Chega propõe “lei-tampão” de preços de combustíveis durante epidemia

Marcelo Camargo / ABr

O deputado único do Chega entregou segunda-feira no Parlamento um projeto de lei para impor tetos máximos de preços de combustíveis enquanto se mantiverem as medidas restritivas de atividades para combater a pandemia.

“1,239 euros/litro para o gasóleo simples, 1,432 euros/litro para a gasolina simples e 0,692 euros/litro para o GPL (Gás Liquefeito de Petróleo)”, são os valores propostos pelo partido da extrema-direita parlamentar, num “regime excecional e temporário de preços máximos dos combustíveis líquidos, no contexto de restrições e limitações à atividade económica”, em virtude da epidemia de SARS-CoV-2, segundo o documento.

O presidente do Chega, André Ventura, defende a limitação de preços “enquanto se mantiverem em vigor as medidas excecionais e temporárias” de resposta à pandemia, “nomeadamente a obrigação de encerramento de estabelecimentos, limitações de circulação ou limitação de horários nas atividades comerciais ou industriais”.

A força política populista quer ainda que o Governo apresente um relatório mensal no parlamento para “identificar os custos, para o Estado, da aplicação” das medidas, “nomeadamente a título de compensações a entidades nacionais ou internacionais, fruto da legislação nacional e comunitária atualmente em vigor”.

Em março, o Boletim do Mercado de Combustíveis e GPL correspondente a fevereiro, elaborado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), notava que os preços médios do gasóleo e da gasolina simples subiram, pelo sexto mês consecutivo, aumentando 3,9% e 3,4% face a janeiro, para 1,372 e 1,532 euros por litro, respetivamente.

O preço de venda ao público (PVP) médio do gasóleo “acompanhou a cotação do mercado internacional, registando um aumento de 3,9% face ao mês anterior”, enquanto o PVP (médio) da gasolina aumentou 3,4% no mesmo período, lia-se naquele relatório.

Segundo uma recente investigação (“fact-checking”) do jornal digital Observador, apesar de Portugal ter dos PVP de combustíveis líquidos mais caros do mundo e da União Europeia, o país desceu uma posição na classificação (“ranking”) global, de 10.º para 11.º, entre 2018 e 2021.

Tomando como referência a gasolina, o território especial de Hong Kong lidera (2,06 euros), seguindo-se Holanda (1,74), Noruega e República Centro-Africana (1,68), a Grécia (1,61), a Finlândia (1,60), a Islândia (1,59), a Itália e Israel (1,58Euro) e, finalmente, o principado Mónaco (1,57).

  // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …