
O Walker S2 possui um design de bateria dupla e pode trocar um módulo esgotado numa estação de bateria estrategicamente colocada
A China lança o primeiro robô do mundo capaz de funcionar sozinho 24 horas por dia, 7 dias por semana – isto porque é capaz de mudar as próprias baterias.
O robô humanoide Walker S2, que pode mudar a sua própria bateria quando está a ficar com pouca energia, pode ser deixado a funcionar sozinho para sempre.
Fabricado pela empresa chinesa UBTECH, este robô revolucionário tem 162 centímetros de altura e pesa 43 quilos, o que o torna do tamanho e peso de um adulto pequeno.
Utilizando uma bateria de lítio de 48 volts num sistema de bateria dupla, o robô pode andar durante duas horas ou ficar de pé durante quatro horas antes de ficar sem energia.
Uma vez esgotada, a bateria demora 90 minutos a carregar completamente.
Como considera a Live Science, sua caraterística mais interessante – que os representantes da UBTECH dizem ser uma novidade mundial – é que, em vez de depender de um operador humano para remover e recarregar a sua bateria, a máquina pode realizar esta tarefa inteiramente sozinha.
Em novas imagens publicadas no dia 17 de julho no YouTube, o robô Walker S2 é visto a aproximar-se de uma estação de carregamento de baterias para trocar a sua bateria.
De costas para a estação, usa os braços para retirar a bateria instalada nas costas e coloca-a numa ranhura vazia para recarregar. Em seguida, retira uma bateria nova da unidade e insere-a na sua porta.
O robô troca a própria bateria no caso de uma das suas baterias ficar sem carga – e, assim, funciona autonomamente durante 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O Walker S2, que foi concebido para ser utilizado em ambientes como fábricas ou como um robô semelhante a um ser humano para atender e cumprimentar clientes em locais públicos.
Como detalha a Live Science, tem 20 graus de liberdade (o número de formas como as articulações ou mecanismos se podem mover) e é também compatível com Wi-Fi e Bluetooth.