Chuvas torrenciais fazem um morto em Espanha e inundações em França

Jonathan Kos-Read / Flickr

Em Espanha, uma pessoa morreu e pelo menos outras quatro estão desaparecidas. No sul de França, a tempestade Dana também já causou várias inundações.

Segundo o jornal La Vanguardia, as chuvas torrenciais registadas, esta madrugada, na região da Catalunha, em Espanha, causaram um morto e pelo menos quatro desaparecidos.

A Proteção Civil espanhola localizou que o corpo do homem de 75 anos foi encontrado numa praia de Caldes d’Estrac, que estava desaparecido em Arenys de Munt, em Barcelona, quando foi arrastado pelas águas a tentar mudar o seu carro de sítio.

Em declarações aos meios de comunicação, o conselheiro do Interior do governo regional da Catalunha, Miquel Buch, lamentou esta morte e declarou que estão em marcha dispositivos de busca para duas pessoas desaparecidas no município de Vilaverd e outros dois em L’Espluga de Francolí, ambas na província de Tarragona.

Entre os desaparecidos estão mãe e filho, na casa dos 70 e 40 anos, que viviam num bungalow em Vilaverd.

De acordo com o diário espanhol, os bombeiros da Generalitat da Catalunha receberam nas últimas horas um total de 1.760 chamadas relacionadas com o temporal. As fortes chuvas causaram o corte de energia em mais de 20 mil casas, além de terem cortado 40 estradas e deixado várias linhas ferroviárias sem serviço.

O presidente do Governo regional da Catalunha, Quim Torra, já anunciou que vai deslocar-se hoje às zonas afetadas pelas chuvas da última noite.

Segundo a Agência Estatal de Meteorologia, a tempestade Dana deverá afetar grande parte da Península e as ilhas Baleares. O sul de França também está a ser afetado, causando inundações e obrigando a cortar várias estradas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Barcelona recusou proposta de 60 milhões de euros por Trincão

A imprensa espanhola avança, esta segunda-feira, que o Barcelona terá recusado uma proposta de um clube da Premier League, no valor de 60 milhões de euros, pelo jogador português. Segundo o jornal catalão Sport, citado pelo …

Covid-19 obriga a Honda a enviar administrativos para a linha de montagem

A empresa da área automóvel pediu que alguns colaboradores dos serviços de administração passassem a desenvolver tarefas na linha de montagem automóvel, substituindo assim funcionários que tiverem de se ausentar devido a casos de testes …

Juan Carlos I comunicou ao Rei que vai viver para fora de Espanha

O rei emérito de Espanha comunicou ao seu filho, esta segunda-feira, que decidiu deixar Espanha e escolher outro país para viver, perante a repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. Numa …

Jesus no Benfica por dois anos. "Não vim para me reformar"

O treinador assinou contrato com o Benfica por dois anos, até ao final da temporada 2021/22, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Jorge Jesus foi …

IP diz que "situação técnica complexa" impediu instalação de sistema CONVEL

A Infraestruturas de Portugal justificou, esta segunda-feira, a não instalação do sistema de controlo automático de velocidade nos veículos de conservação de catenária (VCC) com "uma situação muitíssimo complexa do ponto de vista técnico" que …

Bruno Fernandes eleito jogador do mês de julho em Inglaterra

O médio do Manchester United foi eleito pela Associação de Futebolistas Profissionais (PFA) o melhor jogador da Liga inglesa em julho, prémio que o internacional português já tinha arrecadado em junho. Bruno Fernandes, que chegou aos …

MP acusa Agostinho Branquinho de aceitar suborno de 225 mil euros

O Ministério Público (MP) acusa o antigo deputado social-democrata de receber "pelo menos 225 mil euros" para influenciar decisores da Câmara de Valongo a aceitarem a violação de normas urbanísticas na obra de um hospital …

Mário Silva é o novo treinador do Rio Ave

O Rio Ave oficializou, esta segunda-feira, a contratação do treinador Mário Silva, que assinou um contrato válido para as próximas duas temporadas. Mário Silva, de 43 anos, que estava nos espanhóis do Almería, regressa a Portugal …

Governo assegura que diminuição dos casos não decorre de menos testes

O secretário de Estado da Saúde assegurou, esta segunda-feira, que a diminuição dos novos casos de infeção, registada nos últimos dias, não decorre de uma quebra no número de testes realizados. "Na semana que findou, Portugal …

Dívida pública desceu em junho para 259,8 mil milhões de euros

A dívida pública fixou-se em 259,8 mil milhões de euros em junho, menos 4,6 mil milhões de euros do que em maio e mais 8317 milhões de euros face a junho de 2019, segundo o …