Chuva com congelação assolou Portugal (e até o IPMA foi surpreendido)

O raro fenómeno natural da chuva com congelação assolou várias regiões portuguesas, no final do mês de Fevereiro. Este tipo de evento é tão pouco frequente em Portugal que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera apelou ao envio de imagens para o poder estudar melhor.

Esta chuva com congelação verificou-se no passado dia 27 de Fevereiro, como explica o IPMA no facebook, salientando que se trata de “um fenómeno pouco frequente em território nacional”.

A par de um apelo para a divulgação de imagens sobre o evento, o IPMA nota que o fenómeno “consiste na congelação sobre estruturas que se encontram a temperaturas negativas (telhados, árvores, etc.) de precipitação que ocorre na forma líquida“.

“Esta situação ocorre quando num local existe junto à superfície uma massa de ar frio (e com temperaturas abaixo de 0°C) e sobre esse local se aproxima uma superfície frontal quente que origina precipitação, e que apresenta temperaturas mais elevadas (e acima de 0°C) em níveis superiores”, acrescenta o IPMA.

O fenómeno verificou-se em distritos como Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Guarda e Viseu, originando a partilha de muitas imagens nas redes sociais, nomeadamente no perfil do IPMA.

A galeria acima revela algumas dessas fotografias, mas há também vídeos, nomeadamente um em que um condutor mostra como ao abrir o vidro, uma parede de gelo se mantém a cobrir totalmente a parte exterior da janela do carro.

No site Meteo Global, há mais imagens com os efeitos desta chuva com congelação.

O IPMA vai agora usar estas fotografias para definir “uma melhor caracterização deste fenómeno, visto que a sua identificação fotográfica é a única forma de confirmar a sua ocorrência numa escala espacial fina”, salienta o Instituto.

SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Este governo é sempre a mesma coisa…
    Primeiro Tancos, depois os incêndios, depois a seca e agora isto??? Mas o governo não consegue domar a natureza?
    Epá eleições já!!

    • Quando puder informe o numero de telefone de São Pedro, para assim pedirmos o que ELE irá fazer.
      Quanto ao governo creio que São Pedro não tem direito de voto.

    • E já agora que te internem pelo caminho. Porque se em Tancos e nos incêndios o governo tem toda a culpa aqui só mesmo a tua estupidez pode ser responsabilizada

  2. Ou seja os cientistas e IPMA ainda continuam muito primitivos ou será ao contrário?
    Cada vez mais rio sobre a inexatidão da ciência. Não vale um caracol.

    • Se a ciência “não vale um caracol”, então porque está aqui, na Internet inventada por cientistas e engenheiros (bem como todas as tecnologias subjacentes que permitem que a Internet exista) a bolçar disparates? Deveria estar a enviar sinais de fumo…

  3. Que noticia estranha, “fenómeno” raro? Que sociedade esta!
    Estes “fenómenos” há 50/60 anos era coisa normal nos invernos no norte de Portugal.
    Pelo menos eu recordo-me de o meu pai falar destes “fenómenos”, se a população migrasse novamente para o interior do bonito Portugal, não acharia estas coisas tão estranhas.

    • haja alguém com bom senso….eu serei bem mais nova e recordo-me há 30/35 anos atrás, não mais do que isso, haver estes ditos “fenómenos” a que nós crianças chamávamos de “pingurelhos”….
      certamente, muita boa gente que faz estes tristes comentários, é do norte de Portugal, mas a a estupidez mental, faz-lhes tecer comentários berrantes

RESPONDER

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …