/

Chocolateira Lindt acusada de enganar os consumidores russos

1

Moyan Brenn / Flickr

A Rússia alega que a chocolateira suíça Lindt comercializa neste país produtos de qualidade inferior aos vendidos na Europa, acusando a empresa sediada em Zurique, na Suíça, de enganar os consumidores russos.

O Serviço Federal Anti-Monopólio (FAS) da Rússia, que representam as autoridades da concorrência no país, alegam que, no ano passado, levaram a cabo testes que demonstram que o chocolate vendido na Rússia não é da mesma qualidade do que o da Europa.

O país avançou mesmo com uma ação anti-monopólio contra a chocolateira, oficialmente controlada pela Lindt e Sprüngli,dizendo que as informações disponibilizadas nas embalagens da Lindt levam os consumidores a acreditar que estão a receber o mesmo produto que é vendido na Europa, conta a revista norte-americana Newsweek.

Em dezembro do ano passado, a FAS tinha enviado um alerta para que a empresa interrompesse a alegada prática, mandando também advertências semelhantes à Henkel e à Procter & Gamble por, alegadamente, não informarem os consumidores russos sobre a diferença na qualidade dos produtos vendidos na Rússia em comparação com o exterior.

Em comunicado citado pela revista, a Lindt refuta as acusações e garante que não há “diferenças substantivas” no chocolate que vende na Europa e na Rússia.

“Todos os produtos sob a marca Lindt fornecidos por nós à Federação Russa estão em total conformidade com os mesmos padrões de produção e qualidade do que os que são fornecidos para o resto da Europa e o resto do mundo”, pode ler-se na mesma notta, que é também citada pelo jornal The Moscow Times.

“Um único lote de chocolate Lindt pode ser vendido na Rússia e na Suíça, Alemanha, França ou em muitos outros países. A rotulagem pode ser diferente. O chocolate será o mesmo”, garantiu a empresa, dando conta que usa as mesmas matérias primas e receitas para todos os produtos, independentemente do que mercado em que serão vendidos.

Caso venha a ser condenada, a empresa que produz o chocolate Lindt pode ser condenada a pagar uma multa entre 1.350 e 6.700 dólares, cerca de 1142 e 5668 euros.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.