Chinesa pagou 6,5 milhões de dólares para filha entrar em Stanford. Agora, diz que se tratava de uma doação

Cris Pierry / Flickr

Pátio no Campus da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos

Uma chinesa pagou 6,5 milhões de dólares (5,8 milhões de euros) para que a filha entrasse na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos (EUA). Agora, afirma que foi levada a pensar que estava a doar o dinheiro para uma fundação que ajudava estudantes.

Segundo avançou a Time, a mãe da estudante Yusi Zhao, identificada como Sra. Zhao, afirma ter doado o dinheiro para a fundação de William Singer em 21 de abril de 2017, a pedido do próprio, quase um mês após a filha ter recebido uma oferta da universidade, informou um comunicado divulgado na sexta-feira pelo seu advogado, Vincent Law.

Este é mais um dos casos do esquema fraudulento de acesso a universidades norte-americanas, tornado público em março. O escândalo envolveu pais abastados – entre os quais atrizes e empresários -, que colocaram os seus filhos em escolas de elite através de elevados pagamentos. O consultor William Singer, apontado como pivô do esquema, declarou-se culpado de extorsão, lavagem de dinheiro, fraude e obstrução da justiça.

Atrizes e empresários norte-americanos em esquema fraudulento de acesso às universidades

A mãe de Yusi Zhao, indicou que a filha é “uma vítima” deste esquema. De acordo com a própria, a doação destinava-se a pagar “os salários do pessoal académico, bolsas de estudo, programas de atletismo e ajudar os estudantes que, de outra forma, não teriam recursos para frequentar a Universidade de Stanford”.

Para a mãe da estudante, a contribuição que fez não difere das doações realizadas por famílias abastadas para universidades de prestígio, acrescentando que não está familiarizada com o processo de admissão nas faculdades nas norte-americanas.

“A Sra. Zhao percebeu que foi enganada, que a sua generosidade foi aproveitada e que a sua filha foi vítima do esquema fraudulento”, frisou o advogado no comunicado.

De acordo com a nota informativa, a Sra. Zhao foi apresentada a William Singer através de um terceiro, tendo nessa altura ficado a conhecer a fundação de caridade, que lhe foi apresentada “como uma legítima e sem fins lucrativos, destinada a apoiar a educação”.

A Universidade de Stanford cancelou a matrícula de Yusi Zhao, que não é mais estudante naquele instituto de ensino, informou o New York Times. Num vídeo partilhado nas redes sociais chinesas, a estudante aconselha sobre como entrar em universidades americanas de prestígio, afirmando: “testei Stanford através do meu próprio trabalho duro”.

Zhao Tao, presidente da Shandong Buchang Pharmaceuticals, declarou no site da empresa, na sexta-feira, que a questão relativa aos estudos da sua filha nos EUA é um assunto de família e não afetará as operações comerciais.

A Shandong Buchang Pharmaceuticals, com sede em Heze, na província oriental de Shandong, listou na bolsa de valores de Xangai em novembro de 2016 e agora tem uma capitalização de mercado de 4,2 mil milhões de dólares (3,76 mil milhões de euros).

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com tantos milhões para que quer um canudo? Que seja feliz simplesmente e contrate professores particulares para ficar a saber mais que os encanudados.

  2. Universidades prestigiadas, perdão, privadas e chinocas endenheirados – estava-se mesmo a ver o resultado!…
    “Para a mãe da estudante, a contribuição que fez não difere das doações realizadas por famílias abastadas para universidades de prestígio, acrescentando que não está familiarizada com o processo de admissão nas faculdades norte-americanas.”
    Hahahaaaa… pois claro que não está “familiarizada”…
    Vai daí, oferece 6,5 milhões, que, costumam “familiarizar” quase tudo!…

RESPONDER

Médicos sem Fronteiras deixam hospital da Venezuela devido a restrições

A Médicos sem Fronteiras (MSF) vai se retirar de uma colaboração com um hospital venezuelano que visa tratar pacientes com covid-19 devido a restrições na entrada de especialistas no país, informou a organização na terça-feira. A …

O novo amplificador de guitarra tem maior capacidade de encaixe (e é mais poderoso)

Em 2016, o engenheiro eletrónico Chris Prendergast lançou um projeto Kickstarter para o amplificador de guitarra portátil JamStack. Este encaixava-se num pino de correia e emitia sons gerados por um smartphone. Agora foi lançada a …

Etiópia. Comissão de direitos humanos denuncia massacre de 600 civis na região de Tigré

A organização independente que investiga acusações de violência contra civis na Etiópia corroborou o relatório da Amnistia Internacional que denunciou a chacina de pelo menos 600 pessoas na região de Tigré, no Norte do país. Segundo …

A Torre de Londres foi palco de várias experiências estranhas com animais

Antigamente, os humanos tinham algumas teorias muito estranhas sobre vários animais e, infelizmente, nem um pouco do bom senso que os impediria de as testar. Segundo o site IFLScience, Plínio, o Velho, era um desses exemplos. …

Grupo hacker português reivindica ataque a 61 sites do Brasil este ano

O grupo do hacker português que assumiu publicamente o recente ataque cibernético ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil admitiu ter invadido 61 sites brasileiros este ano, segundo o jornal O Estado de São Paulo. O …

PCP e PEV vão abster-se na votação final do Orçamento do Estado

O PCP e o PEV anunciaram, esta quarta-feira, que vão abster-se na votação final global do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), que está agendada para esta quinta-feira na Assembleia da República. O Partido Comunista vai …

Economia e tecnologia. Quem irá vencer a guerra comercial? EUA não facilitam, mas China já prepara plano para 2025

A atual guerra comercial entre a China e os Estados Unidos começou depois do atual presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar a 22 de março de 2018 uma lista de tarifas superiores a 60 mil milhões …

Estudantes estrangeiros podem renovar autorização de residência online

Os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal podem renovar automaticamente 'online', desde esta semana, os títulos de autorização de residência, anunciou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A nova funcionalidade está disponível …

Nas pinturas de Van Gogh predomina a cor amarela (e isso tem uma explicação científica)

As obras do pintor Van Gogh encaixam-se na corrente artística do pós-impressionismo. Estas caraterizam-se por terem cores fortes com capacidade de atrair um público bastante diversificado. Mas por que razão predominavam quase sempre as mesmas …

ONU sem dinheiro para alimentar deslocados de Cabo Delgado. Portugal presta ajuda militar a "país irmão"

O Programa Alimentar Mundial diz que as verbas vão acabar para a semana depois de um ano inteiro de sub-financiamento. O conflito no Norte de Moçambique já fez pelo menos 500 mil deslocados. O Programa Alimentar …