Chocolateira Lindt acusada de enganar os consumidores russos

Moyan Brenn / Flickr

A Rússia alega que a chocolateira suíça Lindt comercializa neste país produtos de qualidade inferior aos vendidos na Europa, acusando a empresa sediada em Zurique, na Suíça, de enganar os consumidores russos.

O Serviço Federal Anti-Monopólio (FAS) da Rússia, que representam as autoridades da concorrência no país, alegam que, no ano passado, levaram a cabo testes que demonstram que o chocolate vendido na Rússia não é da mesma qualidade do que o da Europa.

O país avançou mesmo com uma ação anti-monopólio contra a chocolateira, oficialmente controlada pela Lindt e Sprüngli,dizendo que as informações disponibilizadas nas embalagens da Lindt levam os consumidores a acreditar que estão a receber o mesmo produto que é vendido na Europa, conta a revista norte-americana Newsweek.

Em dezembro do ano passado, a FAS tinha enviado um alerta para que a empresa interrompesse a alegada prática, mandando também advertências semelhantes à Henkel e à Procter & Gamble por, alegadamente, não informarem os consumidores russos sobre a diferença na qualidade dos produtos vendidos na Rússia em comparação com o exterior.

Em comunicado citado pela revista, a Lindt refuta as acusações e garante que não há “diferenças substantivas” no chocolate que vende na Europa e na Rússia.

“Todos os produtos sob a marca Lindt fornecidos por nós à Federação Russa estão em total conformidade com os mesmos padrões de produção e qualidade do que os que são fornecidos para o resto da Europa e o resto do mundo”, pode ler-se na mesma notta, que é também citada pelo jornal The Moscow Times.

“Um único lote de chocolate Lindt pode ser vendido na Rússia e na Suíça, Alemanha, França ou em muitos outros países. A rotulagem pode ser diferente. O chocolate será o mesmo”, garantiu a empresa, dando conta que usa as mesmas matérias primas e receitas para todos os produtos, independentemente do que mercado em que serão vendidos.

Caso venha a ser condenada, a empresa que produz o chocolate Lindt pode ser condenada a pagar uma multa entre 1.350 e 6.700 dólares, cerca de 1142 e 5668 euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …