/

Cidade japonesa tem estratégia para travar ataques de ursos: lobos robóticos

Numa tentativa de travar os ataques de ursos, uma cidade japonesa instalou vários lobos robóticos que se movem e uivam como se fossem verdadeiros.

Takikawa, uma cidade no Japão, tem uma estratégia peculiar para travar os ataques de ursos nas zonas rurais: lobos robóticos. As autoridades garantem que a medida tem produzido resultados e que os robôs têm conseguido afastar o predador, responsável por dezenas de ataques só este ano.

Segundo o Futurism, a autarquia de Takikawa, na ilha de Hokkaido, comprou e instalou dois Monster Wolf (“Lobo Monstruoso”) na cidade depois de terem sido avistados ursos nos bairros em setembro.

Dezenas de ataques, dois dos quais fatais, levaram as autoridades a instalar os dois lobos falsos. O robô tem quatro pernas, um corpo revestido de pele, uma juba loira e olhos vermelhos que brilham – é um lobo verdadeiramente assustador.

Os detetores de movimento dão alertas sobre a presença de ursos nas proximidades, disparando um som semelhante a um lobo a uivar. Quando os sensores de movimento são ativados, a máquina também mexe o “focinho” e emite luzes.

De acordo com o The Guardian, o fabricante dos lobos robôs já vendeu 70 unidades em apenas dois anos. A criação é inspirada no lobo japonês, um animal que habitava as ilhas do centro e do norte do país até ter sido caçado até à extinção.

O número de ursos avistados no Japão atingiu um máximo de cinco anos. Os animais tornam-se mais ativos e perigosos no fim de novembro, enquanto procuram por alimentos antes de hibernarem, explicou a autarquia de Takikawa.

  ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.