China lidera aumento mundial ao nível da energia eólica

SXC

A China construiu mais parques eólicos em 2020 do que os restantes países do mundo juntos, alcançado um recorde de instalações.

De acordo com um relatório da Bloomberg New Energy Finance, citado na quarta-feira pelo Guardian, a China construiu parques suficientes para abastecer quase três vezes o número de residências no Reino Unido, atingindo um aumento de 60% em relação a 2019.

O relatório revelou que a China construiu mais da metade da nova capacidade de energia eólica do mundo. Isabelle Edwards, a autora do documento, afirmou: “Embora todas as regiões tenham” aumentado a “capacidade eólica” em relação ao ano anterior, “o crescimento sem precedentes em 2020 deve ser creditado ao mercado eólico chinês”.

Os empreendedores chineses que atuam na energia renovável entraram no mercado antes de um corte iminente nos subsídios. Um relatório elaborado por ativistas norte-americanos do Global Energy Monitor mostrou que a China também construiu quase dois terços das usinas de carvão atualmente em operação no mundo.

Nos primeiros seis meses de 2020, continuou o relatório, a China também construiu 90% de todas as usinas a carvão a nível mundial e metade da capacidade no campo da eletricidade a carvão.

O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou o ano passado que o país reduziria as suas emissões de gases de efeito estufa nos próximos cinco anos, caindo para zero em 2060. Contudo, especialistas alertaram que o 14.º plano quinquenal da China, publicado este mês, pode levar a um crescimento nas emissões.

O aumento do parque eólico na China e nos EUA tirou a dinamarquesa Vestas da liderança ao nível de fabricantes de turbinas eólicas, posição que ocupava há cinco anos. A empresa foi ultrapassada pela norte-americana GE e pela chinesa Xinjiang Goldwind.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

"Dever de neutralidade". Portugal não assinou carta contra a Hungria pelos direitos LGBTI

O Governo de António Costa está a ser duramente criticado por ter recusado subscrever uma carta assinada por 13 Estados-membros da União Europeia (UE) contra a Hungria, na defesa dos direitos LGBTI neste país. O …

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …