Açores em alerta vermelho com passagem de furacão Alex

National Hurricane Center

O ciclone Alex passou a furacão e vai atingir os Açores a 15 de janeiro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu aviso vermelho para o grupo central (ilhas da Graciosa, Faial, Terceira, São Jorge e Pico) devido à chuva, vento e agitação marítima, lançando o mesmo aviso para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria).

O meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera afirmou esta quinta-feira que o Alex se tinha intensificado “e é um furacão de categoria 1”.

O furacão ‘Alex’ é o primeiro fenómeno meteorológico desta natureza a acontecer em janeiro, em quase 80 anos, de acordo com meteorologistas norte-americanos.

Segundo as previsões meteorológicas, a tempestade tropical Alex atinge os Açores com especial incidência a partir da madrugada desta sexta-feira

“Os vários modelos meteorológicos utilizados neste tipo de situação estão de acordo na trajetória do sistema, pelo que é de esperar que a tempestade atinja mesmo o arquipélago, especialmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira”, explicou Carlos Ramalho.

O Governo Regional dos Açores recomendou entretanto o encerramento de todos os jardins-de-infância e creches das ilhas dos grupos central e oriental esta sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.

“Por precaução, é igualmente recomendado o encerramento dos centros de atividades de tempos livres, dos centros de atividades ocupacionais e dos centros de dia”, alerta um comunicado.

O IPMA atualizou o aviso vermelho para os Açores, prevendo que as rajadas de vento possam atingir 160 quilómetros por hora e o mar tenha ondas de até 14 metros no grupo central do arquipélago.

Segundo o instituto, para as cinco ilhas do grupo central – Graciosa, Pico, Terceira, São Jorge e Faial – o aviso vermelho para chuva vigorou entre as 2h e as 14h de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), enquanto o mesmo aviso para o mar se manteve entre as 5h e as 15h.

O mesmo aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, mas para o vento, esteve em vigor entre as 5h e as 14h de sexta-feira no mesmo grupo.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) foi também emitido um aviso vermelho para chuva entre as 2h e as 14 de sexta-feira e para vento, com rajadas até 130 quilómetros/hora entre as 05 e as 13.

O Alex é o primeiro furacão a formar-se no Atlântico em janeiro desde 1938, o primeiro a ocorrer neste mês desde o Alice, em 1955, e a quarta tempestade a formar-se nesse mês desde que há registos, em 1851, de acordo com o National Hurricane Center.

De acordo com o jornal Washington Post, estas tempestades tropicais só costumam ocorrer a partir de julho. No ano passado, a tempestade Ana, classificada como subtropical, formou-se a 7 de maio.

Historicamente, apenas 0,5% das tempestades tropicais se formaram antes do dia 1 de Junho.

Esta manhã, a transportadora aérea SATA cancelou dois voos entre as ilhas Terceira e São Jorge, devido ao mau tempo no arquipélago, deixando em terra 150 passageiros.

António Portugal, porta-voz da companhia, acrescentou que “os 150 passageiros das ligações Terceira/São Jorge/Terceira serão reacomodados em voos de sexta-feira”.

Além das ligações aéreas, as condições meteorológicas estão também a afetar os transportes marítimos, mantendo-se encerrados a toda a navegação os portos da Casa, na ilha do Corvo, e o de Santa Cruz, na ilha das Flores.

A informação foi confirmada à Lusa pelo comandante do Porto da Horta, Diogo Vieira Branco, que acrescentou que a autoridade marítima “mantém o acompanhamento da situação”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Conselho Europeu admite debater “proposta concreta” de suspensão de patentes. Farmacêuticas já perdem na bolsa

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …

Aluna descreve ensino à distância: "Muito mau: dormir 1h, magoar a mim própria..."

Entre muitas mudanças, o coronavírus afetou o ensino. A pandemia interrompeu as aulas presenciais, mais do que uma vez, e trouxe novas rotinas. A aluna do ensino superior, Lúcia Gonçalves, conta ao ZAP as dificuldades …

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

O Turismo de Portugal congratulou-se hoje com a decisão do Reino Unido de incluir o país na “lista verde” dos destinos de baixo risco de infeção por covid-19, que considerou “boas notícias para o turismo …

Já se sabe qual é o pássaro mais "instagramável" do planeta

Cientistas já têm um veredicto: a família de aves Podargidae (pássaros também conhecidos em Inglês como "frogmouth") são o pássaro mais "instagramável" de sempre. De acordo com o site Live Science, este pássaro noturno que mais …

Cientistas criam o primeiro "engenho de água" matemático. Simula qualquer máquina de Turing

Há sete anos, Terence Tao, famoso pela sua ampla visão da investigação matemática atual, propôs uma nova abordagem para resolver o famoso problema das equações de Navier-Stokes, que descrevem o movimento dos fluidos.  Eva Miranda, professora …