/

Estados Unidos acusam China de criar super-soldados “biologicamente aprimorados”

7

Wu Hong / EPA

John Ratcliffe, diretor da Inteligência Nacional dos Estados Unidos (DNI), acusou a China de conduzir “testes em humanos” para criar super-soldados com “capacidades biologicamente aprimoradas”.

Num artigo publicado na quinta-feira no The Wall Street Journal, o oficial norte-americano argumentou que os testes foram realizados em soldados do Exército Popular de Libertação da China. “Não há limites éticos para a busca de Pequim pelo poder”, escreveu Ratcliffe.

No ano passado, Elsa Kania, especialista chinesa em tecnologia de Defesa do Center for a New American Security, e Wilson VornDick, consultor de assuntos da China e ex-oficial da Marinha, escreveram um artigo no qual apontavam as ambições da China de aplicar a biotecnologia ao campo de batalha.

Segundo os especialistas, era um sinal de que a China estava interessada em usar tecnologia de edição de genes para melhorar o desempenho humano.

“Embora o potencial aproveitamento da CRISPR para aumentar as capacidades humanas no futuro campo de batalha seja apenas uma possibilidade hipotética, há indícios de que os investigadores militares chineses estão a começar a explorar o seu potencial”, escreveram, citados pelo Interesting Engineering.

As relações entre a China e os Estados Unidos bateram no ponto mais baixo em mais de 30 anos, abaladas por uma prolongada guerra comercial e tecnológica, disputas em torno do estatuto de Hong Kong, a soberania do mar do Sul da China ou abusos dos Direitos Humanos no país asiático.

Diante dessas tensões, as autoridades chinesas cogitaram a possibilidade de um confronto militar com os Estados Unidos. O Presidente chinês Xi Jinping já ordenou que o seu exército esteja pronto para o pior cenário possível.

ZAP //

7 Comments

  1. Os EUA têm o terrível defeito de se permitirem a tudo e tudo apenas a si próprios. Infelizmente há mais países no mundo que também têm liberdade para fazerem o que bem entenderem e ainda bem!

  2. Não é que eu goste especialmente da China, pois abomino ditaduras, sejam elas de que quadrante ideológico forem. Mas o que é facto é que é rizível ler o termo “acusam” como se houvesse alguma espécie de comissão mundial de anti-dopping militar.

    Deixa-me adivinhar: os EUA acusam a China de fazer batota na guerra? Helllloooo!?… Na guerra não há regras nem batotas e os EUA acima de qualquer país sabe bem disso.

  3. Não será o Ocidente que esteja a alimentar toda esta expansão chinesa? Quase tudo o que compramos e por vezes até não há escolha, é made in China, portanto abram os olhos se não querem acabar por ser completamente absorvidos pelo gigante chinês.

    • Obviamente!
      A ditadura chinesa produz e vende tudo para o resto do mundo enquanto mantém o seu povo prisioneiro de um regime onde as pessoas são peões sem liberdade individual e apenas úteis para produzir e exportar, para aumentar o poder da grande China!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.