/

CIA: há 70 anos a derrubar Governos e influenciar eleições

17

Desde a sua formação, a CIA tem ajudado a derrubar líderes eleitos noutros países, apoiou golpes de Estado, organizou assassinatos motivados por razões políticas e apoiou governos anti-comunistas, revela o The New York Times.

A agência de inteligência norte-americana CIA interferiu nas eleições em vários países, desde que se formou, revela o jornal The New York Times, que cita ex-funcionários de anteriores Administrações e especialistas norte-americanos.

“Fazemos isto desde que a CIA foi fundada em 1947. Utilizamos cartazes, panfletos, banners, distribuimos materiais promocionais, etc. Inclusivamente publicamos informação falsa em jornais estrangeiros”, afirmou Loch Johnson, que iniciou a sua carreira no Senado nos anos 1970 a trabalhar em investigação na CIA.

De acordo com o artigo do jornal norte-americano, graças à CIA, os EUA derrubaram líderes eleitos no Irão e na Guatemala na década de 1950, assim como apoiaram golpes de Estado em vários países nos anos 1960. A CIA também organizou assassinatos motivados por razões políticas e apoiou Governos anti-comunistas na América Latina, África, e Ásia.

Dov Levin, investigador na Universidade Carnegie Mellon, recordou 81 casos de interferência norte-americana nas eleições, cita a RT.

Segundo a publicação, Washington chegou mesmo a intervir nas eleições russas de 1996 – o mesmo país que os EUA acusam agora energicamente das mesmas ações -, por medo que o líder do Partido Comunista, Gennadi Zuganov, ganhasse a Boris Yeltsin.

Steven Hall, ex-agente da CIA que se reformou em 2015 depois de 30 anos ao serviço da agência norte-americana, onde foi chefe de operações russas, por sua vez, também confirmou que os EUA historicamente levavam a cabo operações para intervir em eleições e até mais do que isso: Steven disse acreditar que a agência norte-americana continua a assumir os mesmos comportamentos.

Esta sexta-feira, um juri federal dos EUA apresentou acusações contra 13 cidadãos e três entidades russas de interferir nas eleições e processos políticos no país norte-americano.

“Se perguntares a um agente da CIA se os russos violaram as regras ou fizeram algo estranho, a resposta é não“, assegurou Hall, referindo-se às várias acusações contra Moscovo de interferência em eleições noutros países.

ZAP //

17 Comments

  1. Isto é conhecido. Os EUA fizeram muita m&$#a no pós 2a Guerra. A pergunta que nunca ninguém se faz, é qual era a alternativa. Infelizmente, na maior parte dos casos, a alternativa era a URSS tomar o controlo de determinadas regiões do Globo, e por consequência ser a URSS a ganhar a Guerra Fria. E entre um mundo sob o domínio dos EUA ou da URSS, não tenho dúvidas que prefiro a primeira opção.

  2. Washington chegou mesmo a intervir nas eleições russas de 1996 – o mesmo país que os EUA acusam agora energicamente das mesmas ações.
    A gente suporta bem os cheiro as bufas que damos. Já a dos outros…

  3. Também contribuíram para a “queda” do regime português de antes do 25 de abril.
    A foto de uma fragata da NATO no Tejo, a interpor-se entre um navio da nossa Armada e os revoltosos reunidos no Terreiro de Passo, é pouco conhecida, mas existe.
    A mãozinha na queda da avioneta onde ia Sá Carneiro, também é conhecida.
    As guerras civis por esse mundo fora e nas ex-colónias (MPLA vs UNITA, etc).
    Tanto há a dizer sobre esta notícia…

  4. Nao é nada que nao soubessemos. A função da CIA é mesmo essa impedir ou assassinar tudo e todos que nao sigam a cartilha dos eua. Nao se esqueçam do Pinochet, do Allende, etc. E perante esta noticia cai por terra todo e qualquer argumento dos eua contra a russia e os russos. Concerteza os russos mesmo que tenham interferido em algumas eleições, nao chegam aos calcanhares do que os eua e a cia já fizeram. Portanto se a russia ou outros interferiram, devem interferir ainda mais. É caricato e ridículo os eua acusarem outros dos crimes que eles proprios cometeram e continuam a cometer. O problema é que os eua nao gostam do veneno que administraram e ainda administram aos outros.

    • Cuidado com o que deseja… pode ser que se veja a viver num mundo controlado pela Rússia e, se calhar, vai ver que é bem pior que um mundo controlado pelos EUA.

      • Nunca se sabe. O mundo agora está controlado pelos eua, e é o que se vê. O tempo em que os comunistas comiam criancinhas já passou. Depois nao desejo que nem russia nem os eua controlem o que quer que seja, unicamente o quero é que deixem as naçoes ser livres e independentes e que decidam o seu destino, e que nao imponham a democracia à bomba, como os eua têm feito. O historial dos eua é negro nesse aspecto, e uma nação que devido a esse historial nao tem qualquer moral para criticar os outros. Critica e acusa a russia de interferencia, mas como pode dizer isso, se são os eua o campeao das interferências??? O mundo ainda nao deve ter esquecido o escandalo das escutas da NSA.

      • Onde o historial dos EUA não é negro, e a Europa não se deveria ter esquecido, é que os EUA por mais que uma vez vieram salvar a Europa quando foi preciso. Não fora a intervenção Americana na 2a Guerra e hoje a Europa estaria sob o domínio Nazi ou Soviético. A Europa deve a liberdade e democracia moderna aos EUA, não à Rússia. E vá perguntar na Europa de Leste o que pensam da Rússia. Não foi assim há tempo, ainda se lembram. Pergunte na Ucrânia já agora.

        O mundo está como está, que é como quem diz, nunca houve um período tão longo de paz e tão pouca fome e doenças, a nível mundial. Sim, há guerra no mundo, e fome e doença, mas muito menos do que houve em toda a história do
        mundo. Europa, América do Norte, quase toda a América do Sul, a maior parte da Ásia, Oceania, a maior parte do mundo vive em paz, sem os problemas generalizados de fome e doença que eram comuns antes do século XX.

        Se calhar, o que os EUA fizeram para ganhar a Guerra Fria foi um mal necessário.

      • É a sua opinião. Nao creio que tivessem sido os eua que salvaram a europa, foram antes um conjunto de muitos paises que o fizeram, incluindo a russia, que depois de entrar na guerra empurraram sempre os alemaes em direcção a Berlim. Mas essa de a europa dever a democracia moderna aos eua é de bradar aos céus, mas enfim, são opiniões. Fala de paz, onde está a paz no medio oriente??? E se há guerra nessa regiao, aos eua se deve. Deve estar esquecido do trremendo crime e acto terrorista que foi o ataque ao Iraque, à libia, e à siria, aqui mais gravoso é os eua estarem novamente a ocupar sem autorização do governo do país, parte do territorio, e mais grave apoiar abertamente grupos terroristas, e a tomar parte directa no conflito quando bombardeia tropas nacionais da siria. Por outro lado nao sei o que a russia está a fazer na siria ao permitir estes ataques ao seu aliado, e supostamente a russia estaria na siria para proteger esta. Fala que foi um mal necessario o que eua fizeram, ou seja, desculpa-os, então por essa ordem de ideia o que pretensamente a russia anda a fazer também pode ser visto como um mal necessario, para contrapor às acções efectuadas pelos eua. E já agora foi um mal necessario a as bombas sobre o Japão, onde morreram centenas milhar de pessoas, e ainda hoje lendo New York Times, podemos ler os males necessarios cometidos pelos eua sobre este assunto.

      • Um conjunto de muitos países? Deve estar equivocado… O Reino Unido era o único país a verdadeiramente fazer frente à Alemanha, na Europa Ocidental. Tudo o resto estava ocupado pelos Nazis ou era território neutro mas simpatizante Nazi (Suiça, Espanha, Portugal). Sem os EUA, a Itália dificilmente teria caído, e o Reino Unido teria caído perante a Alemanha. A Guerra seria resolvida entre Alemanha e URSS. O que só quer dizer uma coisa. No fim, ou a Europa virava Nazi sob o comando de Hitler, ou Comunista sob o comando de Estaline. Venha o Diabo e escolha…

        De bradar aos céus? Não, apenas a verdade. Se a Europa hoje goza de liberdade, democracia e prosperidade económica, deve-o aos EUA. Fosse sob o regime Nazi ou Comunista, nada de bom esperaria a Europa.

        A política Americana no Médio Oriente tem sido desastrosa, é certo, mas nunca vou perceber pessoas como você que defende os Russos e o regime pró-terrorista da Síria! Aliás, a Rússia é um país tão bom, que deve ser por isso que há milhares de Russos ou ex-Soviéticos a viver nos EUA, onde adquiriram cidadania e são tratados como iguais. Não me consta que o contrário seja verdade! Fala de ocupação ilegal de um país Soberano? Então e a Ucrânia?

        Por fim, sim, as bombas atómicas no Japão foram um mal necessário. Sabe qual era a alternativa? Operação Downfall. Uma invasão terrestre em larga escala do Japão para por fim à Guerra. A maior invasão terrestre que o mundo teria visto, com um número esperado de mortes de ambos os lados muito superior ao que as bombas causaram. E já agora, os EUA deram um ultimato ao Japão. Se o Japão se tivesse rendido, não teria levado com as bombas. Não me consta que os Japoneses tenham dado um ultimato à China e todo o Sudeste Asiático, onde chacinaram civis aos milhares. E já agora, também a Austrália e Nova Zelândia devem a liberdade aos EUA. Sem a intervenção Americana no Pacífico, o Japão acabaria por ter contolado também esses 2 países, não esteve muito longe.

  5. Ui, tanta asneira junta. Ah, nao sabia que a lutar pelos aliados havia muitos paises??? Logo após 1939 contingentes da australia, nova zelandia, nepal, canadá, africa do sul, estes foram os iniciais, juntando-se posteriormente, a china, brasil, quase todos os paises europeus, paises da america latina, etc. E todos este paises com contingentes militares. A europa não virou para a alemanha, nem para uniao sovietica, mas virou para os eua, que ficaram a mandar na europa.
    No 2º paragrafo mantenho o que disse anteriormente, a europa nada deve aos eua. Os eua foram mais um a lutar contra os nazis.
    No 3º é obvio que tenho que defender a russia, porque está a defender um país amigo e aliado. Nao sei onde foi buscar essa do regime pro-terrorista da siria, nao será ao contrario??? A siria estar a ser vitima de grupos terroristas e ainda por cima apoiados, financiados e armados pela europa, principalmente os eua?? e não é terrorismo os eua atacarem o exercito sirio vitimando cerca de 100 soldados?? E que tem a ucrania??? Parte da população deste país reagiu e muito bem ao golpe de estado efectuado em Kiev, quer se queira quer nao este golpe foi um acto criminoso e terrorista, porque foi efectuado contra um governo e presidente eleitos democraticamente pelo povo ucraniano, nao gostavam deles, ok, nas proximas eleiçoes corriam-nos, simples nao?? era a democracia a funcionar. Fosse você ou eu que vivêssemos na parte leste da ucrania e agiamos como os separatistas reagiram, também simples, certo?? E depois o que é que teve haver na altura a russia? Os separatistas pediram para se juntar à russia, e porque não? As populações são e devem ser soberanas nas suas escolhas. E claro a partir do momento que esta parte da ucrania pertence agora à russia, esta só tem que a defender.
    Sobre o Japão continuo a dizer e a redizer que o bombardeamento nuclear foi um crime contra a humanidade. Fosse o japão ou alemanha a faze-lo eram julgados e pendurados numa corda, como foram os eua, nada se passa.ponto

    • Desculpe lá, mas o seu primeiro parágrafo é um disparate pegado… Esses países que refere tiveram influência mínima na Guerra na Europa. A Guerra na Europa foi ganha pelos EUA, URSS e Reino Unido. Quais países Europeus?? Estavam todos subjugados e ocupados pelos Nazis, e relegados a meras resistências e guerrilhas. Mantenho o que disse: sem a intervenção Americana, a guerra ou era ganha pela Alemanha ou URSS. Provavelmente pela URSS. As fronteiras na Europa teriam ficado muito diferentes. Em vez de termos uma Europa Ocidental com democracia e prosperidade económica, teria ficado quase toda a Europa como ficou a Europa de Leste.

      Os EUA não ficaram a mandar na Europa, mas obviamente ficaram com grande influência. Nem acredito que ache isso uma coisa má, comparativamente à alternativa que expliquei acima. Basta ver como em 20 anos Alemanha de Leste e Ocidental divergiram, e Europa de Leste e Ocidental, para perceber quem ficou melhor. Aqui não é preciso especular. Todos os países sob a influência Americana ficaram 1000x melhor que todos os países sob a influência Russa. Isto é indiscutível.

      Só pode estar a brincar em relação à Síria. Ainda hoje li aqui no ZAP isto: https://zap.aeiou.pt/siria-nao-guerra-matanca-do-seculo-xxi-192716
      Já para não falar de ataques químicos contra a população. A Síria, apoiada pela Rússia, é um Estado pró-terrorista. Isto é óbvio.

      A Ucrânia viu uma parte do seu território anexado pela Rússia. Único país no mundo que fez isto no Século 21! E a vontade de meia dúzia não se sobrepõe à lei. No século 21, uma parte de um país não pode simplesmente declarar independência, era o que faltava. Veja o caso da Catalunha. Imagine agora Trás os Montes decidir que queria ser anexado pela Espanha, era o que faltava.

      O que é que o bombardeamento nuclear do Japão tem de especial, comparativamente com, por exemplo, Dresden? Civis foram mortos aos milhares por ambas as partes do conflito. A morte de civis foi infelizmente uma ocorrência comum na 2a Guerra. E a verdade é que as 2 bombas pouparam vidas. Muitos mais teriam morrido caso tivesse sido tentada uma invasão terrestre.

      Mas ao fim e ao cabo, a realidade é esta. Apesar de tudo, e com todas as devidas diferenças, Portugal, e a Europa em geral, tem muito mais em comum com os EUA do que com a Rússia. Em valores, na forma de encarar a vida, a democracia, a liberdade, tudo. Reconhecendo os problemas e erros cometidos pelos EUA, vou sempre achar que prefiro estar com eles que com os Russos.

      • É a sua opiniao e vale o que vale, assim como a minha. Nao me custa concordar que estamos mais proximos e temos mais em comum com o sistema de governo dos eua do que da russia, isso é obvio. O problema é o modus operandi dos eua. Na siria estamos completamente em desacordo, porque os terroristas aqui são os eua com o apoio que presta a grupos terroristas que combatem o governo legitimo eleito pela população. E quando se financia e armam grupos terroristas, acabamos por ser terroristas também. E quando se ataca um exercito nacional de um país independente, nao é terrorismo??? E quando se invade e ocupa paises independentes nao é terrorismo??? Está na massa do sangue dos governantes americanos fomentarem guerras pelo mundo. Na ucrania também está a laborar em erro, só por maldade se pode dizer que foi anexada, Foi a população daquela parte do país, que nao se reviu no golpe de estado e pediu para se juntar à russia, convenhamos que é diferente. Na Catalunha se mais de 50% (e nao meia duzia) da população quer ser independente porque nao??? Em trás dos montes se no futuro quiser pertencer à espanha, porque não??? Mas a sua população é que tem que decidir e nao Portugal no seu todo. Pelo que escreve e seguindo a sua ideia está contra a independencia do kosovo, certo??? Em Dresden foi cometido mais um crime hediondo, com um país está derrotado e em final de guerra bombardeou-se esta cidade a proposito de que???? E os seus responsaveis nao foram julgados em nuremberga, porquê??? Pois é, é a tal lei do mais forte. O mais forte pode cometer as maiores barbaridades que nada acontece, os mais fracos e perdedores são julgados e executados, e aqui acho muito bem os executados que tiveram a ver com as camaras de gás.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.