Há uma cidade na Síria que tem mais gatos do que pessoas

A estação britânica BBC descobriu uma cidade na Síria onde já existem mais gatos do que pessoas. Trata-se de Kafr Nabl, um dos últimos redutos rebeldes na fronteira com a Turquia.

Segundo noticiou o Expresso, estima-se que no território, destruído pelos bombardeamentos, tenha permanecido apenas uma centena dos mais de 40 mil habitantes que habitavam Kafr Nabl. Já os gatos sobreviventes deverão rondar as centenas, se não mesmo os milhares, segundo constatou um repórter no local.

“Tantas pessoas deixaram a cidade, que a população ficou muito pequena. Os gatos precisam que alguém cuide deles e lhes dê comida e água, pelo que procuram refúgio nas casas daqueles que por aqui continuaram”, afirmou Salah Jaar, de 32 anos, acrescentando que cada habitação conta com cerca de 15 gatos.

“É confortante quando os gatos estão por perto. Eles fazem com que os bombardeamentos, as demolições e todo o sofrimento, pareçam muito menos assustadores”, defendeu.

Apesar de todas as dificuldades, como a falta de mantimentos e medicação, Salah explicou que todos se esforçam por cuidar dos gatos que são feridos e que inspiram mais cuidados.

“O que quer que eu coma, eles também comem, sejam vegetais, noodles ou pão duro. Sinto que somos ambos fracas criaturas que necessitam de se ajudar mutuamente. Partilhamos os bons e os maus momentos, a alegria e a dor, além dos muitos receios. Eles tornam-se nos nossos parceiros para a vida”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …

Vírus está fora de controlo no Reino Unido, admitem peritos britânicos

Os especialistas britânicos de saúde pública admitem que o país está a ir na direção errada, à medida que o número de internamentos escala. Esta quarta-feira, os especialistas de saúde pública do Reino Unido admitiram que …