Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura.

Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo no qual explica que os coelhos introduzidos pelo Homem são considerados uma espécie de praga na região de Otago e ameaçam a biodiversidade e a agricultura.

Durante a grande caçada organizada na Páscoa, 25 grupos de doze caçadores reúnem-se em Alexandra para reduzir a população local de coelhos. Dave Ramsay, um dos organizadores, explicou ao jornalista do jornal britânico que o evento é também utilizado para arrecadar fundos para projetos locais e para destacar a atividade dos agricultores.

Nesta Páscoa, entre a manhã de sexta-feira e o meio-dia de domingo, os caçadores mataram quase 12 mil coelhos, além de 500 arminhos, gambás, perus e outros animais considerados nocivos à biodiversidade da região.

Apesar de parecer um número grande, o organizador realça que mal chegaria para reduzir significativamente a população de coelhos.

Num artigo do New-Zealand Geografic, a caça ao coelho na Páscoa é até descrita como uma atividade familiar e amigável que dura já há cerca de trinta anos. Desde a sua introdução em 1800, os coelhos multiplicaram-se na região central de Otago e são atualmente conhecidos como “as piores pragas”.

Em 2015, um grupo de ativistas pelos animais manifestou-se contra esta perseguição. Um ano depois, em entrevista à Reuters, um porta-voz da SAFE, uma associação para a preservação de animais na Nova Zelândia, descreveu a caça como “desumana”.

Para o responsável, a operação de controlo da população de coelhos, quando necessária, deve ser feita por exterminadores profissionais e não por “um bando de amadores que vai lá pelo prazer de matar”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …