China regista maior surto em meses. Caso suspeito na Coreia do Norte não estava infetado

GovBogotá / Fotos Publicas

A China registou este domingo o maior aumento de casos desde abril. Entretanto, a Coreia do Sul veio a público negar que o primeiro caso suspeito na Coreia do Norte esteja infetado.

A China registou mais 61 casos de covid-19 nas últimas 24 horas – o maior aumento desde abril. Destes, 41 são na região de Xinjiang e 14 na província de Liaoning.

Estes dois surtos ocorreram por transmissão local, assim como mais dois casos diagnosticados na província de Jilin. Xinjiang fica no extremo noroeste da China, enquanto Liaoning e Jilin são províncias vizinhas, que se situam no nordeste do país.

As autoridades de saúde chinesas revelaram que mais quatro casos foram diagnosticados em viajantes estrangeiros, os chamados casos “importados”.

As autoridades de saúde acrescentaram que, até à meia-noite (17h de domingo em Lisboa), dez pacientes tiveram alta, fixando o número total de casos activos no país asiático em 339, entre os quais 21 permanecem em estado grave.

Entretanto, a Coreia do Norte declarou “emergência sanitária máxima”, decretando o isolamento da cidade de Kaesong, na sua fronteira com o Sul, após detetar um caso suspeito, o primeiro anunciado pelo regime.

Segundo o país, tratava-se de um cidadão norte-coreano que se havia mudado para a Coreia do Sul há três anos e que terá regressado ao país depois de “atravessar ilegalmente”, na semana passada, a fronteira militarizada que separa os dois países.

Esta segunda-feira, a Coreia do Sul veio dizer que o homem não estava infetado nem esteve em contacto com casos confirmados de covid-19, de acordo com o Diário de Notícias.

“A pessoa não é registada como paciente de covid-19, nem classificada como pessoa que entrou em contato com doentes infetados pelo vírus”, disse Yoon Tae-ho, um oficial de saúde sênior, segundo a agência de notícias Yonhap.

Os testes de despiste que foram realizados a duas pessoas que tiveram contato próximo com o desertor deram resultado negativo, informaram ainda as autoridades de Seul.

Até agora, a Coreia do Norte reafirmou não registava um único caso de covid-19, acrescentando que o país “impediu completamente a invasão do vírus maligno”, apesar da crise sanitária que se regista em todo o mundo.

A nível global, muitos especialistas já demonstraram sérias dúvidas sobre a situação da pandemia na Coreia do Norte devido à proximidade da República Popular da China e por causa das infraestruturas sanitárias precárias do país.

A Coreia do Norte encerrou as fronteiras no princípio do ano, proibiu a entrada de turistas e mobilizou os profissionais de saúde a imporem uma quarentena de 14 dias a todos os cidadãos que apresentassem sintomas da doença.

Esta semana, o país anunciou que se vai juntar à corrida pelo desenvolvimento de uma vacina para a covid-19.

Vietname evacua 80 mil pessoas de Danang

O Vietname vai evacuar a região turística de Danang depois de três residentes terem tido testes positivos para o novo coronavírus durante o fim-de-semana, anunciou o Governo nesta segunda-feira.

Cerca de 80 mil pessoas, sobretudo turistas locais, serão retirados ao longo de quatro dias, com cerca de 100 voos diários a fazer a ligação com 11 cidades vietnamitas.

O Ministério da Saúde vietnamita pede que aqueles que saiam de Danang fiquem isolados em casa durante 14 dias.

O Vietname tem aplicado medidas severas de prevenção (tanto de quarentena como de testagem) e conta até agora 420 casos confirmados de infecção e nenhuma morte.

No sábado, o Vietname confirmou o primeiro caso de infeção local com covid-19 nos últimos 99 dias, colocando em quarentena pelo menos 50 pessoas que tiveram contacto com o doente. O Ministério da Saúde vietnamita informou que o doente, de 57 anos, sofreu os primeiros sintomas de pneumonia em 17 de julho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 648 mil mortos e infetou mais de 16,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …

Putin avisa que quem ameaçar a Rússia "se irá arrepender como nunca"

O presidente Vladimir Putin emitiu um alerta durante o seu discurso anual ao Governo. O líder frisou que qualquer membro da comunidade internacional que ameace a Rússia "se irá arrepender como nunca se arrependeu antes". O …

Nove anos depois, Bruxelas deixa de monitorizar atividade da CGD

A Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia (DG Comp) encerrou o processo de monitorização do plano estratégico da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "A Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) informa que recebeu comunicação da Direção …

Se não fosse o vídeo de Darnella Frazier, "Derek Chauvin ainda seria polícia"

Darnella Frazier, na altura com 17 anos, foi a responsável pelo vídeo que mostra o ex-agente da polícia Derek Chauvin a prender o afro-americano George Floyd, que acabou por não resistir. Esta terça-feira foi um dia …

Eutanásia. Jurisdição do PSD considera haver matéria para processo disciplinar a Rio e Adão Silva

O Conselho Nacional de Jurisdição do PSD considerou que existe "matéria bastante para abertura de processo disciplinar" ao presidente do partido e ao líder parlamentar por violação de uma decisão do Congresso sobre eutanásia, faltando …

"Um charro para uma vacina." Ativistas oferecem canábis a nova-iorquinos vacinados

"Um charro para uma vacina." Este é o mote dos ativistas pela legalização da canábis que, esta terça-feira, ofereceram um charro às pessoas que receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 …

Recurso de Amorim arquivado. Sporting avança para a "impugnação judicial"

O Sporting anunciou, esta quarta-feira, que o seu treinador vai avançar com uma "impugnação judicial" do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Portuguesa (FPF). Num comunicado, o clube de Alvalade lamentou …

Casa Branca exige que Congresso aprove reformas de práticas policiais

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, quer que o Congresso aprove reformas relativas às práticas policiais para fazer justiça ao legado do afro-americano George Floyd, depois de o ex-polícia Derek Chauvin ter sido …