/

Medicamento para a doença de Stephen Hawking está mais próximo

codyerekson / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

Uma equipa de cientistas pode estar em vias de desenvolver um medicamento para tratar a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a doença de que padece o famoso Stephen Hawking e que afecta o sistema nervoso central, provocando paralisia e atrofia muscular.

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram um dos mecanismos que possibilita o desenvolvimento desta doença grave, depois de observarem mudanças nas células nervosas de pessoas que têm uma mutação rara no gene SOD1.

A equipa científica, liderada por Nikolay Dohkolyan, descobriu como funciona o mecanismo de acumulação de proteínas nos neurónios, cuja morte provoca a paralisia total do corpo e pode levar à morte.

Observando a vida dos neurónios, em função da alteração no gene enunciado, os investigadores verificaram que as moléculas de SOD1 unem-se em cadeias de três linhas separadas da proteína e chegaram à causa da morte neuronal.

Estas cadeias, conhecidas como trímeros, provocam mudanças nas células nervosas que controlam o movimento do corpo, o que acaba por lhes provocar a morte.

Estes resultados, publicados pela revista científica PNAS, verificaram-se quando os investigadores injectaram trímeros em células nervosas saudáveis.

A investigação decorre agora em torno do desenvolvimento de um medicamento que impeça a formação dos trímeros ou que os destrua antes de que provoquem a morte celular.

Este novo medicamento, que deverá surgir em breve, pode também vir a tornar-se relevante para o tratamento de outras doenças neuro-degenerativas, nomeadamente as doenças de Alzheimer e de Parkinson.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.