Chilena quer permissão para abortar depois de tomar pílula com defeito

Uma chilena recorreu à justiça para ter autorização para abortar, depois de ter sido uma das mais de 100 mulheres que tomaram pílulas com defeito distribuídas pelo sistema público de saúde.

Foi em outubro do ano passado que Javiera (nome fictício) descobriu que estava grávida. A notícia foi surpreendente porque a chilena, de 32 anos, tomava anticoncecionais há três anos. Segundo a BBC, foi então que descobriu que não era caso único.

Javiera foi uma das mais de 100 chilenas que foram vítimas de um escândalo que afetou de forma significativa o sistema público de saúde deste país sul-americano, que distribuiu uma pílula com defeito a milhares de mulheres.

Mais de 100 chilenas engravidaram depois de tomar pílulas com defeito dadas pelo Governo

De acordo com a emissora britânica, apesar de a maioria destas mulheres ter optado por levar as suas gravidezes para a frente, Javiera decidiu requisitar um aborto. Como tal, em dezembro do ano passado, dirigiu-se ao Centro de Saúde da Família (Cesfam) onde costuma ser atendida e apresentou o pedido.

Recorde-se que, no Chile, a interrupção voluntária da gravidez só é permitida em três casos: violação, se a vida da mãe estiver em risco, ou se o feto não tiver possibilidades de sobreviver após o parto.

Javiera considerou encaixar-se no segundo caso, argumentando que, como resultado desta situação, está a sofrer graves danos psicológicos. O Cesfam não respondeu ao seu pedido e, então, a chilena decidiu recorrer aos tribunais.

Desequilíbrio da sua saúde psíquica, crises de pânico, angústia, falta de apetite, sintomas de desânimo e falta de motivação que a levaram a ter “ideias suicidas” foram parte do quadro que relatou à Justiça chilena.

A mulher assegurou ainda que não tem os recursos financeiros ou a rede de apoio necessários para cuidar de uma criança, tendo em conta que ainda está a dar os primeiros passos na sua profissão.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça de São Miguel, em Santiago, acedeu ao pedido de Javiera, que se encontra nas 23 semanas de gestação, abrindo um importante precedente para os direitos reprodutivos das mulheres no país.

Numa decisão unânime, o tribunal afirmou que, neste caso, houve violação ao direito à vida, integridade física e psíquica da mulher, além de uma violação ao seu direito à igualdade perante à lei.

Além disso, a sentença concluiu que, ao não responder ao pedido inicial, o Cesfam atuou não apenas de uma forma “caprichosa” e “arbitrária”, como também “ilegal”.

“Esta decisão é muito importante na possibilidade de se avançar, tanto em termos judiciais, como sociais, nos direitos reprodutivos das mulheres no Chile”, disse à BBC a advogada Laura Dragnic, do projeto Corporación Miles, que representou Javiera.

“A decisão fala da interrupção voluntária da gravidez como um direito legal. E isso é importante porque, no geral, a interpretação da legislação sobre aborto no Chile é para circunstâncias de extrema necessidade”, destacou.

“Até agora, não é compreendido propriamente como um direito. E isso é muito significativo, sobretudo tendo em conta as discussões que se aproximam quanto ao aborto legal dentro do processo constituinte”, disse ainda a advogada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …