A China queria enviar tartarugas para o lado oculto da Lua

A China estava a planear enviar tartarugas para o lado oculto da Lua como parte da missão Chang’e-4, de acordo com as revelações de um dos cientistas envolvidos.

O plano foi cancelado depois de os investigadores se aperceberem que só teriam oxigénio suficiente para as manter vivas durante 20 dias – um período de tempo muito menor do que o tempo que a sonda chinesa demorou a pousar na superfície lunar.

Xie Gengxin, do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de Chongqing, foi responsável por projetar a experiência biológica a bordo do Chang’e-4. Em entrevista à revista de tecnologia IEEE Spectrum, Xie disse que a equipa inicialmente queria enviar uma pequena espécie de tartaruga para a lua. Isto poderia ter fornecido informações importantes sobre a forma como os animais reagem às condições gravitacionais na superfície lunar – descobertas que podem ajudar futuras missões tripuladas.

No entanto, restrições em torno de pesos a bordo da nave espacial impediram-nos de não pudesse exceder três quilos”, disse o investigador à revista. “Embora seja muito significativo escolher tartaruga, o oxigénio dentro da carga só pode ser usado durante cerca de 20 dias para tartarugas”.

O Chang’e-4 foi lançado em 7 de dezembro do ano passado. A sonda entrou na órbita lunar cinco dias depois e aterrou na superfície da lua em 3 de janeiro. Dois meses antes da descolagem, a experiência biológico foi integrado na sonda. De acordo com o Newsweek, Tudo tinha de ser mantido vivo durante cerca de três meses antes de alcançar a Lua.

Por outro lado, Xie disse que a China ainda não descartou o envio de animais em futuras missões de Chang’e. Os cientistas esperam enviar mais cargas biológicas no futuro e, se receberem alocações maiores, pode ser possível enviar animais no futuro.

Há uma longa história de animais a ser enviados para o espaço. Moscas-da-fruta foram lançadas a 100 quilómetros na atmosfera da Terra em 1972. Dois anos depois, os primeiros macacos – chamados Albert I e Albert II – foram lançados em foguetes V-2. Ambos morreram, com Albert I a sufocar e Albert II no impacto após uma falha no pára-quedas. Em 1968, a União Soviética enviou as primeiras tartarugas ao espaço numa nave que orbitaria a lua. Sobreviveram à viagem de volta à Terra.

Atualmente, os seres humanos são o único animal vivo que visitou a superfície da lua. No entanto, pode haver milhares de tardígrados – criaturas microscópicas que habitam a água conhecidas pelas suas capacidades extremas de sobrevivência – vivos na lua agora.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …