Chega vai organizar angariação de fundos para a pediatria do S. João (mas hospital não sabe de nada)

O partido Chega, liderado por André Ventura, vai realizar um jantar no Mercado Ferreira Borges, no Porto, esta sexta-feira, e anunciou que parte da receita reverte para o serviço de Oncologia Pediátrica do S. João. Porém, o hospital diz não saber de nada.

Começou a circular nas redes sociais esta semana um cartaz de André Ventura que anuncia o evento com o deputado e com a informação de que parte da verba angariada reverte para a aquisição de equipamentos para o serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de S. João, no Porto. As inscrições no jantar incluem um donativo de 1,5 euros por pessoa que reverterá para o hospital.

Questionado pelo Jornal de Notícias, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de S. João disse que “desconhece a iniciativa e nunca foi contactado para este fim”.

Por outro lado, em declarações ao JN, o Chega adiantou que a organização do jantar solidário está a cargo de Jorge Pires, o fundador da Associação Pediátrica Oncológica do São João.

Jorge Pires explicou ao mesmo jornal que foi convidado por André Ventura para representar o Chega no Porto, o que deverá ser formalizado no dia 1 de fevereiro. Em declarações ao semanário Expresso, Jorge Pires disse que aceitou o desafio de Ventura por se “rever” nos valores fundamentais do Chega.

“Tal como o André, sou uma pessoa de direita, defendo o valor da família como base da sociedade e sou contra o aborto e a eutanásia”, confessa Jorge Pires, frisando que aceita “com vontade e orgulho” ser o representante do Chega na região do Porto.

Na sequência do convite, Jorge Pires envolveu-se na organização do jantar no Mercado Ferreira Borges, que “já tem entre 400 a 500 inscrições” de pessoas com entre 16 e 80 anos. Jorge Pires garantiu ainda que falou com a diretora do Serviço de Oncologia Pediátrica do S. João que lhe pediu para identificar os equipamentos que são necessários no serviço para que a doação fosse feita em meios técnicos, em vez de dinheiro.

Ainda assim, o Conselho de Administração do Hospital de S. João manteve a anterior resposta de que não tinha informação sobre o assunto.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O objetivo é bom mas, a metodologia é estranha. Gostava de saber se a direção desse hospital teve ou não conhecimento de tal evento e, sendo verdade que a diretora do Serviço de Oncologia Pediátrica do S. João foi abordada para identificar os equipamentos que são necessários no serviço para que a doação fosse feita em meios técnicos, parece-me que tudo seria mais claro se a pessoa que falou com a diretora tivesse pedido que ela assinasse o papel de que tal conversa ocorreu e, se isso existisse, já não haveria dúvidas que o Conselho de Administração do Hospital de S. João tinha informação sobre o assunto. Julgo que desse modo, muitas mais pessoas estariam presentes neste jantar solidário, independentemente de serem de “direita ou da esquerda”; estariam pessoas que realmente querem ajudar a causa, já que o nosso “desgoverno tudo promete e quase nada faz em prol dessas crianças.

RESPONDER

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …

Dinheiro do prémio "Nobel Alternativo" usado para criar fundação Greta Thunberg

A Fundação Right Livelihood, que atribui os prémios "Nobel Alternativo", anunciou esta quinta-feira que entregou o valor monetário do prémio atribuído, em setembro passado, a Greta Thunberg para estabelecer uma fundação. "Estamos felizes por o prémio …

Bruxelas quer um mercado único para os dados europeus

A União Europeia (UE) apresentou na quarta-feira planos para criar um mercado único para todos os dados europeus, de forma a ajudar a criar 'startups' que consigam competir com as grandes empresas de tecnologia. Segundo noticiou …

Misericórdias recusam eutanásia. Mas aceitam ajudar utentes que optem por colocar fim à vida

A União das Misericórdias decidiu na quarta-feira que as suas instituições não vão praticar atos de eutanásia, caso seja legalizada em Portugal, mas está disponível para intermediar o acesso dos seus utentes a instituições que …

Efacec demarca-se de Isabel dos Santos. Salários não estão em risco

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions garantiu, esta quinta-feira, que tem "uma gestão independente e reúne todas as condições para honrar os compromissos acordados" com todos os colaboradores e fornecedores. Esta posição surge na …

Morreu Pedro Baptista, comissário das comemorações da Revolução Liberal do Porto

O antifascista, escritor e ensaísta morreu, esta quinta-feira, aos 71 anos, informou fonte da Câmara Municipal do Porto, onde era deputado da Assembleia Municipal, eleito pelo movimento independente do presidente Rui Moreira. Pedro Rocha Baptista nasceu …

Fatura detalhada de combustível obrigatória a partir de agosto

As faturas dos postos de combustível vão detalhar, a partir de agosto, taxas e impostos cobrados, o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis e descontos, nomeadamente. O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pretende melhorar …

Ventura pedirá "reunião de emergência" a Ferro se castração química não subir a plenário

O deputado único do Chega, André Ventura, afirmou hoje que irá pedir uma "reunião de emergência" ao presidente da Assembleia da República se o diploma que prevê a castração química para agressores sexuais de menores …

Grupo TAP com prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019

O Grupo TAP registou prejuízos de 105,6 milhões de euros em 2019, uma melhoria de 12,4 milhões de euros face às perdas de 118 milhões registadas em 2018. De acordo com o comunicado da TAP SGPS, …