“Cibermáfia”. Rede de criminosos “lavou” milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal.

Esta “cibermáfia”, como é apelidada pelo Jornal de Notícias (JN) que dá conta do caso, criou 16 empresas de fachada em Portugal para, assim, conseguir abrir 147 contas bancárias em instituições financeiras que operam no nosso país.

Em causa estão bancos como a Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o BPI, os CTT, o Montepio, o Bankinter e o Best que movimentaram verbas de mais de 10 milhões de euros provenientes deste grupo criminoso, de acordo com dados que constam de um processo judicial que corre nos EUA e que são divulgados pelo JN.

Entre as vítimas dos ataques informáticos investigados estão vários norte-americanos, incluindo um arquiteto e um empreiteiro, além de empresas de tecnologia, de material médico e uma sinagoga.

Portugal seria a principal base do esquema de lavagem de dinheiro, ainda de acordo com o JN. Mas a rede que actuava sob o nome QQAAZZ terá também aberto empresas de fachada em Espanha, Alemanha, Itália, Turquia, Grécia e Reino Unido.

O grupo criminoso terá origem na Letónia, mas também será constituído por cidadãos da Geórgia e da Bulgária.

O QQAAZZ lucrava entre 40% a 50% com os valores “lavados” e chegava até a anunciar os seus serviços de branqueamento de capitais em fóruns na Internet, habitualmente frequentados por cibercriminosos.

O esquema terá durado ao longo de quatro anos com a rede mafiosa a usar cartões de cidadão e passaportes falsificados, sem que as autoridades ou as instituições bancárias tivessem desconfiado de nada.

O rasto do dinheiro perdia-se com a movimentação por várias contas, chegando aos cibercriminosos “limpinho”. Nalguns casos, era convertido em criptomoeadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …