Estados Unidos acusam China de criar super-soldados “biologicamente aprimorados”

Wu Hong / EPA

John Ratcliffe, diretor da Inteligência Nacional dos Estados Unidos (DNI), acusou a China de conduzir “testes em humanos” para criar super-soldados com “capacidades biologicamente aprimoradas”.

Num artigo publicado na quinta-feira no The Wall Street Journal, o oficial norte-americano argumentou que os testes foram realizados em soldados do Exército Popular de Libertação da China. “Não há limites éticos para a busca de Pequim pelo poder”, escreveu Ratcliffe.

No ano passado, Elsa Kania, especialista chinesa em tecnologia de Defesa do Center for a New American Security, e Wilson VornDick, consultor de assuntos da China e ex-oficial da Marinha, escreveram um artigo no qual apontavam as ambições da China de aplicar a biotecnologia ao campo de batalha.

Segundo os especialistas, era um sinal de que a China estava interessada em usar tecnologia de edição de genes para melhorar o desempenho humano.

“Embora o potencial aproveitamento da CRISPR para aumentar as capacidades humanas no futuro campo de batalha seja apenas uma possibilidade hipotética, há indícios de que os investigadores militares chineses estão a começar a explorar o seu potencial”, escreveram, citados pelo Interesting Engineering.

As relações entre a China e os Estados Unidos bateram no ponto mais baixo em mais de 30 anos, abaladas por uma prolongada guerra comercial e tecnológica, disputas em torno do estatuto de Hong Kong, a soberania do mar do Sul da China ou abusos dos Direitos Humanos no país asiático.

Diante dessas tensões, as autoridades chinesas cogitaram a possibilidade de um confronto militar com os Estados Unidos. O Presidente chinês Xi Jinping já ordenou que o seu exército esteja pronto para o pior cenário possível.

  ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Os EUA têm o terrível defeito de se permitirem a tudo e tudo apenas a si próprios. Infelizmente há mais países no mundo que também têm liberdade para fazerem o que bem entenderem e ainda bem!

  2. Não é que eu goste especialmente da China, pois abomino ditaduras, sejam elas de que quadrante ideológico forem. Mas o que é facto é que é rizível ler o termo “acusam” como se houvesse alguma espécie de comissão mundial de anti-dopping militar.

    Deixa-me adivinhar: os EUA acusam a China de fazer batota na guerra? Helllloooo!?… Na guerra não há regras nem batotas e os EUA acima de qualquer país sabe bem disso.

  3. Não será o Ocidente que esteja a alimentar toda esta expansão chinesa? Quase tudo o que compramos e por vezes até não há escolha, é made in China, portanto abram os olhos se não querem acabar por ser completamente absorvidos pelo gigante chinês.

    • Obviamente!
      A ditadura chinesa produz e vende tudo para o resto do mundo enquanto mantém o seu povo prisioneiro de um regime onde as pessoas são peões sem liberdade individual e apenas úteis para produzir e exportar, para aumentar o poder da grande China!!

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …