Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

Fernando Veludo / Lusa

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid e Liverpool, respetivamente.

Uma semana depois do desaire diante do Manchester City (3-1), na estreia no grupo C, os dragões venceram os gregos, comandados por Pedro Martins, com golos de Fábio Vieira, que se estreou a marcar na Champions, logo aos 11 minutos, e de Sérgio Oliveira, aos 85.

Os azuis e brancos igualaram o Olympiacos, com três pontos, sendo que, na próxima ronda, agendada para a próxima semana, recebem o Marselha, de André Villas-Boas, que perdeu em casa por claros 3-0 com os ‘citizens’.

Ferrán Torres inaugurou o marcador, aos 18 minutos, o alemão Ilkay Gundogan, que já tinha marcado ao FC Porto, aumentou a contagem, aos 76, e Raheem Sterling fixou o resultado, aos 81, permitindo que os ingleses liderem isolados o grupo C, com seis pontos.

No grupo A, o internacional português João Félix foi decisivo para a vitória do Atlético de Madrid, ao apontar o bis que ajudou a inverter o resultado na receção ao Salzburgo (3-2).

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1321208136095748098

Os madrilenos estiveram em vantagem, com um tento de Marcos Llorente, aos 29 minutos, só que o húngaro Dominik Szoboszlai, aos 40, e o alemão Mergim Berisha, aos 47, deram a volta para os austríacos. O avançado luso, titular na frente de ataque do Atlético, rapidamente igualou o encontro, aos 52, antes de consumar a reviravolta, aos 85.

O Atlético de Madrid, que vinha de derrota pesada (4-0) com o Bayern de Munique, ocupa o segundo lugar, com três pontos, enquanto o Salzburgo tem um, tal como o Lokomotiv de Moscovo, que, horas antes, perdeu por 2-1 com os campeões europeus, que lideram o grupo, com seis.

Jota brilha ao serviço do Liverpool

Além do FC Porto e de João Félix, também Diogo Jota ajudou a elevar as cores lusas nesta segunda ronda da fase de grupos. O internacional luso marcou o golo 10.000 da história dos ‘reds’ em todas as competições, aos 55 minutos, antes de Mohamad Salah ‘selar’ o triunfo frente ao Midtjylland (2-0), aos 90+3, de grande penalidade.

Diogo Jota marcou o seu segundo golo consecutivo pelo Liverpool.

Os campeões ingleses lideram o grupo D, com seis pontos, mais dois do que a Atalanta, que empatou 2-2 na receção ao Ajax, graças a dois golos do colombiano Duván Zapata, que ‘anulou’ os tentos de Dusan Tadic e Lassina Traoré.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1321228066669187074?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1321228066669187074%7Ctwgr%5Eshare_3%2Ccontainerclick_1&ref_url=https%3A%2F%2F24.sapo.pt%2Fassets%2Fstatic%2Ftwitter_embed.html%3Furl%3Dhttps%3A%2F%2Ftwitter.com%2FElevenSports_PT%2Fstatus%2F1321228066669187074

Depois de ter perdido com o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, na primeira ronda do grupo B, o Real Madrid esteve perto de ser novamente surpreendido, mas conseguiu chegar ao empate (2-2) com o Borussia Moenchengladbach em tempo de compensação.

O francês Marcus Thuram parecia ter encaminhado os germânicos para a vitória, com golos aos 33 e 58 minutos, mas Karim Benzema, aos 87, e Casemiro, aos 90+3, salvaram os ‘merengues’, que continuam no último lugar do grupo.

O grupo é liderado pelo Shakhtar, que soma quatro pontos, depois de nesta quarta-feira ter empatado 0-0 com o Inter de Milão, que tem dois, os mesmos do ‘Gladbach’.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1321390425106751490

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Três leopardos fugiram de um Zoo na China (e autoridades esconderam episódio da população)

O Hangzhou Safari Park, na China, pediu "sinceras desculpas" por ter demorado quase uma semana a avisar que três dos seus leopardos tinham escapado da propriedade em Hangzhou. Um dos animais ainda continua desaparecido. As …

BPI multiplica lucros por dez no primeiro trimestre

O banco BPI obteve um lucro de 60 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, multiplicando por dez o resultado líquido obtido no período homólogo de 2020, resultado justificado pelo alívio na constituição de …

Imunidade de grupo pode ser impossível de atingir, avisam especialistas

No futuro, o vírus SARS-CoV-2 pode tornar-se endémico, mas menos perigoso e mais controlável, como “uma constipação comum”. Alguns especialistas avisam que as novas variantes do vírus SARS-CoV-2 e o ritmo lento da vacinação um …

Britânicos precisarão de documento de identificação com fotografia para votar

Nas próximas eleições para o Parlamento britânico, daqui a três anos, só poderão votar eleitores que possuam documento de identificação com fotografia, medida que visa diminuir a fraude eleitoral e que deverá ser anunciada na …

Em 2018, a PJ estava "na penúria" e a "ponto de encerrar"

Com recados ao Governo, a Directora Nacional Adjunta da Polícia Judiciária (PJ), Luísa Proença, lamenta o desinvestimento que tem sido feito pelo poder político na força de autoridade e revela que em 2018, quando chegou …

José Seguro acusa líderes europeus de "matar lentamente" a Europa

O antigo líder socialista António José Seguro defendeu no domingo que a ambiguidade dos líderes políticos e a morosidade dos processos de decisão nas instituições da União Europeia (UE) estão "a matar, lentamente, a Europa". O …

Marcelo não se pronuncia sobre pedidos de demissão de Cabrita

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou pronunciar-se sobre os pedidos de demissão de Eduardo Cabrita. Marcelo Rebelo de Sousa entende que os pedidos de demissão de ministros são "típicos da luta político-partidária" e …

TAP vai pedir a insolvência da Groundforce

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, disse esta segunda-feira aos representantes dos trabalhadores que a TAP vai avançar com um pedido de insolvência da Groundforce. A TAP anunciou esta segunda-feira que vai avançar, ainda hoje, com …

Ida de Luís Filipe Vieira para o Benfica "foi um pedido de várias instituições financeiras"

Luís Filipe Vieira diz que os bancos quiseram, no início dos anos 2000, que fosse para o SL Benfica devido à sua situação financeira, pois estavam interessados na sua viabilização. Aos deputados, o presidente das …

Alemanha autoriza vacina da Johnson & Johnson a menores de 60 anos

A Alemanha recomenda a vacina da Johnson & Johnson (Janssen) contra o novo coronavírus a partir dos 60 anos, mas permitirá o seu uso em pessoas abaixo desta idade após consulta médica e decisão pessoal. O …