/

Chegou o chocolate saudável impresso em 3D

E será apenas o primeiro de toda uma linha de “alimentos funcionais” ou comestíveis especialmente concebidos para melhorar a saúde de quem os consome.

O estudo foi publicado na revista Food Hydrocolloids e promete deixar muitas pessoas com apetite.

Uma equipa de cientistas da Universidade Rutgers (EUA) aproveitou as inúmeras vantagens da tecnologia para imprimir um chocolate em três dimensões…e saudável! Com baixo teor de gordura.

É chocolate, é novo, é mais saudável e pode surgir em praticamente qualquer formato que a pessoa desejar.

A ideia é comercializar um chocolate, não só mais saudável, como mais acessível aos consumidores.

Porque toda a gente gosta de comer chocolate, mas também “nos preocupamos com nossa saúde”, reforça o professor Huang, líder do trabalho.

A manteiga de cacau gordurosa foi substituída por uma emulsão de água em óleo com baixo teor de gordura, explica o portal Study Finds.

Este é o primeiro chocolate ‘funcional’. Os cientistas criam emulsões e assim quebram dois líquidos imiscíveis em minúsculas gotículas.

Durante essa sequência, os dois líquidos geralmente separam-se rapidamente – a não ser que um terceiro ingrediente estabilizador (um emulsificante) os mantenha unidos.

O doce de chocolate tradicional geralmente é feito com manteiga de cacau, cacau em pó e açúcar em pó, em combinação com qualquer um dos vários emulsificantes diferentes.

Para este projecto, a equipa de pesquisa experimentou diferentes proporções de ingredientes para uma receita padrão de chocolate, para encontrar o melhor equilíbrio entre líquido e sólido para impressão 3D.

Em busca de um teor de gordura mais baixo na mistura, os pesquisadores criaram uma emulsão de água em manteiga de cacau unida por goma arábica, um extracto da árvore de acácia comumente usado na indústria alimentícia, para substituir a manteiga de cacau.

Então misturaram a emulsão com calda dourada para realçar o sabor e adicionaram aos outros ingredientes.

É saudável, delicioso e cria “uma boa sensação na boca”.

E este chocolate será apenas o primeiro de toda uma linha de “alimentos funcionais” ou comestíveis especialmente concebidos para melhorar a saúde de quem os consumir.

Os cientistas até já estão a trabalhar num chocolate sem qualquer açúcar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.