Conspirações da covid-19 chegam à música. Chip 5G confundido com diagrama de pedais de guitarra

A pandemia de covid-19 trouxe com ela algumas teorias da conspiração. Uma delas defende que a implementação de redes 5G é a causa da pandemia e que a vacina será usada como um veículo para inserir microchips que recebem sinais 5G nos seres humanos.

Em Itália, os teóricos da conspiração foram um pouco mais longe: segundo o IFL Science, afirmaram ter descoberto o esquema do microchip que, supostamente, será inserido no corpo humano depois da toma da vacina contra a covid-19. A imagem e a descrição “COVID-19 5G CHIP DIAGRAM: CONFIDENCIAL” circularam no Twitter.

No entanto, o esquema do chip 5G que os conspiracionaistas acreditam já ter sido implantado nas pessoas vacinadas é, na verdade, um diagrama de pedais da marca Boss. A revelação de que não se tratava de um bioimplante, mas de um diagrama elétrico de um pedal de guitarra foi feita por Mario Fusco, engenheiro de software da Redhat.

Na mesma rede social, Fusco partilhou a imagem do diagrama, onde se leem as palavras “baixo”, “treble” ou “footswitch”.

“Aqui em Itália, as pessoas começaram a partilhar esta imagem defendendo que é o diagrama do chip 5G inserido na vacina da covid. Na realidade, é o circuito elétrico de um pedal de guitarra. Acredito que pôr isto na vacina da covid teria sido uma excelente ideia”, escreveu no Twitter.

https://twitter.com/mariofusco/status/1343547724013187072

A imagem apresenta o esquema para o Boss MT-2 Metal Zone, um dos pedais de distorção de guitarra mais populares que existem no mercado.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto foi mesmo só para gozar com a carneirada das conspirações – só pode!…
    Gente que acredita numa coisa tão parva nem devia andar à solta…

RESPONDER

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …