China vai encerrar empresas norte-coreanas no país

United Nations / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

A China anunciou esta quinta-feira o encerramento das empresas norte-coreanas com presença neste país, e das empresas mistas (com capital chinês e norte-coreano) num prazo de 120 dias, na sequência da última ronda de sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

O Ministério de Comércio anunciou a decisão, cujo objectivo é pressionar Pyongyang a cancelar os seus programas de armas nucleares e mísseis, através de um comunicado no seu site. A nota do ministério chinês acrescenta que as empresas sem grande lucros ficam isentas desta medida, tal como os projectos de infraestruturas.

Além das companhias em solo chinês, também serão encerradas as empresas com capital chinês e norte-coreano estabelecidas no estrangeiro, precisou o comunicado ministerial.

As autoridades chinesas justificaram esta decisão de acordo com a resolução Nº 2375das Nações Unidas, adoptada por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU a 12 de setembro.

No âmbito desta resolução, a China tinha já anunciado há uma semana a restrição do fornecimento de petróleo ao país vizinho, bem como a proibição geral das importações de têxteis norte-coreanos, com o objectivo de pressionar o regime de Kim Jong-un.

A República Popular da China é o principal parceiro comercial da Coreia do Norte e, tradicionalmente, seu principal aliado político, mas nos últimos meses o país aceitou a aprovação de duras sanções contra Pyongyang por parte do Conselho de Segurança.

Desde Pequim, as autoridades continuam a falar da necessidade de prosseguir com o diálogo para baixar as tensões na região e insistem que o uso da força militar não deve ser uma opção.

Os Estados Unidos e outros protagonistas da comunidade internacional continuam a pedir à China que aumente a sua pressão sobre o regime de Pyongyang, tanto diplomática como económica.

// EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. uma salva de palmas para o governo Chinês. Afinal de contas também de salvaguardar as suas relações comerciais e evitar um embargo por incumprimento. Teria muito a perder.

    • tudo conversa de papel. vai continuar tudo na mesma. a sabedoria milenar dos chineses passa por um principio muito antigo: honesto pela frente e corrupto por trás, mas tudo na base do silencio.
      isto é tudo conversa para adormecer bebés

RESPONDER

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …