Se Kim Jong-un morrer de repente, “não me façam perguntas”, diz o diretor da CIA

Gage Skidmore / Flickr

O director da CIA, Mike Pompeo

O diretor da CIA, Mike Pompeo, desmente a ideia de que a agência de inteligência norte-americana tenha um plano para assassinar o líder da Coreia do Norte, mas admite que quer que a agência seja “muito mais maligna”.

A agência norte-americana de inteligência, CIA, considera que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é um “personagem muito racional”, que está ficado em permanecer no poder tanto tempo quanto possível e “acordar na sua própria cama” cada dia que passa, diz o jornal chinês SCMP.

Mas se um dia o ditador norte-coreano não aparecer no seu gabinete para mais um dia de trabalho, não vale a pena fazer qualquer pergunta sobre o seu desaparecimento ao diretor da agência, Mike Pompeo.

“Quanto a Kim Jong-un… se ele um dia ‘desaparecer‘, tendo em conta a história da CIA, simplesmente não farei qualquer comentário“, afirmou Pompeo, quando questionado sobre o possível ‘desaparecimento‘ do líder norte-coreano, numa conferência da Fundação para a Defesa das Democracias.

Alguém poderia pensar que era uma coincidência. Tipo, ‘houve um acidente…‘. Não é nada proveitoso”, acrescentou Pompeo, arrancando um coro de gargalhadas entre os conselheiros e especialistas em segurança nacional presentes na conferência.

Segundo o jornal chinês, a agência norte-americana tem um historial negro de envolvimento em planos e conspirações para assassinar ou derrubar líderes de países estrangeiros, como o Irão, Cuba, Congo, Vietname e Chile.

Em maio deste ano, Kim Jong-un denunciou um plano da CIA para o assassinar, “mas não apresentou quaisquer provas disso”, realçou Mike Pompeo, que adiantou que tem intenção de transformar a CIA numa “agência muito mais maligna”.

(dv) KCNA / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Pompeo considera ainda que os EUA devem estar preparados para um ataque de mísseis da Coreia do Norte, mas não explicou como planeia impedir este “último passo”.

A tensão entre Pyongyang e Washington intensificou-se ainda mais após manobras militares conjuntas dos EUA e Coreia do Sul, que incluíram o ensaio de um ataque contra a Coreia do Norte em caso de guerra. A Coreia do Norte, por sua vez, que diz recear a ameaça norte-americana, está a aumentar o seu potencial nuclear e de mísseis.

Em setembro, a Coreia do Norte anunciou o ensaio bem-sucedido de uma bomba de hidrogénio que, pelas avaliações dos especialistas japoneses e sul-coreanos, pode ter potência de 10 vezes superior à de uma bomba atómica. Este foi o sexto ensaio nuclear conduzido por Pyongyang.

ZAP // Sputnik News / SCMP

PARTILHAR

RESPONDER

Japão vai ter robôs "inteligentes" nas salas de aula para ensinar inglês

O Governo do Japão vai introduzir robôs com inteligência artificial capazes de falar inglês nas salas de aula para ajudar as crianças a melhorar as suas competências orais. De acordo com a emissora pública nipónica NHK, …

Sismo de 7,2 volta a atingir a Indonésia, o 5.º em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 7,2 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quinto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos. O abalo foi registado a 124 quilómetros a …

Belenenses vs FC Porto | Golo nos descontos salva dragão

O FC Porto sofreu a bom sofrer para somar três pontos no Estádio do Jamor, nova “casa” do Belenenses. Os “dragões estiveram a ganhar por 2-0, deixaram-se empatar, e somente em período de descontos, de …

Onda de calor no Reino Unido revela magicamente ruínas pré-históricas

A onda de calor que assolou a Europa durante este verão continua a revelar a vestígios arqueológicos do passado do Reino Unido - entre as quais, um monumento cerimonial do Período Neolítico. Imagens aéreas mostraram pela …

Restaurante alemão proíbe entrada de crianças

Chamado "cozinha da avó" em alemão, um restaurante decidiu proibir a entrada a menores de 14 anos após as 17h. O proprietário diz querer proporcionar um "oásis de paz" aos seus clientes. Um restaurante na estância …

Franceses "pescam" bomba alemã da II Guerra Mundial com 860 quilos

Pescadores franceses encontraram na costa da Normandia, região francesa próxima de Paris, algo realmente grande na sua rede de pesca - uma bomba da Segunda Guerra Mundial com 860 quilos de explosivos. A rede capturou uma …

Sul da Índia "afoga-se" nas piores inundações em 100 anos

O estado indiano de Kerala vive há dez dias as piores inundações em um século, causadas pelas torrenciais chuvas de monção, que já provocaram cerca de 200 mortos e mais de 220 mil refugiados em …

200 mil bombas de Hiroshima, o poder do supervulcão de Santorini

Um novo estudo realizado com base em análises de anéis de árvores, pode definir com mais precisão o momento em que o supervulcão de Santorini, na Grécia, entrou em erupção. A nova pesquisa ajudou a …

"Bola de fogo" 40 vezes mais brilhante do que Lua cheia sobrevoou os EUA

Uma bola de fogo cruzou o céu do estado norte-americano do Alabama durante a noite desta sexta-feira. A NASA divulgou um vídeo, no qual mostra o objeto a sobrevoar a cidade, com um feixe de …

Segredo para uma vida mais longa está no consumo moderado de hidratos de carbono

Um estudo recente concluiu que o consumo moderado de hidratos de carbono é a solução para ter uma esperança média de vida maior. O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e …