Chegou o dia D para Passos e Costa, sondagem dá vitória à coligação

portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

Pedro Passos Coelho e António Costa encontram-se esta quarta-feira no único frente-a-frente televisivo antes das eleições legislativas de 4 de outubro. Se as eleições fossem hoje, a coligação Portugal à Frente ganhava, de acordo com uma sondagem hoje divulgada.

O duelo televisivo entre Costa e Passos terá a duração de uma hora e meia, e marca a primeira vez em que um debate será transmitido ao mesmo tempo nos três canais de televisão de sinal aberto, RTP, SIC e TVI.

Este modelo aponta para que o debate Passos/Costa bata o recorde de audiências do debate mais visto em televisão, desde que há registos, que opôs em 2011 Passos Coelho a José Sócrates e foi acompanhado por 1,5 milhão de pessoas.

Passos Coelho e António Costa voltarão a encontrar-se num igualmente inédito debate transmitido pelas rádios Antena Um, TSF e Rádio Renascença, no dia 17.

O ciclo de frente-a-frente para as legislativas de 4 de outubro foi inaugurado na semana passada com o debate entre o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e a porta-voz do BE, Catarina Martins, e prosseguiram na última terça-feira com o embate entre o presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e Catarina Martins.

António Costa defrontará Catarina Martins na TVI 24 no dia 14 de setembro e o ciclo de debates encerra no dia 18 de setembro, com o embate entre Heloísa Apolónia e Paulo Portas, também no mesmo canal.

De acordo com uma sondagem da Aximage, se as eleições fossem hoje a coligação de Passos e Portas alcançaria 38,9% dos votos contra 33,3% de António Costa, uma diferença de 5,6 pontos percentuais, algo que acontece pela primeira vez desde que Costa assumiu a liderança dos socialistas.

Este é o resultado mais baixo do PS desde setembro do ano passado, altura em que António José Seguro ainda era secretário-geral do partido.

Por outro lado, esta é a primeira-vez, desde que Costa assumiu a liderança do PS, que Pedro Passos Coelho o ultrapassa para ser primeiro-ministro.

Além da coligação, os partidos à esquerda do PS também registaram um aumento de intenções de voto, sendo que o PCP foi o que conseguiu uma subida mais acentuada. Os comunistas passaram de 7,5% em junho, para 8,5% em setembro. Já o Bloco de Esquerda subiu 0,6 pontos percentuais, de 4% para 4,6%, enquanto o Livre passou de 1,3% para 1,6% (0,3 pontos percentuais).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A sondagem da Aximage CM, terá sido efectuada à minoria que aumentou a sua fortuna neste mandato, ou à maioria que aumentaram a pobreza e aos que ficaram sem trabalho e sem tecto?

    • Ironia das ironias é os mais lesados, os que empobreceram que perderam emprego, a casa e até os que emigraram, darem mostras de perceberem que a razão está para lá de 2011 e que o actual governo pouco ou nada mais poderia fazer do que cumprir o memorando imposto por credores e recuperar a independência económica pela conseguida credibilidade ao colo dos portugueses em geral e do arrojo empresarial português (exportações) – Não esqueçamos os Irlandeses e a Grécia.

  2. Um “debate” que acontece pelo que nos impuseram desde 2011 a cumprir durante 3 anos e o último ano de autonomia restaurada sem o garrote da Troika!
    Será possível um debate sobre a governação futura sem finalmente esmiuçar o que nos vergou pela 3ª vez ao garrote do FMI? O ajustamento a que nos obrigaram as tranches dos credores? É que ainda há por aí muitos com poder de voto na mão mas com dificuldades em somar e subtrair e que ainda acenam bandeirinhas do aumento da dívida!
    Lá iremos ter, espero com menos sobranceria e risinhos tolos, o António Costa candidato do status quo socratista vs Passos frio e pragmático sem ‘molesas’ para esperanças vagas e otimismos de “mercados”

  3. Mas esta sondagem saiu dos bolsos do Relvas? como o mágico que tira o Coelho? Francamente que vergonha de campanha com a Coligação a não querer debate com as outras forças politicas. Bem feita! Ontem com Costa foi o que se viu! O portas com a Catarina do BE foi trucidado. Mas esta gente pensa mesmo que o Povo Português é burro!

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …