Chuva com congelação assolou Portugal (e até o IPMA foi surpreendido)

O raro fenómeno natural da chuva com congelação assolou várias regiões portuguesas, no final do mês de Fevereiro. Este tipo de evento é tão pouco frequente em Portugal que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera apelou ao envio de imagens para o poder estudar melhor.

Esta chuva com congelação verificou-se no passado dia 27 de Fevereiro, como explica o IPMA no facebook, salientando que se trata de “um fenómeno pouco frequente em território nacional”.

A par de um apelo para a divulgação de imagens sobre o evento, o IPMA nota que o fenómeno “consiste na congelação sobre estruturas que se encontram a temperaturas negativas (telhados, árvores, etc.) de precipitação que ocorre na forma líquida“.

“Esta situação ocorre quando num local existe junto à superfície uma massa de ar frio (e com temperaturas abaixo de 0°C) e sobre esse local se aproxima uma superfície frontal quente que origina precipitação, e que apresenta temperaturas mais elevadas (e acima de 0°C) em níveis superiores”, acrescenta o IPMA.

O fenómeno verificou-se em distritos como Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Guarda e Viseu, originando a partilha de muitas imagens nas redes sociais, nomeadamente no perfil do IPMA.

A galeria acima revela algumas dessas fotografias, mas há também vídeos, nomeadamente um em que um condutor mostra como ao abrir o vidro, uma parede de gelo se mantém a cobrir totalmente a parte exterior da janela do carro.

No site Meteo Global, há mais imagens com os efeitos desta chuva com congelação.

O IPMA vai agora usar estas fotografias para definir “uma melhor caracterização deste fenómeno, visto que a sua identificação fotográfica é a única forma de confirmar a sua ocorrência numa escala espacial fina”, salienta o Instituto.

SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este governo é sempre a mesma coisa…
    Primeiro Tancos, depois os incêndios, depois a seca e agora isto??? Mas o governo não consegue domar a natureza?
    Epá eleições já!!

    • Quando puder informe o numero de telefone de São Pedro, para assim pedirmos o que ELE irá fazer.
      Quanto ao governo creio que São Pedro não tem direito de voto.

    • E já agora que te internem pelo caminho. Porque se em Tancos e nos incêndios o governo tem toda a culpa aqui só mesmo a tua estupidez pode ser responsabilizada

  2. Ou seja os cientistas e IPMA ainda continuam muito primitivos ou será ao contrário?
    Cada vez mais rio sobre a inexatidão da ciência. Não vale um caracol.

    • Se a ciência “não vale um caracol”, então porque está aqui, na Internet inventada por cientistas e engenheiros (bem como todas as tecnologias subjacentes que permitem que a Internet exista) a bolçar disparates? Deveria estar a enviar sinais de fumo…

  3. Que noticia estranha, “fenómeno” raro? Que sociedade esta!
    Estes “fenómenos” há 50/60 anos era coisa normal nos invernos no norte de Portugal.
    Pelo menos eu recordo-me de o meu pai falar destes “fenómenos”, se a população migrasse novamente para o interior do bonito Portugal, não acharia estas coisas tão estranhas.

    • haja alguém com bom senso….eu serei bem mais nova e recordo-me há 30/35 anos atrás, não mais do que isso, haver estes ditos “fenómenos” a que nós crianças chamávamos de “pingurelhos”….
      certamente, muita boa gente que faz estes tristes comentários, é do norte de Portugal, mas a a estupidez mental, faz-lhes tecer comentários berrantes

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …