Chinesa pagou 6,5 milhões de dólares para filha entrar em Stanford. Agora, diz que se tratava de uma doação

Cris Pierry / Flickr

Pátio no Campus da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos

Uma chinesa pagou 6,5 milhões de dólares (5,8 milhões de euros) para que a filha entrasse na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos (EUA). Agora, afirma que foi levada a pensar que estava a doar o dinheiro para uma fundação que ajudava estudantes.

Segundo avançou a Time, a mãe da estudante Yusi Zhao, identificada como Sra. Zhao, afirma ter doado o dinheiro para a fundação de William Singer em 21 de abril de 2017, a pedido do próprio, quase um mês após a filha ter recebido uma oferta da universidade, informou um comunicado divulgado na sexta-feira pelo seu advogado, Vincent Law.

Este é mais um dos casos do esquema fraudulento de acesso a universidades norte-americanas, tornado público em março. O escândalo envolveu pais abastados – entre os quais atrizes e empresários -, que colocaram os seus filhos em escolas de elite através de elevados pagamentos. O consultor William Singer, apontado como pivô do esquema, declarou-se culpado de extorsão, lavagem de dinheiro, fraude e obstrução da justiça.

Atrizes e empresários norte-americanos em esquema fraudulento de acesso às universidades

A mãe de Yusi Zhao, indicou que a filha é “uma vítima” deste esquema. De acordo com a própria, a doação destinava-se a pagar “os salários do pessoal académico, bolsas de estudo, programas de atletismo e ajudar os estudantes que, de outra forma, não teriam recursos para frequentar a Universidade de Stanford”.

Para a mãe da estudante, a contribuição que fez não difere das doações realizadas por famílias abastadas para universidades de prestígio, acrescentando que não está familiarizada com o processo de admissão nas faculdades nas norte-americanas.

“A Sra. Zhao percebeu que foi enganada, que a sua generosidade foi aproveitada e que a sua filha foi vítima do esquema fraudulento”, frisou o advogado no comunicado.

De acordo com a nota informativa, a Sra. Zhao foi apresentada a William Singer através de um terceiro, tendo nessa altura ficado a conhecer a fundação de caridade, que lhe foi apresentada “como uma legítima e sem fins lucrativos, destinada a apoiar a educação”.

A Universidade de Stanford cancelou a matrícula de Yusi Zhao, que não é mais estudante naquele instituto de ensino, informou o New York Times. Num vídeo partilhado nas redes sociais chinesas, a estudante aconselha sobre como entrar em universidades americanas de prestígio, afirmando: “testei Stanford através do meu próprio trabalho duro”.

Zhao Tao, presidente da Shandong Buchang Pharmaceuticals, declarou no site da empresa, na sexta-feira, que a questão relativa aos estudos da sua filha nos EUA é um assunto de família e não afetará as operações comerciais.

A Shandong Buchang Pharmaceuticals, com sede em Heze, na província oriental de Shandong, listou na bolsa de valores de Xangai em novembro de 2016 e agora tem uma capitalização de mercado de 4,2 mil milhões de dólares (3,76 mil milhões de euros).

TP, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Com tantos milhões para que quer um canudo? Que seja feliz simplesmente e contrate professores particulares para ficar a saber mais que os encanudados.

  2. Universidades prestigiadas, perdão, privadas e chinocas endenheirados – estava-se mesmo a ver o resultado!…
    “Para a mãe da estudante, a contribuição que fez não difere das doações realizadas por famílias abastadas para universidades de prestígio, acrescentando que não está familiarizada com o processo de admissão nas faculdades norte-americanas.”
    Hahahaaaa… pois claro que não está “familiarizada”…
    Vai daí, oferece 6,5 milhões, que, costumam “familiarizar” quase tudo!…

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …