China, Japão e Brasil são dos melhores países para viver a idade da reforma. EUA é considerado um dos piores

Embora o envelhecimento seja visto como algo inevitável, é também visto de forma muito diferente em todo o mundo e em ambientes diferentes – o que pode ser prejudicial para a saúde e para o bem-estar das pessoas.

Para perceber de que modo o envelhecimento é visto em vários países do mundo, foram realizados dois estudos onde os investigadores mediram o sentimento público e os preconceitos em relação ao envelhecimento administrando o Teste de Associação Implícita.

Este teste mede a força das associações subconscientes de uma pessoa, sendo que foram contabilizados 800.000 participantes em cada pesquisa do banco de dados do Projeto Implícito, avança o Futurity.



O primeiro estudo, publicado no jornal Sage, examinou os países que mostram o maior preconceito contra as pessoas mais velhas, e os que tendem a ter mais preocupações com estas.

Percebeu-se então que países individualistas como os Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, África do Sul e Austrália têm os maiores preconceitos de idade, e são também os estados onde as pessoas estão mais focadas em manter uma aparência jovem. Culturalmente, estes países tendem a enfatizar a individualidade e a independência das pessoas.

Pelo contrário nos considerados países coletivistas, como é o caso do Japão, China, Coreia do Sul, Índia e Brasil – há uma maior tendência para a coesão e harmonia do grupo, por isso tendem a respeitar mais os idosos e a aplicar melhores políticas para os beneficiar.

Publicado na European Journal of Social Psychology, um segundo estudo investigou o peso da idade nos Estados Unidos, e o preconceito que no país existe.

O estudo analisou estados individuais, e os investigadores perceberam que alguns destinos populares para a reforma, também tendiam a ser mais preconceituosos para com as pessoas mais velhas, como é o caso da Flórida, da Carolina do Sul e do Norte.

Muitos destes estados tendem a ter os piores resultados de expectativa de vida para adultos mais velhos. “Possivelmente, esta tendência deve-se ao atrito que ocorre quando há grandes fluxos de idosos nas regiões, pois estas nem sempre são as mais adequadas para recebê-los”.

Um outro fator que faz com que haja maior preconceito, é o facto dos estados que recebem mais idosos tenderem a ter custos mais elevados com o sistema de saúde. Uma razão para os gastos adicionais com saúde é porque adultos mais velhos com mais doenças causam uma maior procura por recursos de saúde, pode ler-se no estudo.

A outra razão é que esses estados podem ser piores na administração de apoios e fundos para idosos. Os estados, e a forma como tratam os idosos, provavelmente afeta a facilidade com que as pessoas podem adquirir os serviços.

“Ambos os estudos demonstram como é que os ambientes locais afetam as atitudes das pessoas e a vida dos idosos. Crescemos nos nossos ambientes e estes moldam-nos de formas muito importantes e de uma maneira que nem percebemos ”, diz William Chopik, professor assistente de psicologia na Michigan State University e autor dos estudos.

O especialista recorda que “estar exposto a políticas e atitudes a nível nacional pode moldar a forma como interagimos com os idosos. A nível estadual, nos Estados Unidos, a maneira como se trata os idosos tem implicações importantes para eles“.

De acordo com os autores, também existem muitos benefícios para este tipo de mentalidade, assim como existem diferentes desvantagens para as culturas mais coletivistas.

Ainda assim, parece que os Estados Unidos e muitos outros países do mundo, têm um problema de preconceito de idade que deve ser resolvido nos próximos anos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga figura de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …