Chegou o dia D para Passos e Costa, sondagem dá vitória à coligação

portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

Pedro Passos Coelho e António Costa encontram-se esta quarta-feira no único frente-a-frente televisivo antes das eleições legislativas de 4 de outubro. Se as eleições fossem hoje, a coligação Portugal à Frente ganhava, de acordo com uma sondagem hoje divulgada.

O duelo televisivo entre Costa e Passos terá a duração de uma hora e meia, e marca a primeira vez em que um debate será transmitido ao mesmo tempo nos três canais de televisão de sinal aberto, RTP, SIC e TVI.

Este modelo aponta para que o debate Passos/Costa bata o recorde de audiências do debate mais visto em televisão, desde que há registos, que opôs em 2011 Passos Coelho a José Sócrates e foi acompanhado por 1,5 milhão de pessoas.

Passos Coelho e António Costa voltarão a encontrar-se num igualmente inédito debate transmitido pelas rádios Antena Um, TSF e Rádio Renascença, no dia 17.

O ciclo de frente-a-frente para as legislativas de 4 de outubro foi inaugurado na semana passada com o debate entre o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e a porta-voz do BE, Catarina Martins, e prosseguiram na última terça-feira com o embate entre o presidente do CDS-PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e Catarina Martins.

António Costa defrontará Catarina Martins na TVI 24 no dia 14 de setembro e o ciclo de debates encerra no dia 18 de setembro, com o embate entre Heloísa Apolónia e Paulo Portas, também no mesmo canal.

De acordo com uma sondagem da Aximage, se as eleições fossem hoje a coligação de Passos e Portas alcançaria 38,9% dos votos contra 33,3% de António Costa, uma diferença de 5,6 pontos percentuais, algo que acontece pela primeira vez desde que Costa assumiu a liderança dos socialistas.

Este é o resultado mais baixo do PS desde setembro do ano passado, altura em que António José Seguro ainda era secretário-geral do partido.

Por outro lado, esta é a primeira-vez, desde que Costa assumiu a liderança do PS, que Pedro Passos Coelho o ultrapassa para ser primeiro-ministro.

Além da coligação, os partidos à esquerda do PS também registaram um aumento de intenções de voto, sendo que o PCP foi o que conseguiu uma subida mais acentuada. Os comunistas passaram de 7,5% em junho, para 8,5% em setembro. Já o Bloco de Esquerda subiu 0,6 pontos percentuais, de 4% para 4,6%, enquanto o Livre passou de 1,3% para 1,6% (0,3 pontos percentuais).

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A sondagem da Aximage CM, terá sido efectuada à minoria que aumentou a sua fortuna neste mandato, ou à maioria que aumentaram a pobreza e aos que ficaram sem trabalho e sem tecto?

    • Ironia das ironias é os mais lesados, os que empobreceram que perderam emprego, a casa e até os que emigraram, darem mostras de perceberem que a razão está para lá de 2011 e que o actual governo pouco ou nada mais poderia fazer do que cumprir o memorando imposto por credores e recuperar a independência económica pela conseguida credibilidade ao colo dos portugueses em geral e do arrojo empresarial português (exportações) – Não esqueçamos os Irlandeses e a Grécia.

  2. Um “debate” que acontece pelo que nos impuseram desde 2011 a cumprir durante 3 anos e o último ano de autonomia restaurada sem o garrote da Troika!
    Será possível um debate sobre a governação futura sem finalmente esmiuçar o que nos vergou pela 3ª vez ao garrote do FMI? O ajustamento a que nos obrigaram as tranches dos credores? É que ainda há por aí muitos com poder de voto na mão mas com dificuldades em somar e subtrair e que ainda acenam bandeirinhas do aumento da dívida!
    Lá iremos ter, espero com menos sobranceria e risinhos tolos, o António Costa candidato do status quo socratista vs Passos frio e pragmático sem ‘molesas’ para esperanças vagas e otimismos de “mercados”

  3. Mas esta sondagem saiu dos bolsos do Relvas? como o mágico que tira o Coelho? Francamente que vergonha de campanha com a Coligação a não querer debate com as outras forças politicas. Bem feita! Ontem com Costa foi o que se viu! O portas com a Catarina do BE foi trucidado. Mas esta gente pensa mesmo que o Povo Português é burro!

RESPONDER

Número de mortos por coronavírus continua a aumentar. Pico do surto deverá acontecer em 10 dias

O mais recente balanço de infetados com coronavírus na China continental aproxima-se dos seis mil, enquanto o vírus SARS infetou 5.237 pessoas. Número de mortos continua a subir e está nos 132. Só na China continental, …

Polícia Marítima intercetou embarcação com 11 imigrantes ilegais em Olhão

A Polícia Marítima detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo junto a Olhão, três dos quais tiveram de ser transportados ao Hospital de Faro para despistar problema de saúde. Segundo …

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …