A China queria enviar tartarugas para o lado oculto da Lua

A China estava a planear enviar tartarugas para o lado oculto da Lua como parte da missão Chang’e-4, de acordo com as revelações de um dos cientistas envolvidos.

O plano foi cancelado depois de os investigadores se aperceberem que só teriam oxigénio suficiente para as manter vivas durante 20 dias – um período de tempo muito menor do que o tempo que a sonda chinesa demorou a pousar na superfície lunar.

Xie Gengxin, do Instituto de Pesquisa Tecnológica da Universidade de Chongqing, foi responsável por projetar a experiência biológica a bordo do Chang’e-4. Em entrevista à revista de tecnologia IEEE Spectrum, Xie disse que a equipa inicialmente queria enviar uma pequena espécie de tartaruga para a lua. Isto poderia ter fornecido informações importantes sobre a forma como os animais reagem às condições gravitacionais na superfície lunar – descobertas que podem ajudar futuras missões tripuladas.

No entanto, restrições em torno de pesos a bordo da nave espacial impediram-nos de não pudesse exceder três quilos”, disse o investigador à revista. “Embora seja muito significativo escolher tartaruga, o oxigénio dentro da carga só pode ser usado durante cerca de 20 dias para tartarugas”.

O Chang’e-4 foi lançado em 7 de dezembro do ano passado. A sonda entrou na órbita lunar cinco dias depois e aterrou na superfície da lua em 3 de janeiro. Dois meses antes da descolagem, a experiência biológico foi integrado na sonda. De acordo com o Newsweek, Tudo tinha de ser mantido vivo durante cerca de três meses antes de alcançar a Lua.

Por outro lado, Xie disse que a China ainda não descartou o envio de animais em futuras missões de Chang’e. Os cientistas esperam enviar mais cargas biológicas no futuro e, se receberem alocações maiores, pode ser possível enviar animais no futuro.

Há uma longa história de animais a ser enviados para o espaço. Moscas-da-fruta foram lançadas a 100 quilómetros na atmosfera da Terra em 1972. Dois anos depois, os primeiros macacos – chamados Albert I e Albert II – foram lançados em foguetes V-2. Ambos morreram, com Albert I a sufocar e Albert II no impacto após uma falha no pára-quedas. Em 1968, a União Soviética enviou as primeiras tartarugas ao espaço numa nave que orbitaria a lua. Sobreviveram à viagem de volta à Terra.

Atualmente, os seres humanos são o único animal vivo que visitou a superfície da lua. No entanto, pode haver milhares de tardígrados – criaturas microscópicas que habitam a água conhecidas pelas suas capacidades extremas de sobrevivência – vivos na lua agora.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Charlie" é o robô peixe-gato da CIA que permitiu pesquisas subaquáticas (e já realizou missões secretas)

De várias formas e tamanhos, os robôs têm sido sido muitas vezes usados por muitas entidades para trabalhos de pesquisa e investigação. A CIA não é exceção e por isso desenvolveu um peixe robótico chamado …

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …