CIA tentou matar Kim Jong-un, acusa a Coreia do Norte

Rodong Sinmun / YONHAP

-

A Coreia do Norte acusou, esta sexta-feira, a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de tentarem matar com produtos químicos o seu líder, Kim Jong-Un, durante as celebrações do Dia do Sol, em abril.

O Governo norte-coreano detetou um grupo de homens infiltrados dos serviços de inteligência dos Estados Unidos (CIA) e da Coreia do Sul que realizava “preparativos meticulosos e secretos” para matar o seu líder através do uso de “produtos químicos”, segundo um comunicado do ministro da Segurança do Estado de Pyongyang à agência de notícias do país, KCNA.

Em 2014, o grupo infiltrado “subornou” um norte-coreano conhecido por Kim, que trabalhava num complexo industrial no território de Khabarovsk, na Rússia, para cometer um “ataque terrorista” contra o líder da Coreia do Norte, afirmou o ministro.

“Eles (o grupo infiltrado) disseram que o assassinato com substâncias químicas, incluindo produtos radioativos e nanovenenos, era o melhor método”, já que os resultados mortíferos só aparecem passados seis ou 12 meses, indicam as declarações à KCNA.

Ao longo de 2016, o grupo forneceu instruções ao homem encarregue do ataque para aceder ao local das celebrações norte-coreanas, introduzir os materiais necessários e “subornar cúmplices”, pagando-lhe 200 mil dólares (183 mil euros) para isso.

“Insistiram que Kim tomasse as melhores medidas para analisar e preparar a operação, uma vez que (caso se viessem a conhecer os mandatários) poderia desencadear um incidente catastrófico, como uma guerra“, lê-se no comunicado.

A Coreia do Norte, em reação à descoberta desta conspiração contra o seu líder, ameaçou lançar um “ataque antiterrorismo” contra os serviços de inteligência dos EUA e da Coreia do Sul.

“Vamos investigar e destruir impiedosamente todos os terroristas” da CIA e dos serviços secretos de Seul, afirmou o Governo norte-coreano.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nota-se perfeitamente que é uma mentirinha mal engendrada. Acredito que a CIA ja tenha tentado ou até que o tente, mas não por este caminho, não com um plano tão pobre. É inocente demais e muito mal concebido. A execução positiva de tal acto, até seria naturalmente um mal necessario ao mundo, e possivelmente bem recebido. Nada indica que não possa suceder, porém, não assim. Quem inventou esta anedota conhece mal a CIA.

RESPONDER

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …

Inteligência artificial decifra manuscrito que pode mudar história da Austrália

A Terra Australis Incognita, hoje conhecida como Austrália, foi descrita por um jesuíta espanhol quase cem anos antes da descoberta em 1770 pelo marinheiro britânico James Cook, segundo um manuscrito decifrado através de inteligência artificial. A …