Chefe da PSP agredido na esquadra enquanto protegia mulher

1

Um chefe da esquadra do Montijo da Polícia de Segurança Pública foi agredido dentro das instalações policiais, quando tentava “salvaguardar a integridade física de uma senhora que se refugiou naquele local para se livrar das agressões do filho e pedir socorro”.

O caso aconteceu no sábado à tarde, no Montijo. Mas já não é o primeiro. “Ao arrepio das regras instituídas, permite, reiteradamente, que um polícia fique sozinho na esquadra em diversos turnos de serviço”, prossegue o texto.

Segundo explica o sindicato, neste mais recente caso, o Chefe Meireles, o agredido, encontrava-se sozinho na esquadra no momento em que a senhora entrou no local, para pedir ajuda, já que estava a ser ameaçada pelo filho que exigia “dinheiro para a droga”, conta o Jornal de Notícias.

O agente foi então agredido pelo filho da senhora que demonstrou “um enorme sentimento de impunidade e desprezo pelo outro”.

O suspeito pôs-se em fuga sem que o agente o perseguisse, porque, como se encontrava sozinho, “não podia abandonar a esquadra para perseguir o criminoso“, conclui o sindicato, que deixa críticas ao Governo e à Direção Nacional da PSP.

No entanto, um outra caso foi revelado através de um vídeo que circulou nas redes sociais.

Nas imagens via-se um agente da PSP da esquadra do Bairro Alto, em Lisboa a ser agredido. O agressor de 44 anos está já referenciado por outras agressões a agentes da autoridade. O episódio de violência teve lugar no dia 1 de outubro, no jardim do alto de Santa Catarina. E foi confirmado oficialmente pela PSP, conta o Expresso.

Entretanto, o Ministério da Administração Interna vem condenar “veementemente todos os episódios de violência sobre as forças de segurança”.

Segundo o Expresso apurou junto de vários responsáveis policiais, o suspeito foi detido pelos dois agentes da PSP que tinham sido chamados ao local, depois de uma queixa de que o suspeito estaria a incomodar os transeuntes.

Depois de ouvido por um juiz de instrução, o homem terá sido libertado com a medida de coação mais ligeira: Termo de Identidade e Residência. E o caso baixou a inquérito.

O agente agredido foi hospitalizado com escoriações nos braços e na mão direita e a orelha rasgada. Encontra-se ainda de baixa médica, embora não tenha ferimentos graves. Quanto ao suspeito, tem quase vinte processos por agressão, cinco deles contra agentes da autoridade.

De acordo com o Diário de Notícias, estes não serão casos isolados: todos os dias haverá agentes de autoridades agredidos. Só este ano há 380 casos.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.