Estados Unidos acusam China de criar super-soldados “biologicamente aprimorados”

Wu Hong / EPA

John Ratcliffe, diretor da Inteligência Nacional dos Estados Unidos (DNI), acusou a China de conduzir “testes em humanos” para criar super-soldados com “capacidades biologicamente aprimoradas”.

Num artigo publicado na quinta-feira no The Wall Street Journal, o oficial norte-americano argumentou que os testes foram realizados em soldados do Exército Popular de Libertação da China. “Não há limites éticos para a busca de Pequim pelo poder”, escreveu Ratcliffe.

No ano passado, Elsa Kania, especialista chinesa em tecnologia de Defesa do Center for a New American Security, e Wilson VornDick, consultor de assuntos da China e ex-oficial da Marinha, escreveram um artigo no qual apontavam as ambições da China de aplicar a biotecnologia ao campo de batalha.

Segundo os especialistas, era um sinal de que a China estava interessada em usar tecnologia de edição de genes para melhorar o desempenho humano.

“Embora o potencial aproveitamento da CRISPR para aumentar as capacidades humanas no futuro campo de batalha seja apenas uma possibilidade hipotética, há indícios de que os investigadores militares chineses estão a começar a explorar o seu potencial”, escreveram, citados pelo Interesting Engineering.

As relações entre a China e os Estados Unidos bateram no ponto mais baixo em mais de 30 anos, abaladas por uma prolongada guerra comercial e tecnológica, disputas em torno do estatuto de Hong Kong, a soberania do mar do Sul da China ou abusos dos Direitos Humanos no país asiático.

Diante dessas tensões, as autoridades chinesas cogitaram a possibilidade de um confronto militar com os Estados Unidos. O Presidente chinês Xi Jinping já ordenou que o seu exército esteja pronto para o pior cenário possível.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os EUA têm o terrível defeito de se permitirem a tudo e tudo apenas a si próprios. Infelizmente há mais países no mundo que também têm liberdade para fazerem o que bem entenderem e ainda bem!

  2. Não é que eu goste especialmente da China, pois abomino ditaduras, sejam elas de que quadrante ideológico forem. Mas o que é facto é que é rizível ler o termo “acusam” como se houvesse alguma espécie de comissão mundial de anti-dopping militar.

    Deixa-me adivinhar: os EUA acusam a China de fazer batota na guerra? Helllloooo!?… Na guerra não há regras nem batotas e os EUA acima de qualquer país sabe bem disso.

  3. Não será o Ocidente que esteja a alimentar toda esta expansão chinesa? Quase tudo o que compramos e por vezes até não há escolha, é made in China, portanto abram os olhos se não querem acabar por ser completamente absorvidos pelo gigante chinês.

    • Obviamente!
      A ditadura chinesa produz e vende tudo para o resto do mundo enquanto mantém o seu povo prisioneiro de um regime onde as pessoas são peões sem liberdade individual e apenas úteis para produzir e exportar, para aumentar o poder da grande China!!

RESPONDER

Mali. Morreu o homem suspeito de tentar matar Presidente interino

O governo do Mali anunciou a morte do homem acusado de tentativa de homicídio do Presidente de transição do Mali, coronel Assimi Goita, sob detenção dos serviços de segurança malianos. "Durante as investigações, o estado …

Pré-candidato à presidência da Nicarágua é detido a mando do governo. É já o sétimo

Legislação do país impede que os indivíduos que se encontrem a ser investigados ou detidos concorram a cargos públicos. Daniel Ortega está na liderança do país desde 2007, promovendo ao longo dos anos diversas estratégias …

Bruxelas propõe alívio das regras para slots das companhias aéreas até 2022

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira prolongar, até março de 2022, o alívio das regras da União Europeia (UE) para faixas horárias de descolagem e aterragem das companhias aéreas, devido aos efeitos ainda visíveis da …

Termos associados à pandemia foram os mais pesquisados no Google

Num ano marcado pela pandemia, os termos mais pesquisados no Google em Portugal estão relacionados com a covid-19, sendo a primeira vez em que a liderança do 'ranking' de pesquisas não está associada à meteorologia. "O …

Dois dos portugueses suspeitos de violarem jovens espanholas podem ficar em prisão preventiva

O Ministério Público (MP) espanhol pede que dois dos portugueses suspeitos de violarem duas jovens espanholas fiquem em prisão preventiva. Os quatro jovens dizem que as relações sexuais foram consentidas. O Ministério Público (MP) espanhol quer …

Trofense: todos os titulares portugueses, todos os suplentes brasileiros

Curiosidade à volta da equipa da Trofa, que não foi além do primeiro jogo na Taça da Liga. "É a equipa Roberto Leal". O Trofense conseguiu o regresso às competições profissionais de futebol e, por isso, …

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …