CIA tentou matar Kim Jong-un, acusa a Coreia do Norte

Rodong Sinmun / YONHAP

-

A Coreia do Norte acusou, esta sexta-feira, a CIA e os serviços secretos sul-coreanos de tentarem matar com produtos químicos o seu líder, Kim Jong-Un, durante as celebrações do Dia do Sol, em abril.

O Governo norte-coreano detetou um grupo de homens infiltrados dos serviços de inteligência dos Estados Unidos (CIA) e da Coreia do Sul que realizava “preparativos meticulosos e secretos” para matar o seu líder através do uso de “produtos químicos”, segundo um comunicado do ministro da Segurança do Estado de Pyongyang à agência de notícias do país, KCNA.

Em 2014, o grupo infiltrado “subornou” um norte-coreano conhecido por Kim, que trabalhava num complexo industrial no território de Khabarovsk, na Rússia, para cometer um “ataque terrorista” contra o líder da Coreia do Norte, afirmou o ministro.

“Eles (o grupo infiltrado) disseram que o assassinato com substâncias químicas, incluindo produtos radioativos e nanovenenos, era o melhor método”, já que os resultados mortíferos só aparecem passados seis ou 12 meses, indicam as declarações à KCNA.

Ao longo de 2016, o grupo forneceu instruções ao homem encarregue do ataque para aceder ao local das celebrações norte-coreanas, introduzir os materiais necessários e “subornar cúmplices”, pagando-lhe 200 mil dólares (183 mil euros) para isso.

“Insistiram que Kim tomasse as melhores medidas para analisar e preparar a operação, uma vez que (caso se viessem a conhecer os mandatários) poderia desencadear um incidente catastrófico, como uma guerra“, lê-se no comunicado.

A Coreia do Norte, em reação à descoberta desta conspiração contra o seu líder, ameaçou lançar um “ataque antiterrorismo” contra os serviços de inteligência dos EUA e da Coreia do Sul.

“Vamos investigar e destruir impiedosamente todos os terroristas” da CIA e dos serviços secretos de Seul, afirmou o Governo norte-coreano.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nota-se perfeitamente que é uma mentirinha mal engendrada. Acredito que a CIA ja tenha tentado ou até que o tente, mas não por este caminho, não com um plano tão pobre. É inocente demais e muito mal concebido. A execução positiva de tal acto, até seria naturalmente um mal necessario ao mundo, e possivelmente bem recebido. Nada indica que não possa suceder, porém, não assim. Quem inventou esta anedota conhece mal a CIA.

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …