Há uma cidade na Síria que tem mais gatos do que pessoas

A estação britânica BBC descobriu uma cidade na Síria onde já existem mais gatos do que pessoas. Trata-se de Kafr Nabl, um dos últimos redutos rebeldes na fronteira com a Turquia.

Segundo noticiou o Expresso, estima-se que no território, destruído pelos bombardeamentos, tenha permanecido apenas uma centena dos mais de 40 mil habitantes que habitavam Kafr Nabl. Já os gatos sobreviventes deverão rondar as centenas, se não mesmo os milhares, segundo constatou um repórter no local.

“Tantas pessoas deixaram a cidade, que a população ficou muito pequena. Os gatos precisam que alguém cuide deles e lhes dê comida e água, pelo que procuram refúgio nas casas daqueles que por aqui continuaram”, afirmou Salah Jaar, de 32 anos, acrescentando que cada habitação conta com cerca de 15 gatos.

“É confortante quando os gatos estão por perto. Eles fazem com que os bombardeamentos, as demolições e todo o sofrimento, pareçam muito menos assustadores”, defendeu.

Apesar de todas as dificuldades, como a falta de mantimentos e medicação, Salah explicou que todos se esforçam por cuidar dos gatos que são feridos e que inspiram mais cuidados.

“O que quer que eu coma, eles também comem, sejam vegetais, noodles ou pão duro. Sinto que somos ambos fracas criaturas que necessitam de se ajudar mutuamente. Partilhamos os bons e os maus momentos, a alegria e a dor, além dos muitos receios. Eles tornam-se nos nossos parceiros para a vida”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …