Medicamento para a doença de Stephen Hawking está mais próximo

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

Uma equipa de cientistas pode estar em vias de desenvolver um medicamento para tratar a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a doença de que padece o famoso Stephen Hawking e que afecta o sistema nervoso central, provocando paralisia e atrofia muscular.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram um dos mecanismos que possibilita o desenvolvimento desta doença grave, depois de observarem mudanças nas células nervosas de pessoas que têm uma mutação rara no gene SOD1.

A equipa científica, liderada por Nikolay Dohkolyan, descobriu como funciona o mecanismo de acumulação de proteínas nos neurónios, cuja morte provoca a paralisia total do corpo e pode levar à morte.

Observando a vida dos neurónios, em função da alteração no gene enunciado, os investigadores verificaram que as moléculas de SOD1 unem-se em cadeias de três linhas separadas da proteína e chegaram à causa da morte neuronal.

Estas cadeias, conhecidas como trímeros, provocam mudanças nas células nervosas que controlam o movimento do corpo, o que acaba por lhes provocar a morte.

Estes resultados, publicados pela revista científica PNAS, verificaram-se quando os investigadores injectaram trímeros em células nervosas saudáveis.

A investigação decorre agora em torno do desenvolvimento de um medicamento que impeça a formação dos trímeros ou que os destrua antes de que provoquem a morte celular.

Este novo medicamento, que deverá surgir em breve, pode também vir a tornar-se relevante para o tratamento de outras doenças neuro-degenerativas, nomeadamente as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …