Chinês “Black Coal, Thin Ice” ganha Urso de Ouro em Berlim

 

A 64ª edição do Festival de Cinema de Berlim atribuiu hoje o Urso de Ouro de melhor filme a “Bai Ri Yan Huo” (“Black Coal, Thin Ice”), do realizador chinês Diao Yinan.

O filme, cujo argumento foi também escrito por Diao Yinan, segue o percurso de um polícia que investiga uma série de mortes e foi aclamado pela crítica durante o festival.

O ator Liao Fan recebeu o prémio principal de interpretação masculina (Urso de Prata) pelo seu desempenho como protagonista desta obra.

O Grande Prémio do Júri foi para “The Grand Budapest Hotel”, do norte-americano Wes Anderson, filme que abriu o festival no passado dia 6.

Um outro realizador norte-americano, Richard Linklater, obteve o Urso de Prata para melhor realizador por “Boyhood”.

Haru Kuroki foi galardoada com o Urso de Prata para melhor atriz no filme “Chiisai Ouchi” (The little House) de Yoji Yamada (Japão).

O Urso de Ouro para a melhor curta-metragem foi para o filme francês “Tant qu’il nous reste des fusils à pompe” de Caroline Poggi e Jonathan Vinel. Dois filmes portugueses eram candidatos nesta categoria, “As rosas brancas”, de Diogo Costa Amarante, e “Taprobana”, de Gabriel Abrantes.

O prémio especial do júri (Urso de Prata) para curta-metragem distinguiu “Laborat” de Guillaume Cailleau (França).

O cineasta francês Alain Resnais, 91 anos, foi galardoado com o Prémio Alfred Bauer (em memória do fundador do festival), por “Aimer, boire et chanter”.

Nesta edição do festival foi ainda atribuído um Urso de Ouro de honra ao realizador britânico Ken Loach.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …