“Cibermáfia”. Rede de criminosos “lavou” milhões de euros em Bancos portugueses

Uma rede de criminosos com origem na Europa de Leste montou um esquema de lavagem de dinheiro roubado em ataques informáticos através de Bancos de países como Portugal.

Esta “cibermáfia”, como é apelidada pelo Jornal de Notícias (JN) que dá conta do caso, criou 16 empresas de fachada em Portugal para, assim, conseguir abrir 147 contas bancárias em instituições financeiras que operam no nosso país.

Em causa estão bancos como a Caixa Geral de Depósitos, o BCP, o BPI, os CTT, o Montepio, o Bankinter e o Best que movimentaram verbas de mais de 10 milhões de euros provenientes deste grupo criminoso, de acordo com dados que constam de um processo judicial que corre nos EUA e que são divulgados pelo JN.

Entre as vítimas dos ataques informáticos investigados estão vários norte-americanos, incluindo um arquiteto e um empreiteiro, além de empresas de tecnologia, de material médico e uma sinagoga.

Portugal seria a principal base do esquema de lavagem de dinheiro, ainda de acordo com o JN. Mas a rede que actuava sob o nome QQAAZZ terá também aberto empresas de fachada em Espanha, Alemanha, Itália, Turquia, Grécia e Reino Unido.

O grupo criminoso terá origem na Letónia, mas também será constituído por cidadãos da Geórgia e da Bulgária.

O QQAAZZ lucrava entre 40% a 50% com os valores “lavados” e chegava até a anunciar os seus serviços de branqueamento de capitais em fóruns na Internet, habitualmente frequentados por cibercriminosos.

O esquema terá durado ao longo de quatro anos com a rede mafiosa a usar cartões de cidadão e passaportes falsificados, sem que as autoridades ou as instituições bancárias tivessem desconfiado de nada.

O rasto do dinheiro perdia-se com a movimentação por várias contas, chegando aos cibercriminosos “limpinho”. Nalguns casos, era convertido em criptomoeadas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …

Hospitais britânicos preparam-se para receber vacina Pfizer a 7 de dezembro

Os hospitais britânicos foram instruídos a estarem preparados para receber a vacina contra a covid-19 em menos de 10 dias. As equipas dos hospitais públicos do Reino Unido devem ter as equipas preparadas para começar a …

Novo hack permite roubar um Tesla em alguns minutos (e os investigadores mostraram como)

É possível roubar um Model X, da Tesla, em menos de dois minutos. Investigadores de segurança da Universidade KU Leuven provaram-no hackeando o sistema de entrada sem chave do automóvel via Bluetooth. Investigadores do grupo de …