Cidadãos vão poder exigir indemnizações pelos atrasos da Administração Pública

Os serviços da Administração Pública que levem demasiado tempo a cumprir as solicitações dos particulares poderão  ter que os indemnizar por esses atrasos. É o que está previsto no novo Código de Procedimento Administrativo que entra em vigor nesta quarta-feira, 8 de Abril.

O jornal Público já teve acesso ao documento e constata que este define mudanças significativas em defesa dos interesses dos cidadãos.

De acordo com a publicação, o novo Código de Procedimento Administrativo (CPA) “passa a prever expressamente o dever de celeridade da Administração Pública, que pode ser responsabilizada pelos atrasos na resposta aos cidadãos”.

As novas regras são vistas como bastante progressivas pela juíza desembargadora Ana Celeste Carvalho que é também coordenadora da jurisdição administrativa no Centro de Estudos Judiciários.

“Este é um código muito moderno, que responsabiliza mais a Administração Pública e envolve mais os particulares. Estou expectante para ver se a Administração Pública está preparada para lhe dar cumprimento”, salienta Ana Celeste Carvalho no Público.

Entre as medidas previstas no novo CPA estará a recomendação para que os serviços públicos usem “meios eletrónicos no desempenho da sua actividade, de modo a promover a eficiência e a transparência administrativas e a proximidade com os interessados”, conforme transcreve o Público. O jornal sustenta contudo que o documento inclui a ressalva de que os cidadãos que não usem Internet não podem ser alvo de discriminação.

O presidente da Comissão que liderou a redacção do novo CPA, Fausto de Quadros, revela ao mesmo diário outra novidade inserida no documento, as “conferências procedimentais“. Esta nova modalidade de tomada de decisão, que pretende reunir os responsáveis de diversos organismos, quando seja necessário o seu aval para aprovar algum procedimento, visa agilizar o processo e “evitar que os particulares se percam nos labirintos burocráticos da Administração Pública”, segundo repara o Público.

“Assim poupa-se muito dinheiro, muito tempo e muita paciência. E chega-se a uma posição muito mais coerente, tomada por todas as entidades”, destaca Fausto de Quadros, ouvido pelo mesmo jornal.

O CPA revisto também terá definido que, dentro de um ano, esteja já acessível um guia de boas práticas, de modo a orientar a Administração Pública e os seus profissionais quanto às novas regras e à melhor forma de as prosseguir.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Terramotos na falha de San Andreas podem ser explicados por um lago antigo

A falha de San Andreas, que se situa ao longo da costa oeste da América do Norte e atravessa centros populacionais densos como o de Los Angeles, na Califórnia, é uma das falhas mais estudadas …

Uma estranha e rara molécula foi detetada na atmosfera de Titã

Uma equipa de cientistas da NASA identificou uma estranha e rara molécula na atmosfera de Titã, o maior satélite natural de Saturno. Em comunicado, os cientistas detalham que em causa está a molécula de ciclopropenilideno …

Paços 3-2 Porto | “Castor” épico tomba “dragão” com pés de pau

Surpresa na Capital do Móvel. O campeão nacional FC Porto foi a Paços de Ferreira averbar a segunda derrota nesta Liga NOS, saindo com um resultado desfavorável de 3-2. Num terreno tradicionalmente difícil – os “dragões” …

Teoria da Relatividade de Einstein observada em estrelas distantes

O que é que Albert Einstein, o GPS e um par de estrelas a 29.000 anos-luz da Terra têm em comum? A resposta é um efeito da Teoria Geral da Relatividade de Einstein chamado "desvio gravitacional …

Encontrada possível localização do gigante Snow Cruiser. Está perdido na Antártida há 60 anos

O Snow Cruiser era um veículo de exploração enorme enviado ao Pólo Sul em 1939 que ficou preso após desembarcar na Antártida e foi abandonado alguns anos depois. Redescoberto sob vários metros de neve e gelo …

Mbappé tem uma "mancha" na Liga dos Campeões

Números invulgares do avançado do PSG, que em 2020 ainda não marcou qualquer golo no torneio europeu. Pires e Rami falaram sobre o seu futuro. Kylian Mbappé. Visto por muita gente como o melhor avançado do …

Administração de Nixon recebeu um Nobel por um cessar-fogo que não existiu

O prémio Nobel da Paz foi atribuído em 1973 ao secretário de Estado da Administração de Richard Nixon, e seu assessor de segurança nacional, Henry Kissinger, e ao político vietnamita Le Duc Tho. As duas personalidades foram …

Cidade usa satélite para medir poluição luminosa (e os candeeiros de rua não são o maior problema)

As cidades do mundo desperdiçam uma grande quantidade de eletricidade - e dinheiro - ao deixar ligadas luzes brilhantes durante a noite toda. Porém, os candeeiros de rua não são os maiores culpados. Uma experiência de …

Prevenir uma futura pandemia pode estar dependente de apenas três medidas (e podem ser aplicadas já)

Até 70% das doenças infecciosas que surgiram nos humanos nos últimos 30 anos tiveram origem em animais e foram causadas por patogénicos originados em animais domésticos ou selvagens. Agora, um relatório lança aos princípios básicos …

"Não se torne um fantasma real". Coreia do Sul teme aumento de casos devido ao Halloween

A Coreia do Sul teme que as festividades do Halloween levem a um aumento de casos de covid-19 no país. Assim, para evitar que tal aconteça, investiram numa campanha de informação pública para apelar aos …