Chefes da equipa de urgência do Hospital São Francisco Xavier demitem-se

Os chefes de equipa do serviço de urgência do Hospital São Francisco Xavier apresentaram a sua demissão ao Conselho de Administração e à Direção do Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

A notícia é avançada pela SIC Notícias e pela CNN Portugal. Os responsáveis vão reunir-se às 12h com a administração da unidade hospitalar.

Em causa estão as escalas do mês de agosto, que, segundo os chefes da equipa de urgência, não garantem a segurança aos utentes e profissionais.

“O grupo considera que a constituição proposta no planeamento atual – e esperando que se mantenha ou até agrave (no período de inverno que se segue) a afluência atual e a necessidade de dois circuitos de animação – não estarão garantidas a capacidade de assistência e cuidados às pessoas que recorrem ao Serviço de Urgência de Ginecologia (SUG) do CHLO nem a segurança destas e dos profissionais que as assistem”, lê-se em comunicado.

Assim, “o grupo apresentará a sua demissão em bloco da função de chefia do Serviço de Urgência de Geral, a aplicar a partir do mês de agosto”.

As escalas publicadas, relativas ao mês de agosto, não contam com médicos para assegurar urgência noturna. A composição das equipas é considerada “imensamente desadequada, não só perante a afluência diária de utentes ao serviço de urgência, mas também pela necessidade mantida de repartição da equipa médica em dois circuitos”.

Os responsáveis “não aceitam que as equipas sejam constituídas apenas por um assistente hospitalar (com funções de chefe de equipa) e de um interno de formação geral de 5.º ano equiparado a assistente hospitalar como os seus elementos mais diferenciados”.

A CNN Portugal sabe ainda que 21 dos médicos entregarão ainda esta sexta-feira minutas de escusa de responsabilidade.

Ainda esta sexta-feira, o Hospital São Francisco Xavier teve de encerrar o bloco de partos às 9h por falta de obstetras, reabrindo no sábado à mesma hora. Voltará a encerrar às 21h de sábado até às 9h de domingo.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.