Se o chefe da Força Aérea alemã disser outra vez F-35, será despedido

Enquanto a Alemanha continua a analisar opções para substituir os antigos caças Tornado, o chefe da Luftwaffe (Força Aérea alemã) será literalmente despedido se disser mais uma vez em público “F-35”, o nome do caça norte-americano.

“Como me disseram fontes da Luftwaffe, se o chefe da Força Aérea alemã disser F-35 outra vez, será despedido. Parece que os líderes políticos continuam a preferir opções da União Europeia (caças nucleares modernizados Eurofighter Typhoon ou caça europeu que ainda não existe)”, disse Christian Theils, jornalista e especialista militar alemão no Twitter.

Em novembro, o chefe da Força Aérea da Alemanha, tenente-general Karl Muellner, disse que o departamento precisa de um avião “de quinta geração” para “satisfazer todas as nossas necessidades”. A afirmação foi considerada um sinal de que Alemanha optaria por caças norte-americanos F-35, conhecidos pelas numerosas falhas e o preço elevado.

A Luftwaffe pediu informações sobre aviões de combate tais como F-35, F-15, F/A-18 e Typhoon europeu, mas destes apenas o F-35 corresponde ao critério “de quinta-geração”.

Posteriormente, os militares alemães distanciaram-se da preferência pelo F-35 expressada por Karl Muellner. Em particular, o vice-ministro da Defesa, Ralf Brauksiepe, afirmou em dezembro que Berlim considera como opção principal o Eurofighter Typhoon, enquanto F-15, F/A-18 e F-35 são apenas “segundas escolhas”.

A aquisição de caças norte-americanos F-35 pode ser politicamente prejudicial devido ao projeto anunciado nos últimos anos pela Alemanha e França de desenvolver um caça de quinta geração, possivelmente em cooperação com outros países europeus.

Porém, alguns analistas duvidam que França e a Alemanha sejam capazes de financiar essa iniciativa sem sacrificar orçamento destinado a programas sociais.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O último parágrafo acertou em cheio num ponto algo embaraçaso para a UE. A verdade é que esse Estado Social de que a UE tanto gostar de se vangloriar quando se compara aos EUA, é financiado com dinheiro que não vai para a manutenção e modernização da sua capacidade militar. Por outras palavras, a Europa troca capacidade militar por programas sociais. E pode fazê-lo porque sabe que vive sobre a proteção militar dos EUA.

    • Também seria a coisa mais idiota do mundo se a Europa tivesse um programa de proteção social como os EUA. Provavelmente, dentro de década e meia os aviões terão um papel residual do ponto de vista militar, como aliás têm hoje os carros de combate, porque não será a defesa o problema maior dos países e das regiões mas, sim, a questão ambiental

  2. Zap, há um “F-45” no segundo parágrafo (depois da citação do tweeter) que obviamente é um erro tipográfico. (tanto quanto se sabe, ainda não há um F-45)

  3. As capacidades bélicas do Eurofighter Typhon são bem melhores que as do F-35, só como exemplo, o Typhon atinge a velocidade máxima de Mach 2 enquanto que o F-35 fica-se pelos Mach 1.6, o Typhon também atinge maiores altitudes, o preço do Typhon também é bem mais baixo. A comparar com o Typhon apenas o avião Russo Sukhoi Su-57, que é melhor em termos de capacidades bélicas e é ainda mais barato, o preço deste último que ronda os 50 milhões de Eur fica bem abaixo de metade do valor de um F-35.

    • E se estiver equipado com os goodyear f1 assimetric é que é! Até dá para fazer as curvas mais depressa.
      Ó amigo, olhe que isto não é só por ter uns óculos à Top Gun que passa a dominar os ares.

RESPONDER

As árvores não existem. Quem o diz são os terraplanistas

Uma teoria da conspiração sobre árvores está agora a intrigar o mundo. Um terraplanista explica que as árvores não existem e que não passam de arbustos. A teoria surgiu num vídeo publicado em 2016 no YouTube, …

CGTP convoca “grande manifestação” para 10 de julho

A CGTP-IN convocou uma “grande manifestação” em Lisboa, para dia 10 de julho, data em que se discute o Estado da Nação, como forma de luta à proposta de revisão do Código Laboral. Numa conferência de …

A Liberdade Iluminando o Mundo chegou a Nova Iorque há 134 anos. Vinha em 214 caixas

https://vimeo.com/342845039 A 17 de junho de 1885, a fragata Isere aportava em Nova Iorque levando a bordo 350 peças, que seguiam em 214 caixas. Depois de montado, este gigante puzzle daria forma a um dos monumentos …

INE chumba pergunta sobre origem étnico-racial no censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) não vai incluir no Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos, como pretendia a maioria dos membros do grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar …

Já morreram 100 crianças na Índia devido a um vírus cerebral associado à lichia

Já morreram 100 crianças devido a um surto de encefalite aguda no estado de Bihar, na Índia. Destas, 20 morreram em apenas um dia, a 16 de junho, escreve a imprensa local esta segunda-feira. As primeiras …

Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida

A Praça de Touros da Póvoa de Varzim vai ser demolida para dar lugar a um pavilhão multiusos. O presidente da Câmara, Aires Pereira, aproveitou o Dia da Cidade, no domingo, para apresentar o novo …

Autoridade dos Transportes defende sanções quando há falhas no metro

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes defende a "definição de requisitos mínimos de qualidade e de sanções em caso de incumprimento" por parte das operadoras do metro junto dos utentes. Após uma avaliação dos metros …

Oliveirense sagra-se bicampeã nacional de basquetebol

A Oliveirense sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeã portuguesa de basquetebol, ao vencer em casa do Benfica, por 97-72, no quarto jogo da final. A Oliveirense, que chegou ao intervalo com uma vantagem de 53-41, conquistou …

Ivo Vieira é o novo treinador do Vitória de Guimarães

Ivo Vieira vai orientar o Vitória de Guimarães, depois de ter assinado um contrato válido para 2019/2020, anunciou o emblema vimaranense no site oficial. "A Vitória SAD informa que chegou a acordo com o treinador Ivo …

Dono da Altice compra leiloeira Sotheby's

O dono da Altice comprou a leiloeira Sotheby's, numa operação no valor de 3,7 mil milhões de dólares, cerca de 3,3 mil milhões de euros. O acordo definitivo foi assinado entre a Sotheby's e a BidFair …