Medicamento para a doença de Stephen Hawking está mais próximo

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

Uma equipa de cientistas pode estar em vias de desenvolver um medicamento para tratar a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a doença de que padece o famoso Stephen Hawking e que afecta o sistema nervoso central, provocando paralisia e atrofia muscular.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram um dos mecanismos que possibilita o desenvolvimento desta doença grave, depois de observarem mudanças nas células nervosas de pessoas que têm uma mutação rara no gene SOD1.

A equipa científica, liderada por Nikolay Dohkolyan, descobriu como funciona o mecanismo de acumulação de proteínas nos neurónios, cuja morte provoca a paralisia total do corpo e pode levar à morte.

Observando a vida dos neurónios, em função da alteração no gene enunciado, os investigadores verificaram que as moléculas de SOD1 unem-se em cadeias de três linhas separadas da proteína e chegaram à causa da morte neuronal.

Estas cadeias, conhecidas como trímeros, provocam mudanças nas células nervosas que controlam o movimento do corpo, o que acaba por lhes provocar a morte.

Estes resultados, publicados pela revista científica PNAS, verificaram-se quando os investigadores injectaram trímeros em células nervosas saudáveis.

A investigação decorre agora em torno do desenvolvimento de um medicamento que impeça a formação dos trímeros ou que os destrua antes de que provoquem a morte celular.

Este novo medicamento, que deverá surgir em breve, pode também vir a tornar-se relevante para o tratamento de outras doenças neuro-degenerativas, nomeadamente as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …