Medicamento para a doença de Stephen Hawking está mais próximo

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

Uma equipa de cientistas pode estar em vias de desenvolver um medicamento para tratar a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a doença de que padece o famoso Stephen Hawking e que afecta o sistema nervoso central, provocando paralisia e atrofia muscular.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram um dos mecanismos que possibilita o desenvolvimento desta doença grave, depois de observarem mudanças nas células nervosas de pessoas que têm uma mutação rara no gene SOD1.

A equipa científica, liderada por Nikolay Dohkolyan, descobriu como funciona o mecanismo de acumulação de proteínas nos neurónios, cuja morte provoca a paralisia total do corpo e pode levar à morte.

Observando a vida dos neurónios, em função da alteração no gene enunciado, os investigadores verificaram que as moléculas de SOD1 unem-se em cadeias de três linhas separadas da proteína e chegaram à causa da morte neuronal.

Estas cadeias, conhecidas como trímeros, provocam mudanças nas células nervosas que controlam o movimento do corpo, o que acaba por lhes provocar a morte.

Estes resultados, publicados pela revista científica PNAS, verificaram-se quando os investigadores injectaram trímeros em células nervosas saudáveis.

A investigação decorre agora em torno do desenvolvimento de um medicamento que impeça a formação dos trímeros ou que os destrua antes de que provoquem a morte celular.

Este novo medicamento, que deverá surgir em breve, pode também vir a tornar-se relevante para o tratamento de outras doenças neuro-degenerativas, nomeadamente as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto empata com a Roma em jogo manchado por conflito entre jogadores

O FC Porto empatou hoje 1-1 com os italianos da Roma, treinados pelo português José Mourinho, em jogo de preparação para a próxima temporada, disputado no Estádio Municipal da Bela Vista, em Lagoa. A equipa italiana, …

Benfica abre investigação para averiguar eventuais conflitos de interesses de Vieira

O SL Benfica vai abrir uma investigação interna para averiguar eventuais conflitos de interesses durante a presidência de Luís Filipe Vieira. O clube diz que não pode afirmar nem excluir a "eventual existência no passado de …

Estados Unidos e Rússia em diálogo discreto em Genebra para estabilizar relações

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia continuaram esta quarta-feira, em Genebra, o diálogo iniciado na mesma cidade pelos respetivos presidentes, Joe Biden e Vladimir Putin, em junho, para discutir a estabilidade estratégica entre as …

Primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos

Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze no judo. Cãibras condicionaram o acesso do português à final. "Quero ser o maior desportista nacional de todos os tempos", comentou. Portugal entrou para a lista de países com …

Marcelo pressiona Governo a virar a página, deixa recado à oposição e passa batata quente a Costa

Marcelo Rebelo de Sousa foi o convidado especial do programa Circulatura do Quadrado. Sem vestir a pele de comentador, o Presidente da República pediu ao Governo um "novo discurso" de transição para o pós-pandemia, uma …

Com as eleições à porta, escolha de listas de candidatos autárquicos cria nova guerra no PS-Braga

O PS-Braga, que já tinha estado em clima de tensão depois da escolha do candidato autárquico Hugo Pires, abre agora uma nova guerra: as listas de candidatos autárquicos não foram votadas. Segundo o Observador, a queixa …

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Vem aí o draft da NBA e Neemias Queta pode fazer história por Portugal

Neemias Queta pode fazer história ao tornar-se o primeiro português a jogar na NBA, a principal liga de basquetebol dos Estados Unidos e do mundo. Nesta madrugada de quinta-feira, dia 29, para sexta-feira, dia 30, a …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …