Se Kim Jong-un morrer de repente, “não me façam perguntas”, diz o diretor da CIA

Gage Skidmore / Flickr

O director da CIA, Mike Pompeo

O diretor da CIA, Mike Pompeo, desmente a ideia de que a agência de inteligência norte-americana tenha um plano para assassinar o líder da Coreia do Norte, mas admite que quer que a agência seja “muito mais maligna”.

A agência norte-americana de inteligência, CIA, considera que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é um “personagem muito racional”, que está ficado em permanecer no poder tanto tempo quanto possível e “acordar na sua própria cama” cada dia que passa, diz o jornal chinês SCMP.

Mas se um dia o ditador norte-coreano não aparecer no seu gabinete para mais um dia de trabalho, não vale a pena fazer qualquer pergunta sobre o seu desaparecimento ao diretor da agência, Mike Pompeo.

“Quanto a Kim Jong-un… se ele um dia ‘desaparecer‘, tendo em conta a história da CIA, simplesmente não farei qualquer comentário“, afirmou Pompeo, quando questionado sobre o possível ‘desaparecimento‘ do líder norte-coreano, numa conferência da Fundação para a Defesa das Democracias.

Alguém poderia pensar que era uma coincidência. Tipo, ‘houve um acidente…‘. Não é nada proveitoso”, acrescentou Pompeo, arrancando um coro de gargalhadas entre os conselheiros e especialistas em segurança nacional presentes na conferência.

Segundo o jornal chinês, a agência norte-americana tem um historial negro de envolvimento em planos e conspirações para assassinar ou derrubar líderes de países estrangeiros, como o Irão, Cuba, Congo, Vietname e Chile.

Em maio deste ano, Kim Jong-un denunciou um plano da CIA para o assassinar, “mas não apresentou quaisquer provas disso”, realçou Mike Pompeo, que adiantou que tem intenção de transformar a CIA numa “agência muito mais maligna”.

(dv) KCNA / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Pompeo considera ainda que os EUA devem estar preparados para um ataque de mísseis da Coreia do Norte, mas não explicou como planeia impedir este “último passo”.

A tensão entre Pyongyang e Washington intensificou-se ainda mais após manobras militares conjuntas dos EUA e Coreia do Sul, que incluíram o ensaio de um ataque contra a Coreia do Norte em caso de guerra. A Coreia do Norte, por sua vez, que diz recear a ameaça norte-americana, está a aumentar o seu potencial nuclear e de mísseis.

Em setembro, a Coreia do Norte anunciou o ensaio bem-sucedido de uma bomba de hidrogénio que, pelas avaliações dos especialistas japoneses e sul-coreanos, pode ter potência de 10 vezes superior à de uma bomba atómica. Este foi o sexto ensaio nuclear conduzido por Pyongyang.

ZAP // Sputnik News; SCMP

PARTILHAR

RESPONDER

"Síndrome do Inverno." Investigadores na Antártida em estado de hibernação psicológica

Os investigadores da Antártida entram em estado de "hibernação psicológica" para lidar com o stress provocado pela escuridão constante e o isolamento típicos do inverno a latitudes extremas. Passar longos períodos de tempo em isolamento e …

Cientistas revelam pela primeira vez como é o polo norte do Sol

Embora existam muitas missões da Agência Espacial Europeia (ESA) com o objetivo de analisar o nosso astro, a maioria das sondas tem focado as suas observações nas regiões equatoriais, deixando os polos relativamente inexplorados - …

Sporting vs Aves | Furacão Keizer volta a atacar

O Sporting deu seguimento ao bom momento que atravessa e goleou o Desportivo das Aves, no Estádio José Alvalade, por 4-1. Os visitantes até marcaram primeiro, mas dois golos no final da primeira parte e …

Ratos e pombos estão a substituir espécies emblemáticas

Animais como ratos e pombos estão a tomar o lugar de outros, como tigres, que apenas conseguem sobreviver em certos habitats. A agricultura e a construção está a favorecer as mesmas espécies em todos os …

Em sete anos, Comissão de Ética não advertiu um único deputado

Nos últimos sete anos, a Comissão de Ética foi chamada a pronunciar-se 52 vezes sobre incompatibilidades e impedimentos de deputados, mas nunca encontrou nenhuma. Segundo o Diário de Notícias, nas duas últimas legislaturas, a subcomissão parlamentar …

Pai castiga filha por praticar bullying e obriga-a a ir a pé para a escola

Depois de ter sido suspensa da escola por bullying, o pai de Kristen decidiu dar-lhe uma lição: castigou a filha obrigando-a a percorrer oito quilómetros até à escola. Kristen gozava com os colegas da escola. À …

Professora disse aos alunos que o Pai Natal não existia. Foi despedida

Uma professora substituta, numa cidade americana, já não vai voltar a ser chamado para dar aulas - além do Pai Natal, também "matou" o Coelhinho da Páscoa e a Fada dos Dentes. Por todo o país, …

Dinossauro desconhecido estava escondido em opalas da Austrália

Opalas encontradas por mineiros numa área deserta da Austrália acabaram por ser fragmentos de fóssil de uma espécie de dinossauro desconhecida até agora. Batizado como Weewarrasaurus pobeni, em honra do campo de opalas Wee Warra, que …

Descoberta espécie de salamandra que respira através de "árvores de Natal"

Uma equipa de biólogos norte-americanos identificou uma nova espécie de salamandra num anfíbio que, até agora, só foi encontrado em três locais nos estados norte-americanos da Flórida e do Alabama.  De acordo com a Universidade Estadual …

O maior puzzle do Mundo é uma ilha congelada na Rússia

Localizado entre o Oceano Ártico e os mares gelados do norte da Sibéria, o aglomerado de rochas, conhecidas como as Ilhas da Nova Sibéria, é frio e remoto. As ilhas são uma tela quase desabitada coberta …