China. Mulher que adotou 118 crianças condenada a 20 anos de prisão por fraude e extorsão

Uma mulher de 54 anos, considerada filantropa por adotar 118 crianças, foi condenada, na China, a 20 anos de prisão por fraude, extorsão, falsificação e distúrbios da ordem pública.

Li Yanxia foi considerada culpada, na quarta-feira, de extorsão, fraude, falsificação e perturbação da ordem pública, noticiou na quinta-feira o Jornal de Notícias. A mulher de 54 anos foi também multada em 388 mil dólares (cerca de 347 mil euros).

Já o companheiro de Li Yanxia, Xu Qi, foi condenado a 12 anos e meio de prisão e a aproximadamente 156 mil euros de multa. As penas dos restantes 14 cúmplices vão até quatro anos de prisão.

Em 2006, Li Yanxia ficou conhecida por adotar dezenas de crianças na cidade de Wu’an, na China. Ao longo dos anos, acumulou uma riqueza elevada e tornou-se uma das mulheres mais ricas de Hebei, chegando a investir numa empresa de exploração de minas de ferro e tornando-se a principal acionista anos depois.

“Vi uma menina de cinco ou seis anos a correr pela mina. O pai tinha morrido, a mãe tinha fugido e decidi adotá-la. Foi a primeira pessoa que ficou à minha guarda”, disse a mulher ao jornal Yanzhao Metropolis Daily, na altura.

Continuou a adotar mais crianças até que decidiu abrir um orfanato, chamado Love Village. O número de crianças sob os seus cuidados atingiu o pico em 2017, com 118 adoções.

Foi nesse ano que as autoridades receberam denúncias públicas, alertando para atividades suspeitas. Em maio de 2018, descobriram que a mulher possuía cerca de três milhões de euros divididos em várias contas bancárias e possuía veículos de luxo como Land Rover e Mercedes Benz. Li Yanxia estaria a realizar atividades ilegais desde 2011.

Algumas das crianças eram sujeitas a trabalhos de força. Quando a mulher estava interessada em alguma propriedade, exigia que estas se deixassem atropelar pelas carrinhas dos construtores para interromper as obras, chantageando as empresas.

Há dois meses, ainda se encontravam 74 crianças no orfanato, que foram então transferidas para instituições governamentais.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …

50 deputados e menos de 100 pessoas na sala. Posse de Marcelo segue modelo do 25 de Abril

Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar posse como Presidente da República, no parlamento, no dia 9 de março, numa cerimónia em que apenas estarão presentes 50 dos 230 deputados e menos de 100 pessoas no …

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …