurónio motor. Esse é o mesmo distúrbio neurodegenerativo que foi diagnosticado ao físico Stephen Hawking em 1963, deixando-o confiando na tecnologia para mobilidade e fala.

O sistema nervoso de Scott-Morgan está lentamente a perder a sua capacidade de determinar funções-chave e movimentos voluntários, deixando-o num estado de paralisia quase completa.

Esta semana, o homem de 61 anos voltou para casa depois de um mês nos cuidados intensivos, onde se esteve a recuperar de uma série de procedimentos que podem melhorar a sua vida, como um mini-ventilador, um tubo de alimentação no estômago e uma bolsa de colostomia. Também lhe foi retirada a laringe, para reduzir o risco de aspirar a sua saliva, comunicando agora através de fala sintética. Cada nova peça de engenharia é vista como “uma atualização” em vez de um substituto.

“Estamos agora a apenas um ano ou dois de conseguir algo revolucionário. Toda a tecnologia já existe isoladamente”, escreveu Scott-Morgan.

Essas inovações tecnológicas incluem interfaces cérebro-computador e rastreamento ocular. Scott-Morgan vais mais longe prevê mais do que isso: vê um futuro em que Peter 2.0 não é um corpo no espaço físico, mas uma mente num cenário digital.

Juntamente com o seu marido Francis, Scott-Morgan criou uma fundação que tem como objetivo pesquisar o uso ético da Inteligência Artificial ​​e da robótica para aumentar quem se sente restringido por doença, idade ou deficiência.

Para ampliar o acesso a tratamentos e tecnologias que salvam vidas de pessoas com a doenças do neurónios motor, a campanha “Right to Thrive” tem pedido apoio aos membros do parlamento.

Mesmo que a tecnologia não chegue a tempo para Scott-Morgan, a mensagem de transformação do cientista é importante, uma vez que o resto da sociedade poderia evoluir em relação às doenças e incapacidades cronicas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …

Suspensão de voos para a Venezuela vai custar 10 milhões à TAP. "Quem vai pagar a conta?"

O presidente da TAP está preocupado com as consequências da suspensão dos voos para a Venezuela. "Quero saber que vai pagar essa conta." O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse esta quinta-feira que a suspensão …

Há mais gestores a abandonar empresas de Isabel dos Santos. MP admite descongelar contas bancárias

Depois das várias demissões no EuroBic, NOS e Efacec, há mais gestores a abandonarem empresas menos conhecidas de Isabel dos Santos em Portugal. Na sequência da polémica em torno do caso Luanda Leaks, pessoas como Mário …

Marcelo pondera veto à despenalização da eutanásia e envio para Constitucional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai optar pelo veto político quando o diploma que prevê a despenalização da eutanásia chegar ao Palácio de Belém, apurou o Jornal Económico (JE) junto de fontes …

Dois acusados pela derrocada em Borba continuam a fiscalizar pedreiras

José Pereira e Bernardino Piteira são dois dos acusados pela derrocada em Borba. No entanto, continuam a exercer funções de chefia em fiscalização e licenciamento de pedreiras. Dois dos acusados pelas mortes em Borba continuam a …

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …