China vai encerrar empresas norte-coreanas no país

United Nations / Flickr

O presidente da China, Xi Jinping

A China anunciou esta quinta-feira o encerramento das empresas norte-coreanas com presença neste país, e das empresas mistas (com capital chinês e norte-coreano) num prazo de 120 dias, na sequência da última ronda de sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU.

O Ministério de Comércio anunciou a decisão, cujo objectivo é pressionar Pyongyang a cancelar os seus programas de armas nucleares e mísseis, através de um comunicado no seu site. A nota do ministério chinês acrescenta que as empresas sem grande lucros ficam isentas desta medida, tal como os projectos de infraestruturas.

Além das companhias em solo chinês, também serão encerradas as empresas com capital chinês e norte-coreano estabelecidas no estrangeiro, precisou o comunicado ministerial.

As autoridades chinesas justificaram esta decisão de acordo com a resolução Nº 2375das Nações Unidas, adoptada por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU a 12 de setembro.

No âmbito desta resolução, a China tinha já anunciado há uma semana a restrição do fornecimento de petróleo ao país vizinho, bem como a proibição geral das importações de têxteis norte-coreanos, com o objectivo de pressionar o regime de Kim Jong-un.

A República Popular da China é o principal parceiro comercial da Coreia do Norte e, tradicionalmente, seu principal aliado político, mas nos últimos meses o país aceitou a aprovação de duras sanções contra Pyongyang por parte do Conselho de Segurança.

Desde Pequim, as autoridades continuam a falar da necessidade de prosseguir com o diálogo para baixar as tensões na região e insistem que o uso da força militar não deve ser uma opção.

Os Estados Unidos e outros protagonistas da comunidade internacional continuam a pedir à China que aumente a sua pressão sobre o regime de Pyongyang, tanto diplomática como económica.

// EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. uma salva de palmas para o governo Chinês. Afinal de contas também de salvaguardar as suas relações comerciais e evitar um embargo por incumprimento. Teria muito a perder.

    • tudo conversa de papel. vai continuar tudo na mesma. a sabedoria milenar dos chineses passa por um principio muito antigo: honesto pela frente e corrupto por trás, mas tudo na base do silencio.
      isto é tudo conversa para adormecer bebés

RESPONDER

Descobertas filmagens inéditas de um centro de espionagem da II Guerra Mundial

Foi descoberta uma rara filmagem da instalação militar secreta Bletchley Park, no Reino Unido. Este centro de espionagem atuou durante a II Guerra Mundial e foi responsável por decifrar códigos alemães durante o período nazi. O …

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos com teoria da conspiração que liga covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a funcionários de operadoras e ataques a antenas de telecomunicações. Agora, o YouTube está …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …