Se Kim Jong-un morrer de repente, “não me façam perguntas”, diz o diretor da CIA

Gage Skidmore / Flickr

O director da CIA, Mike Pompeo

O diretor da CIA, Mike Pompeo, desmente a ideia de que a agência de inteligência norte-americana tenha um plano para assassinar o líder da Coreia do Norte, mas admite que quer que a agência seja “muito mais maligna”.

A agência norte-americana de inteligência, CIA, considera que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é um “personagem muito racional”, que está ficado em permanecer no poder tanto tempo quanto possível e “acordar na sua própria cama” cada dia que passa, diz o jornal chinês SCMP.

Mas se um dia o ditador norte-coreano não aparecer no seu gabinete para mais um dia de trabalho, não vale a pena fazer qualquer pergunta sobre o seu desaparecimento ao diretor da agência, Mike Pompeo.

“Quanto a Kim Jong-un… se ele um dia ‘desaparecer‘, tendo em conta a história da CIA, simplesmente não farei qualquer comentário“, afirmou Pompeo, quando questionado sobre o possível ‘desaparecimento‘ do líder norte-coreano, numa conferência da Fundação para a Defesa das Democracias.

Alguém poderia pensar que era uma coincidência. Tipo, ‘houve um acidente…‘. Não é nada proveitoso”, acrescentou Pompeo, arrancando um coro de gargalhadas entre os conselheiros e especialistas em segurança nacional presentes na conferência.

Segundo o jornal chinês, a agência norte-americana tem um historial negro de envolvimento em planos e conspirações para assassinar ou derrubar líderes de países estrangeiros, como o Irão, Cuba, Congo, Vietname e Chile.

Em maio deste ano, Kim Jong-un denunciou um plano da CIA para o assassinar, “mas não apresentou quaisquer provas disso”, realçou Mike Pompeo, que adiantou que tem intenção de transformar a CIA numa “agência muito mais maligna”.

(dv) KCNA / YONHAP / EPA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Pompeo considera ainda que os EUA devem estar preparados para um ataque de mísseis da Coreia do Norte, mas não explicou como planeia impedir este “último passo”.

A tensão entre Pyongyang e Washington intensificou-se ainda mais após manobras militares conjuntas dos EUA e Coreia do Sul, que incluíram o ensaio de um ataque contra a Coreia do Norte em caso de guerra. A Coreia do Norte, por sua vez, que diz recear a ameaça norte-americana, está a aumentar o seu potencial nuclear e de mísseis.

Em setembro, a Coreia do Norte anunciou o ensaio bem-sucedido de uma bomba de hidrogénio que, pelas avaliações dos especialistas japoneses e sul-coreanos, pode ter potência de 10 vezes superior à de uma bomba atómica. Este foi o sexto ensaio nuclear conduzido por Pyongyang.

ZAP // Sputnik News / SCMP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …