Chuva com congelação assolou Portugal (e até o IPMA foi surpreendido)

O raro fenómeno natural da chuva com congelação assolou várias regiões portuguesas, no final do mês de Fevereiro. Este tipo de evento é tão pouco frequente em Portugal que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera apelou ao envio de imagens para o poder estudar melhor.

Esta chuva com congelação verificou-se no passado dia 27 de Fevereiro, como explica o IPMA no facebook, salientando que se trata de “um fenómeno pouco frequente em território nacional”.

A par de um apelo para a divulgação de imagens sobre o evento, o IPMA nota que o fenómeno “consiste na congelação sobre estruturas que se encontram a temperaturas negativas (telhados, árvores, etc.) de precipitação que ocorre na forma líquida“.

“Esta situação ocorre quando num local existe junto à superfície uma massa de ar frio (e com temperaturas abaixo de 0°C) e sobre esse local se aproxima uma superfície frontal quente que origina precipitação, e que apresenta temperaturas mais elevadas (e acima de 0°C) em níveis superiores”, acrescenta o IPMA.

O fenómeno verificou-se em distritos como Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Guarda e Viseu, originando a partilha de muitas imagens nas redes sociais, nomeadamente no perfil do IPMA.

A galeria acima revela algumas dessas fotografias, mas há também vídeos, nomeadamente um em que um condutor mostra como ao abrir o vidro, uma parede de gelo se mantém a cobrir totalmente a parte exterior da janela do carro.

No site Meteo Global, há mais imagens com os efeitos desta chuva com congelação.

O IPMA vai agora usar estas fotografias para definir “uma melhor caracterização deste fenómeno, visto que a sua identificação fotográfica é a única forma de confirmar a sua ocorrência numa escala espacial fina”, salienta o Instituto.

SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este governo é sempre a mesma coisa…
    Primeiro Tancos, depois os incêndios, depois a seca e agora isto??? Mas o governo não consegue domar a natureza?
    Epá eleições já!!

    • Quando puder informe o numero de telefone de São Pedro, para assim pedirmos o que ELE irá fazer.
      Quanto ao governo creio que São Pedro não tem direito de voto.

    • E já agora que te internem pelo caminho. Porque se em Tancos e nos incêndios o governo tem toda a culpa aqui só mesmo a tua estupidez pode ser responsabilizada

  2. Ou seja os cientistas e IPMA ainda continuam muito primitivos ou será ao contrário?
    Cada vez mais rio sobre a inexatidão da ciência. Não vale um caracol.

    • Se a ciência “não vale um caracol”, então porque está aqui, na Internet inventada por cientistas e engenheiros (bem como todas as tecnologias subjacentes que permitem que a Internet exista) a bolçar disparates? Deveria estar a enviar sinais de fumo…

  3. Que noticia estranha, “fenómeno” raro? Que sociedade esta!
    Estes “fenómenos” há 50/60 anos era coisa normal nos invernos no norte de Portugal.
    Pelo menos eu recordo-me de o meu pai falar destes “fenómenos”, se a população migrasse novamente para o interior do bonito Portugal, não acharia estas coisas tão estranhas.

    • haja alguém com bom senso….eu serei bem mais nova e recordo-me há 30/35 anos atrás, não mais do que isso, haver estes ditos “fenómenos” a que nós crianças chamávamos de “pingurelhos”….
      certamente, muita boa gente que faz estes tristes comentários, é do norte de Portugal, mas a a estupidez mental, faz-lhes tecer comentários berrantes

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …