Chifres de rinoceronte no valor de mais de 10 milhões de euros roubados na África do Sul

Tambako the Jaguar / Flickr

-

Cerca de 40 chifres de rinoceronte no valor de milhões de dólares foram roubados do cofre de uma organização de turismo do Estado na África do Sul, informa hoje a imprensa local.

Os chifres, que são muito valiosos para algumas formas de medicina tradicional, foram levados da Agência de Parques e Turismo de Mpumalanga no fim de semana, segundo o jornal Lowvelder.

“O culpado, ou culpados, abriram dois cofres de aço com fechaduras duplas”, disse uma fonte da agência.

Dex Kotze, conservacionista e presidente executivo da joalheira sul-africana Jenna Clifford, que apoia uma campanha contra a caça ilegal de rinocerontes, disse que o material roubado pode valer cerca de 16 milhões de dólares (12 milhões de euros).

A caça ilegal de rinocerontes está a aumentar na África do Sul, tendo-se registado mais de 270 mortes este ano, cerca de metade das quais no Kruger Park, apesar da deslocação de tropas para a protecção destes animais.

Os chifres de rinoceronte são muito procurados em algumas regiões da Ásia, principalmente no Vietname, para serem utilizados na medicina tradicional.

Os caçadores ilegais usam armas semiautomáticas para atacar os animais que morrem ou ficam feridos.

A África do Sul alberga 20 mil rinocerontes, o que representa 70% ou 80% da população mundial da espécie.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …