Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

Fernando Veludo / Lusa

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid e Liverpool, respetivamente.

Uma semana depois do desaire diante do Manchester City (3-1), na estreia no grupo C, os dragões venceram os gregos, comandados por Pedro Martins, com golos de Fábio Vieira, que se estreou a marcar na Champions, logo aos 11 minutos, e de Sérgio Oliveira, aos 85.

Os azuis e brancos igualaram o Olympiacos, com três pontos, sendo que, na próxima ronda, agendada para a próxima semana, recebem o Marselha, de André Villas-Boas, que perdeu em casa por claros 3-0 com os ‘citizens’.

Ferrán Torres inaugurou o marcador, aos 18 minutos, o alemão Ilkay Gundogan, que já tinha marcado ao FC Porto, aumentou a contagem, aos 76, e Raheem Sterling fixou o resultado, aos 81, permitindo que os ingleses liderem isolados o grupo C, com seis pontos.

No grupo A, o internacional português João Félix foi decisivo para a vitória do Atlético de Madrid, ao apontar o bis que ajudou a inverter o resultado na receção ao Salzburgo (3-2).

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1321208136095748098

Os madrilenos estiveram em vantagem, com um tento de Marcos Llorente, aos 29 minutos, só que o húngaro Dominik Szoboszlai, aos 40, e o alemão Mergim Berisha, aos 47, deram a volta para os austríacos. O avançado luso, titular na frente de ataque do Atlético, rapidamente igualou o encontro, aos 52, antes de consumar a reviravolta, aos 85.

O Atlético de Madrid, que vinha de derrota pesada (4-0) com o Bayern de Munique, ocupa o segundo lugar, com três pontos, enquanto o Salzburgo tem um, tal como o Lokomotiv de Moscovo, que, horas antes, perdeu por 2-1 com os campeões europeus, que lideram o grupo, com seis.

Jota brilha ao serviço do Liverpool

Além do FC Porto e de João Félix, também Diogo Jota ajudou a elevar as cores lusas nesta segunda ronda da fase de grupos. O internacional luso marcou o golo 10.000 da história dos ‘reds’ em todas as competições, aos 55 minutos, antes de Mohamad Salah ‘selar’ o triunfo frente ao Midtjylland (2-0), aos 90+3, de grande penalidade.

Diogo Jota marcou o seu segundo golo consecutivo pelo Liverpool.

Os campeões ingleses lideram o grupo D, com seis pontos, mais dois do que a Atalanta, que empatou 2-2 na receção ao Ajax, graças a dois golos do colombiano Duván Zapata, que ‘anulou’ os tentos de Dusan Tadic e Lassina Traoré.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1321228066669187074?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1321228066669187074%7Ctwgr%5Eshare_3%2Ccontainerclick_1&ref_url=https%3A%2F%2F24.sapo.pt%2Fassets%2Fstatic%2Ftwitter_embed.html%3Furl%3Dhttps%3A%2F%2Ftwitter.com%2FElevenSports_PT%2Fstatus%2F1321228066669187074

Depois de ter perdido com o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, na primeira ronda do grupo B, o Real Madrid esteve perto de ser novamente surpreendido, mas conseguiu chegar ao empate (2-2) com o Borussia Moenchengladbach em tempo de compensação.

O francês Marcus Thuram parecia ter encaminhado os germânicos para a vitória, com golos aos 33 e 58 minutos, mas Karim Benzema, aos 87, e Casemiro, aos 90+3, salvaram os ‘merengues’, que continuam no último lugar do grupo.

O grupo é liderado pelo Shakhtar, que soma quatro pontos, depois de nesta quarta-feira ter empatado 0-0 com o Inter de Milão, que tem dois, os mesmos do ‘Gladbach’.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1321390425106751490

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …