/

China garante que vai ser o país com mais robôs em 2017

B!T

-

A Federação Internacional de Robótica afirma que a China será o país do mundo com mais robôs, em 2017. Por agora, os números estão longe desta realidade, mas a tendência é para a automação.

Por cada dez mil trabalhadores nas indústrias de manufatura, a China tem apenas 30 robôs, proporção longe de tornar possível a previsão da Federação Internacional de Robótica que antecipa este país como aquele que deverá ter mais robôs, dentro de dois anos, numa escala global.

No entanto, a previsão tem por base a aceleração da automação na indústria automóvel e no setor da eletrónica, que levam a Federação a crer numa rápida ascensão dos robôs nos processos de produção da China. O país já detém a maior quota de mercado no que diz respeito às transações destes equipamentos mas ainda não conseguiu atingir a integração plena nas suas indústrias.

Para alcançar este objetivo, a Federação aponta a contribuição dos fabricantes de automóveis que planeiam construir as suas fábricas na China e garante que a inflação nos salários dos trabalhadores também irá influenciar o número de robôs utilizados, prevendo cerca de 428 mil deste tipo de equipamentos para 2017.

Gudrun Litzenberger, secretária-geral da divisão de Frankfurt da Federação Internacional de Robótica explica que “as empresas são forçadas cada vez mais a investir em robôs para serem mais produtivas e aumentar a qualidade”.

Para além da própria indústria automóvel, também os fabricantes especializados em robótica estão de viagem para a China, estando já alguns dos principais nomes no país. ABB, Kuka, Yaskawa e Fanuc já estão a produzir em território chinês e a previsão é de que os restantes setores acompanhem a tendência, com especial enfoque nos aparelhos eletrónicos.

Filipa Almeida, B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.