China quer reescrever o sistema eleitoral de Hong Kong para eliminar divergências

Jerome Favre / EPA

Pequim está a planear reescrever o sistema eleitoral de Hong Kong para eliminar qualquer desafio à sua autoridade por parte da legislatura local, fechando uma das últimas vias de dissidência no território semi-autónomo chinês. 

O Conselho Legislativo tem desempenhado durante décadas um papel crucial no movimento pró-democracia da cidade, permitindo que legisladores eleitos pelo povo debatam políticas e reformas eleitorais.

No entanto, esta sexta-feira, o Parlamento liderado pelo Partido Comunista da China anunciou que vai restringir quem poderia concorrer a esses cargos para garantir que a cidade seja governada apenas por “pessoas leais”.

Segundo o Vice, os analistas descreveram o plano como um grave ataque ao alto grau de autonomia de Hong Kong, que Pequim disse que preservaria durante pelo menos 50 anos após a ex-colónia britânica regressar ao domínio chinês em 1997.

“Isto é realmente transformar Hong Kong no resto da China, exceto Tibete e Xinjiang”, disse Victoria Hui, cientista política da Universidade de Notre Dame. “Não há espaço para divergências”.

As mudanças esperadas no sistema eleitoral de Hong Kong seguem-se à repressão em massa de Pequim contra os ativistas pró-democracia da cidade, após um ano de violentos protestos que abalaram os líderes chineses. Desde então, Pequim impôs uma ampla lei de segurança nacional para Hong Kong que levou à prisão de grande parte dos líderes de oposição da cidade.

O parlamento da China, o Congresso Nacional do Povo, está a planear dar a um grupo formado principalmente por fiéis a Pequim o poder de nomear todos os legisladores, de acordo com Wang Chen, um alto funcionário parlamentar. O grupo, chamado Comité Eleitoral, tradicionalmente cumpre as ordens de Pequim para escolher o líder da cidade.

O plano também visa mudar a composição do Comité Eleitoral, segundo Wang. Os media de Hong Kong noticiaram que Pequim pretende eliminar 117 assentos para vereadores eleitos, que provavelmente serão ocupados por ativistas da oposição.

Na sessão de abertura da reunião parlamentar anual esta sexta-feira, Wang disse que “forças anti-China” e “forças separatistas radicais” têm defendido as suas causas, que as mudanças eleitorais vão preencher as “lacunas” no atual sistema eleitoral de Hong Kong e garantir que a cidade seja governada apenas por “patriotas”.

A previsão é que uma diretriz para a reforma eleitoral seja aprovada na próxima semana. A líder pró-Pequim de Hong Kong, a executiva-chefe Carrie Lam, saúda estas mudanças, dizendo que ajudarão a garantir a prosperidade e estabilidade da cidade.

Embora os detalhes do plano ainda não tenham sido anunciados, analistas consideram que a liderança chinesa está a tentar eliminar todas as possibilidades de políticos da oposição entrarem nos órgãos de Governo de Hong Kong.

No domingo passado, 47 políticos da oposição foram acusados de conspiração para cometer subversão, que acarreta pena máxima de prisão perpétua. A maioria permanece sob custódia.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Obsessão" pelo défice é para Bruxelas ver. Esquerda exige execução do OE2021

As metas do défice e da dívida previstas no Programa de Estabilidade, que o Governo entregou esta quinta-feira no Parlamento, não mereceram a aprovação do Bloco de Esquerda e do PCP. Num período de muita incerteza, …

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores. A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com …

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …