A China queria enviar tartarugas para o lado oculto da Lua

A China estava a planear enviar tartarugas para o lado oculto da Lua como parte da missão Chang’e-4, de acordo com as revelações de um dos cientistas envolvidos.

O plano foi cancelado depois de os investigadores se aperceberem que só teriam oxigénio suficiente para as manter vivas durante 20 dias – um período de tempo muito menor do que o tempo que a sonda chinesa demorou a pousar na superfície lunar.

Xie Gengxin, do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de Chongqing, foi responsável por projetar a experiência biológica a bordo do Chang’e-4. Em entrevista à revista de tecnologia IEEE Spectrum, Xie disse que a equipa inicialmente queria enviar uma pequena espécie de tartaruga para a lua. Isto poderia ter fornecido informações importantes sobre a forma como os animais reagem às condições gravitacionais na superfície lunar – descobertas que podem ajudar futuras missões tripuladas.

No entanto, restrições em torno de pesos a bordo da nave espacial impediram-nos de não pudesse exceder três quilos”, disse o investigador à revista. “Embora seja muito significativo escolher tartaruga, o oxigénio dentro da carga só pode ser usado durante cerca de 20 dias para tartarugas”.

O Chang’e-4 foi lançado em 7 de dezembro do ano passado. A sonda entrou na órbita lunar cinco dias depois e aterrou na superfície da lua em 3 de janeiro. Dois meses antes da descolagem, a experiência biológico foi integrado na sonda. De acordo com o Newsweek, Tudo tinha de ser mantido vivo durante cerca de três meses antes de alcançar a Lua.

Por outro lado, Xie disse que a China ainda não descartou o envio de animais em futuras missões de Chang’e. Os cientistas esperam enviar mais cargas biológicas no futuro e, se receberem alocações maiores, pode ser possível enviar animais no futuro.

Há uma longa história de animais a ser enviados para o espaço. Moscas-da-fruta foram lançadas a 100 quilómetros na atmosfera da Terra em 1972. Dois anos depois, os primeiros macacos – chamados Albert I e Albert II – foram lançados em foguetes V-2. Ambos morreram, com Albert I a sufocar e Albert II no impacto após uma falha no pára-quedas. Em 1968, a União Soviética enviou as primeiras tartarugas ao espaço numa nave que orbitaria a lua. Sobreviveram à viagem de volta à Terra.

Atualmente, os seres humanos são o único animal vivo que visitou a superfície da lua. No entanto, pode haver milhares de tardígrados – criaturas microscópicas que habitam a água conhecidas pelas suas capacidades extremas de sobrevivência – vivos na lua agora.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …

Homem da comunicação de Rui Rio pertence à maçonaria

João Tocha, o homem que o líder do PSD escolheu para fazer parte da sua comunicação, é maçon, avança a revista Visão esta quinta-feira. Em declarações à Visão, João Tocha, iniciado no Grande Oriente Lusitano …

Marco Silva despedido do Everton

O treinador português Marco Silva foi hoje despedido pelo Everton, clube da Primeira Liga inglesa de futebol, um dia depois do desaire por 5-2 no reduto do rival da cidade, o campeão europeu Liverpool. “O Everton …