Uma cidade japonesa usou fundos covid para construir uma lula gigante

(cv)

A cidade japonesa de Noto usou fundos covid para construir uma estátua de uma lula gigante. A estátua custou cerca de 200 mil euros.

Um pouco por todo o Japão, cidades têm recorrido ao Governo para procurar financiamento que as ajude a superar a pandemia de covid-19. Uma cidade japonesa, no porto de Noto, está a ser notícia após ter usado fundos de ajuda para construir uma lula gigante.

A Todarodes pacificus é uma espécie mais conhecida por algo que se pode traduzir como “lula voadora japonesa”. É nativa dos mares do Japão e é considerada uma iguaria popular em Noto, tipicamente atraindo milhares de turistas.

De acordo com a VICE, a estátua da lula tem cerca de quatro metros de altura e mais de 12 metros de comprimento. A estátua faz parte de um projeto de revitalização rural por parte do Governo de Noto. O plano tem como objetivo principal ajudar as empresas que atravessam dificuldades.

Noto salientou que o dinheiro vindo dos fundos governamentais de apoio ao combate à covid-19 não precisava de ser obrigatoriamente gasto em esforços de saúde pública.

Segundo a imprensa nipónica, a estátua terá custado cerca de 27 milhões de ienes, o equivalente a 200 mil euros. Ao todo, Noto recebeu cerca de 6 milhões de euros em fundos. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a magnitude da obra de arte, localizada perto do mar onde a espécie é endémica.

Os habitantes de Noto, no entanto, não ficaram totalmente satisfeitos com a lula gigante. Um disse ao jornal Chunichi Shimbun que o dinheiro poderia ter sido melhor usado para a contratação de profissionais de saúde e instalações médicas.

Noto está localizada em Ishikawa, que até o momento contabilizou 2.593 casos de covid-19 e apenas 76 mortes. Em contrapartida, no resto do Japão, cidades como Tóquio, Quioto e Osaka atravessam uma nova vaga de casos.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É, e outros gastam com soro fisiológico, mentiras, politicagem, caos, terrorismo, prisões, exclusões, espancamentos, poder, perdas de liberdades…………

    O que menos importa é saude, e muito menos a população, a população é considerado por eles apenas o gado deles, porque a população só sabem dizer sim e amém para tudo e acreditam em tudo que eles dizem e prometem.

    É a famosa agenda globalista 2030 com aval do papa, da maçonária, Bill Gattes…..

    “Não importa os meios, FAÇA A VONTADE DELES “

RESPONDER

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social arranca com apelos a mudança para recuperar da crise

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

Comandos. MP pede condenação de cinco arguidos a penas entre dois e 10 anos de prisão

O Ministério Público (MP) pediu hoje a condenação de cinco dos 19 arguidos no processo relativo à morte de dois recrutas dos Comandos, em 2016, a penas de prisão entre dois e 10 anos. Nas alegações …

Juventus quer Zidane para o lugar de Pirlo

O insucesso desportivo da Juventus esta temporada deve fazer com que Pirlo saia do clube. Zidane, que também estará de saída do Real Madrid, é o favorito da vecchia signora. Zinédine Zidane estará a pensar seriamente …

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …